Você abençoa a comida?

Abençoar e agradecer a comida
Material para catequese
Material para catequese

Um dos momentos que mais gostamos todos os dias é a hora das refeições. Em cada refeição podemos lembrar o amor de Deus que cuida de nós: “Olhai para as aves do céu, elas não semeiam nem ceifam nem ajuntam em celeiros; e seu Pai celestial os alimenta. Você não vale muito mais do que eles? (Mt 6,26) e que fez criaturas tão belas, tão variadas e tão saborosas para nós desfrutarmos. A refeição pode ser um momento de louvor ou pecado, de egoísmo e presunção ou de generosidade, gratidão e testemunho da própria fé.

Lembre-se do amor de Deus nas refeições e abençoe

É muito bonito ver casais, famílias, grupos de amigos ou solteiros rezando em um lugar público antes de comer. Para muitas famílias ou grupos de amigos é a única oportunidade de rezar juntos. É uma forma de tornar Deus presente no meio do dia , de reavivar a consciência de que somos todos irmãos filhos do Pai Eterno, de reconhecer publicamente a sua bondade e de proclamar com alegria a nossa fé.

Jesus Cristo nos ensinou a pedir ao Pai que nos dê o pão nosso de cada dia. O mundo e tudo o que nele há pertence a Deus (cf. Sl 24,1) e, como bom Pai, dá aos filhos o necessário para o seu sustento. Enquanto nos sentamos à mesa, reconhecemos sua bondade, agradecemos, abençoamos e pedimos que nos abençoe e abençoe a comida que vamos comer.

Espero que se mantenha vivo este costume, que ajuda a fundir de forma simples o amor humano e o amor divino, o temporal e o eterno, as criaturas e o Criador, as delícias desta vida e o grande banquete que nos espera no eterno vida.

Jesus Cristo nos ensina a abençoar o Pai ao comer alimentos

Para todos os judeus, uma bênção antes de referência é uma expressão fundamental de sua religiosidade. O próprio Jesus ensinou-nos a rezar no início da refeição; Ele orou e deu graças antes da multiplicação dos pães: “Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, levantou os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e os deu aos discípulos para que pudessem servi-los ao povo. . Ele também distribuiu os dois peixes entre todos eles”. (Mc 6,41) E também no último dia: “Jesus tomou a dor, pronunciou a bênção, separou-se e amou seus discípulos”. (Mc 26,26)

A bênção vai para Deus

A bênção, antes do alimento, dirige-se sobretudo a Deus. Podemos ter certeza de que Jesus faria isso diariamente com José e Maria, também quando visitava seus amigos em Betânia, no caminho para as pousadas e nos campos com os apóstolos.

A gratidão nos sensibiliza para os dons recebidos, mesmo aqueles que foram resultado de nossos esforços. Podemos estar sadiamente satisfeitos com o que conquistamos, mas sempre reconhecendo que tudo vem de Deus, que foi Ele quem fez prosperar as obras de nossas mãos. (cf. Ps 89)

Orações de bênção antes de comer

Eu ofereço estas quatro orações de bênção de Deus e comida:

– Senhor Deus, nós te agradecemos porque nos tornas participantes das tuas maravilhas; louvamos-te pelos dons do teu amor e bendizemos-te pela amizade que nos concedes para vivermos à volta desta mesa. Que esta refeição na simplicidade de coração e na alegria seja uma profecia do banquete do reino. Por Jesus Cristo, nosso Senhor. Um homem.

– Abençoe-nos Senhor e abençoe estes alimentos que dadas por sua bondade receberemos, por meio de Cristo Nosso Senhor.

– Senhor, abençoe este alimento que recebemos de sua generosidade. Dá pão a quem tem fome e fome de Deus a quem tem pão.

– Abençoa-nos Senhor, abençoa o alimento que vamos receber e aqueles que o prepararam, dá pão a quem não o tem e concede-nos sentar contigo no banquete celestial.

Você sempre pode usar a mesma fórmula ou fazer uma oração espontânea. A oração espontânea ajuda a animar o frescor e a autenticidade do encontro com Deus e não cair na rotina. Ou a oração espontânea pode ser feita primeiro e depois a bênção comum.

Como é feita a benção ao levar comida?

Qualquer um dos convidados pode pronunciar a oração de bênção. Espero que muitas vezes o pai faça isso, transparência do nosso Pai Celestial, protetor e provedor, sabendo que a força do testemunho diante de seus filhos é uma das lições mais poderosas que ele pode deixar para a vida.

Em muitos lares é costume ler um versículo da Sagrada Escritura após a bênção. Para isso, há mães que assumiram a tarefa de imprimir 365 cartões com frases bíblicas e tê-los no centro da mesa, outras têm uma Bíblia em mãos e a lêem progressivamente, levando em conta os tempos litúrgicos para ler apropriadamente passagens no Advento, Quaresma e Semana Santa, Páscoa e Pentecostes.

Quando terminamos de comer normalmente temos um momento de calma, às vezes um longo pós-refeição… É um bom momento para celebrar a convivência e o sabor da comida recebida e bendizer a Deus por isso. Antes de se levantar, pode-se fazer uma breve oração de agradecimento ou simplesmente o sinal da cruz.

Por: P. Evaristo Sada