Esta dúvida faz parte da vida e do cotidiano de muitos cristãos, e buscar esclarecer este questionamento é de suma importância. Quando falamos de pecado, devemos ter claro que se refere a um ato ou uma intenção que vai na contramão do projeto de Deus. Pecar não é apenas transgressão de regras ou leis, pecar é a opção livre e consciente de ir contra o amor de Deus.
A dúvida que nos foi enviada é bem objetiva nos apontando sobre o pecado mortal, e neste sentido pode-se afirmar que o pecado mortal ou pecado grave é aquele ato que vai interferir de forma direta no coração humano interrompendo a ação da graça divina em nossas vidas, ou seja, o pecado grave nos afasta do relacionamento com a pessoa de Deus.
Segundo o catecismo da Igreja, as pessoas que se encontram em pecado mortal podem sim receber o perdão e se reconciliar novamente com Deus. O sacramento da Reconciliação (Confissão), é o caminho que a Igreja propõe para aqueles que se encontram em pecado voltem à amizade com Deus e com Ele estar unido e reconciliado novamente.
Assim, sempre que a nossa consciência nos acusa, somos chamados a entrar na dinâmica de reconhecimento de que somos frágeis e que necessitamos da misericórdia do Pai, e movidos por um espírito de humildade, somos convidados a participar do sacramento onde celebramos a misericórdia no sacramento da Penitência (confissão). É através deste sacramento que recebemos a graça e o auxilio do próprio Deus que vem ao encontro do filho fragilizado pelo pecado para o acolher e celebrar com ele a alegria da reconciliação, como nos aponta o evangelho. (LC 15, 11-32).
Que possamos sempre buscar um caminho de conversão, voltando os nossos corações de maneira aberta para o encontro acolhedor e alegre com o Pai das misericórdias e ao fazermos esta experiência que sejamos anunciadores da vida e do amor do Pai para com todos, especialmente para aqueles que mais necessitam do acolhimento redentor de Deus.
www.a12.com