Livro A – 05. João Batista, batizou Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Jesus, o nosso grande amigo, o Rei do Universo, é tão especial que houve muitas pessoas que anunciaram a Sua chegada. Jesus nasceu em Belém, uma pequena cidade da Palestina, há cerca de dois mil anos. Todos os anos, as pessoas celebram o Seu nascimento na festa do Natal: o Natal é a festa do nascimento de Jesus e celebra-se no dia 25 de Dezembro. Na verdade, nós não sabemos ao certo em que dia nasceu Jesus. No Seu tempo, não havia registros como hoje, nem existia o «Cartão de Cidadão».

Como os amigos de Jesus não sabem ao certo em que dia Ele nasceu, já desde há muito tempo que se escolheu um dia para celebrar o Seu aniversário: escolheu-se o dia 25 de Dezembro.

Assim, todos os anos, no Natal, celebramos a festa do nascimento de Jesus. E preparamo-nos de uma forma especial para essa festa. Ao tempo de preparação para a festa do nascimento de Jesus chamamos «Advento». A palavra «Advento» significa «chegada» ou «vinda»: o tempo do Advento é o tempo em que nos preparamos para a «chegada» de Jesus, para a Sua «vinda» ao nosso coração. Hoje vamos conhecer uma pessoa muito especial que ajudou a preparar a vinda de Jesus: chama-se João Batista e é primo do próprio Jesus.

A mãe de João Batista chamava-se Isabel e o pai chamava-se Zacarias. João Batista anunciou a vinda de Jesus, foi ele quem O batizou (por isso é que se chama João «Batista»), e seguiu sempre as palavras de Jesus. Queremos ser verdadeiros amigos de Jesus como João Batista? Vamos então conhecer melhor este homem fantástico e vamos seguir o seu exemplo, ficando assim mais perto de Jesus.

Leitura (Mt 3, 1-6)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus Glória a Vós, Senhor.

Naqueles dias, apareceu João, o Batista, a pregar no deserto da Judeia. Dizia: «Convertei- vos, porque está próximo o Reino do Céu». Foi deste que falou o profeta Isaías, quando disse: «Uma voz clama no deserto: ‘Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas’. João trazia um traje de pêlos de camelo e um cinto de couro à volta da cintura; alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Iam ter com ele os de Jerusalém, os de toda a Judeia e os da região do Jordão, e eram por ele batizados no Jordão, confessando os seus pecados.

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Esta é a geração dos que procuram o Senhor.

1| Do Senhor é a terra e o que nela existe, o mundo e quantos nele habitam. Ele a fundou sobre os mares e a consolidou sobre as águas.

2| Quem poderá subir à montanha do Senhor? Quem habitará no seu santuário? O que tem as mãos inocentes e o coração puro, o que não invocou o seu nome em vão.

3| Este será abençoado pelo Senhor e recompensado por Deus, seu Salvador. Esta é a geração dos que O procuram, que procuram a face de Deus.

João Batista foi um dos maiores amigos de Jesus e ajudou a preparar as pessoas para a Sua chegada. João vivia no deserto e vestia umas roupas muito próprias. O que vestia João Batista? João Batista vestia peles de camelo.

Não eram só as roupas de João que eram muito peculiares, também a sua comida. O que comia João Batista? João comia gafanhotos e mel silvestre.

Bom, são gostos… João Batista tinha realmente uns hábitos muito próprios! Mas havia algo muito mais importante em João do que as roupas que vestia ou o que comia: era aquilo que dizia. O que dizia João? João dizia às pessoas para estarem prontas, porque Jesus estava para chegar.

Porque é que João falava de Jesus? João queria que todos conhecessem Jesus e fossem Seus amigos.

É realmente bom escolhermos Jesus para ser o nosso melhor amigo. Para isso, é preciso que nos preparemos: é necessário ter um coração puro, um coração grande e bonito, para acolher Jesus. É preciso viver só com o essencial, como João Batista, e caminhar até Jesus. É assim que faremos d’Ele o nosso melhor amigo. João Batista diz-nos: «Preparai o caminho do Senhor». Como é que isso se faz? Nós «preparamos o caminho do Senhor» quando tornamos mais bonito o mundo à nossa volta: quando somos amigos de todos, quando ajudamos os outros, quando sabemos dizer

«obrigado» ou pedir desculpa e, claro, quando rezamos.

Esta semana começa o Tempo do Advento: o tempo de preparação para o Natal, para o nascimento de Jesus. Vamos aproveitar bem este tempo de Advento: vamos todos juntos construir um mundo ao jeito de Jesus. Em silêncio, dizemos a Jesus: «Jesus, vem nascer no meu coração».

Oremos a Deus Pai todo-poderoso, que enviou João Batista para preparar o mundo para a vinda do Seu Filho Jesus, e peçamos com fé:

Ouvi-nos, Pai de Jesus.

1| Por todas as pessoas que não conhecem Jesus, para que O descubram como o seu melhor amigo, oremos.

2| Pelas pessoas que falam de Jesus aos outros, para te tenham a coragem e a fé que movia João Batista e nunca desistam de cumprir a sua missão, oremos.

3| Por todas as crianças do primeiro ano de catequese, para que cresçam em sabedoria e graça, como o Menino Jesus, oremos.

4| Pelas nossas comunidades paroquiais, para que sejam lugares onde a fé em Jesus cresce e desenvolve, oremos.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor Jesus Cristo, cujo nascimento foi anunciado e preparado pela pregação de João Batista, ajudai-nos nestes tempos difíceis de epidemia e pobreza; fazei que todos possam encontrar conforto e paz na fé em Vós. Que este Advento seja uma oportunidade para todos renovarmos os nossos corações. Isto Vos pedimos, a Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Ámen

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém .

Compromisso

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !