Lembrando Batismo do Senhor.

No Batismo de Jesus, Deus Pai se manifestou, afirmando: “tu és meu filho, muito amado; a ti dedico meu afeto” (Lc3,22).

batismo de jesus

Procurando entender: Jesus precisava ser batizado? Não. Certamente não. É o filho de Deus, o salvador. Até, João Batista, já, o havia entendido. Então, porque se deixou batizar?

Para mostrar Sua solidariedade conosco: os salvando-os, ou seja, a humanidade.

Para iniciar, de modo visível e profeticamente, sua missão.

Para demonstrar a importância do nosso batismo: Somos consagrados a Deus. Temos nova missão.

Houve um momento Epifânico (manifestação) da Trindade. É preciso percebê-lo. O Pai se manifestou, dizendo: é meu filho amado. O Espírito Santo também fez sua parte, descendo sobre Ele (Cristo), endossando, assim, sua atitude. Devo, então, chamar a atenção, para o momento: Jesus estava em oração. Nosso Deus é comunhão e participação. É trino. O Neo-batizado (Jesus) mostrava a importância da oração, em nossa vida.

Sentido do nosso batismo. Para muitos, hoje, é apenas, ao que parece, um momento de confraternização, de festa, de presentes, de merecer padrinhos, e de muitos fotógrafos. Não é correto. O batismo é dom.  Graça de Deus. É momento de nascimento do alto Cf(Jo3,3). É graça e missão. De identificação: tornamo-nos filhos de Deus, membros da Igreja, irmãos em Cristo. Isso é percebido, hoje em dia? É assumido? É momento de evangelização? É mesmo? Tiremos nós mesmos, nossas conclusões. Ajudo: ao meu ver não.

Problema pastoral. Nós, católicos batizamos crianças. Elas, é claro, não podem ter fé, pois não tem uso da razão. No entanto, afirmam outros: está escrito “Somente quem tiver fé pode ser batizado” “quem for batizado será salvo” É verdade. Mas também está escrito, recordo eu “Quem não for batizado será condenado” (Mc16,15-16). ENTÃO O QUE ACONTECERA COM AS CRIANÇAS, QUE MORREM SEM BATISMO? Elas, o repito, e nós o sabemos, não podem ter fé. São crianças. Mas, se uma criança morresse, sem batismo?

Como entendê-lo? O que dirão, os que negam o batismo às crianças? Jesus não só afirmou a necessidade da fé e do batismo, mas, também, da salvação para todos. Da graça que é dom e ninguém a merece. É dom divino, para todos, tanto, para adultos, como crianças. Nós, o sabemos. Trata se, portanto, de falso problema. Ele é mais pastoral, exegético e hermenêutico que teológico. Deus é providente e sempre amoroso. Pais há, infelizmente que não assumem sua missão… Por que tantos filhos nas drogas, nos vícios, na rua, revoltados? O batismo é dom para todos, e nem os adultos o merecem. Portanto, para que negá-lo às criancinhas. Os pais, no entanto, devem ser os primeiros catequistas: mistagogos, discípulos de Cristo. Portanto, menos discussões e melhor teologia e vivência do evangelho. Mais testemunho.

É preciso voltar a Cristo, ao evangelho: ser Igreja. Não fanáticos. A fé se vive. A graça é dom. A salvação, também, mesmo que devamos colaborar, suplicando-a. Não basta ter religião. É preciso, vivê-la, com fé e amor. É preciso, ainda dar testemunho, pela vivência da justiça social e das outras virtudes cristãs. É necessário, assumir a família, como dom de Deus e “patrimônio da humanidade”, como (Bento XVI), a descreveu. No batismo de Jesus, o Pai e o Espírito Santo se manifestaram, positivamente. Hoje, os céus não precisam abrir-se, como no batismo de Jesus, mas o Espírito Santo deve descer sobre os batizandos e batizados para confirmá-los na fé e no testemunho.

+Carmo João Rhoden, SCJ

Bispo Emérito de Taubaté-SP

Presidente da Pró Saúde.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !