Transformar os obstáculos em oportunidades

1750
vencer os obstáculos na vida

Certa vez, uma indústria brasileira de sapatos quis desenvolver um novo projeto de exportação para a Índia. Mandou para lá dois de seus vendedores experientes, para pontos diferentes do país, a fim de fazer os primeiros contatos para ver o potencial daquele futuro campo de mercado.

Após alguns dias de pesquisa, um dos vendedores enviou o seguinte fax para a direção da indústria: “Senhores, cancelem o projeto de exportação de sapatos para a Índia. Aqui ninguém usa sapatos!”

Sem saber desse fax, alguns dias depois o segundo vendedor mandou o seu fax dizendo: “Senhores, tripliquem o projeto de exportação de sapatos para a Índia, pois aqui ninguém ainda usa sapatos!”

A mesma realidade, que era o fato de os indianos não usarem sapatos, foi vista de maneira oposta pelos dois vendedores.

A Igreja de Jesus precisa ser exportada para outros lares, outros corações, outros ambientes, com mais urgência do que exportar sapatos. Para isso, precisamos descobrir novos métodos. Queremos ser “discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nossos povos tenham mais vida nele” (DA).

O sucesso depende da maneira como testemunhamos a Boa Nova de Jesus. Os especialistas em markting dizem: “O meio é a mensagem”. O discípulo evangeliza mais pela sua vida do que pelas suas palavras. A mesma realidade pode ser vista por uns como empecilho para a evangelização, e por outros como oportunidade.

Para o primeiro vendedor, o fato de o povo da Índia não usar sapatos era um obstáculo. Já para o outro era uma oportunidade, pois a propaganda poderia mostrar as vantagens do uso de sapatos, despertando no povo o interesse. Isto é transformar os obstáculos em trampolim, ou os problemas em oportunidades.

Muitas pessoas são pessimistas e só veem o lado negativo das coisas. Vivem no lado escuro da vida. Outras, ao contrário, vivem no lado da luz, e tudo o que tocam é iluminado.

Vamos aprender com o segundo vendedor de sapatos, e ver os problemas como oportunidades de divulgação do Reino de Deus.