A interpretação privada da Bíblia

mes da bíblia
aqui

A interpretação privada da Bíblia não é suficiente: tradição, magistério e escritura.

Os irmãos separados dizem que basta a livre interpretação da Bíblia, ou seja, que um só, por si mesmo (dizem com a ajuda do Espírito Santo) pode entendê-la, e que alguma autoridade (neste caso o Magistério ) não é necessária. ou Tradição da Igreja Católica) nos dá a interpretação correta. Esse equívoco das coisas é precisamente o que deu origem ao surgimento de milhares e milhares de seitas, cada uma se chamando de cristã e reivindicando o direito de possuir a verdadeira interpretação das Escrituras. A doutrina católica sobre este ponto diz que a interpretação fiel e verdadeira é dada pelo Magistério da Igreja (isto é, o encontro do Papa com os Bispos),

Como exemplos bíblicos de que já então, na época em que foi escrito o Novo Testamento, existia a Tradição, ou seja, a transmissão do ensinamento religioso de forma exclusivamente oral, temos o seguinte:

Mt 2,23 Assim o que foi dito pelos profetas: eles chame-o de Nazareno.

Jz 14-15 O patriarca Enoque, o sétimo depois de Adão, disse: ‘O Senhor vem com milhares de anjos para julgar a todos.’

1 Co 5,9 Na minha carta (falta uma carta aos Coríntios) disse-lhes que não tratassem com pessoas de má conduta.

Vemos no primeiro caso que Mateus fala do ensino dos profetas que Jesus seria chamado de “Nazareno”, mas como podemos ver, isso só foi preservado graças à Tradição, pois não há nenhum livro da Escritura que antes do Evangelho , mencione que Jesus seria chamado assim. No segundo caso, Judas em sua carta cita o livro de Enoque, que não é um livro canônico; ou seja, não se encontra dentro do cânon dos livros da Bíblia, apesar do que Judas o toma como referência ao escrever. Finalmente, no terceiro exemplo, vemos que Paulo em sua primeira carta aos Coríntios fala de uma carta anterior a esta, que não foi preservada, ou em todo caso, ainda não foi encontrada. Isso nos diz que nem todos os ensinamentos dos apóstolos chegaram aos nossos dias em forma escrita, mas, no entanto,

Nas citações que seguem, podemos ver que nem tudo que foi ensinado na Igreja desde o início foi escrito, mas que muito do ensino foi feito oralmente, com o exemplo de vida. Todos os ensinamentos que não estão escritos são os que constituem a Tradição da Igreja, e isso não deve ser confundido com costumes ou hábitos, que podem variar de acordo com os tempos históricos.

Jo 21,25 Jesus também fez muitas outras coisas. Se fossem escritos um a um, acho que não haveria lugar no mundo para tantos livros.

2 Ts 2,15 Portanto, irmãos, mantenham-se firmes e mantenham fielmente as tradições que lhes ensinamos por palavra ou por carta.

2 Tm 3,10 Você, por outro lado, tem acompanhado de perto meus ensinamentos, meu modo de vida, meus projetos, minha fé.

2 Jo 12 Teria muito mais coisas para lhe escrever, mas prefiro não fazê-lo por escrito… Espero ir vê-lo e falar-lhe pessoalmente.

3 Jo 13 -14 Teria muito mais coisas para lhe dizer, mas não quero fazê-lo por escrito… Espero vê-lo em breve e falaremos cara a cara.

Fp 4,9 Ponha em prática tudo o que aprendeu, recebeu e ouviu de mim, tudo o que me viu fazer.

1 Cor 11,34 Vou providenciar o resto quando for.

Por outro lado, também encontramos passagens bíblicas que nos fazem notar que não basta a interpretação pessoal para compreender corretamente a Palavra de Deus, mas que é necessária uma autoridade competente (neste caso o Magistério da Igreja Católica) para compreender fielmente a pleno sentido da Sagrada Escritura. Pelo contrário, é a causa do aparecimento de novas seitas a cada dia, cada uma mais distante da verdade.

At 8,31 O etíope respondeu: ‘Como vou entender se não tenho alguém para me explicar?’

Rom 6,19 Eles vêem que eu uso figuras muito humanas, porque pode ser difícil para eles entenderem.

2 Ped 1,20 Saiba bem disso: nenhuma profecia da Escritura pode ser interpretada por você mesmo.

2P 3,16 Há nelas (as cartas de Paulo) alguns pontos difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis ​​na fé interpretam tortuosamente.

2 Cor 4,3 Se apesar disso o Evangelho que proclamamos permanece escuro, as trevas são para os que estão perdidos.

Por fim, a Igreja Católica, que é aquela que persiste desde o início, fundada por Cristo sobre Pedro, foi chamada a ser a zelosa guardiã do depósito da fé, da sã doutrina e com a responsabilidade de dar a correta interpretação do Escritura sagrada. A Tradição Apostólica foi transmitida e continua a ser transmitida ao Papa e aos Bispos, sucessores dos apóstolos. A Igreja Católica é a única garantia, com a ajuda do Espírito Santo, de que a mensagem do Evangelho permanecerá inalterada até o fim dos tempos.

1 Ts 4,2 Eles conhecem as tradições que lhes damos com a autoridade do Senhor Jesus.

1 Tm 5,22 Não imponha as mãos sobre ninguém levianamente, pois você se tornaria cúmplice dos pecados alheios.

1 Tm 6,3 Se alguém ensina de outra forma e não se apega às palavras autênticas, que são as de Cristo Jesus, e ao ensino que honra a Deus.

2 Tm 2,2 Tudo o que você aprendeu de mim, confie a pessoas de confiança que possam então instruir os outros.

2 Tm 1,13 Tome como regra a sã doutrina que você ouviu de mim sobre fé e amor segundo Cristo Jesus. Guarde o precioso depósito.

2 Tm 1,14 Preservai o precioso depósito com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós.

2 Tm 3,14 Você, ao contrário, guarda o que aprendeu e o que tem certeza, sabendo de quem o recebeu.

2 Tm 4,13 Quando vier, traga-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e também os livros, principalmente os pergaminhos.

1 Jo 2,24 Permanece em ti o que ouviste desde o princípio; se permanecer em vós… permanecereis no Filho e no Pai.

Lembremos, por fim, que durante os primeiros anos da pregação dos apóstolos, o ensino da doutrina cristã era feito única e exclusivamente oralmente, ou seja, pela Tradição Apostólica, pois até então nem os evangelhos haviam sido escritos, nem o cartas apostólicas. Só mais tarde foram escritos os livros que compõem o Novo Testamento. Cabe mencionar; além disso, quem determinou quais livros pertenciam e quais não pertenciam ao cânon bíblico (ou seja, a lista oficial dos livros da Escritura) foi a Igreja Católica, no final do século IV.

Eu creio, Senhor; em Você
que é a Verdade Suprema.
Eu acredito em tudo que você me revelou.
Eu acredito em todas as verdades
que minha Santa Mãe acredita e espera
a Igreja Católica e Apostólica.
Fé em que nasci por tua graça,
fé em que quero viver e lutar ,
fé em que quero morrer.

Por: Dr. Jorge Rodríguez