Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem. Jesus, Maria, José: a nossa família vossa é!
Sempre que nasce alguém, faz-se festa! Quando nós nascemos, os nossos pais, familiares e amigos ficaram muito felizes. E já falavam de nós ainda antes de nós nascermos: estavam à nossa espera. Com Jesus aconteceu exatamente o mesmo: o Seu nascimento foi um acontecimento tão importante que foram muitas as pessoas que o anunciaram. Na nossa catequese / oração anterior, falámos de João Batista, primo de Jesus, que dizia às pessoas para «preparar o caminho do Senhor», pois Jesus estava mesmo a chegar.
Mas João não foi o único a anunciar a chegada de Jesus… Muitos anos antes de Jesus nascer, houve um homem chamado Isaías que também falou às pessoas de que haveria de chegar, daí a muito tempo, alguém muito especial, enviado por Deus, para tornar o mundo melhor… Quem era essa pessoa? Claro, era Jesus! Isaías foi o profeta escolhido por Deus Pai para anunciar a Sua chegada. Vamos agora preparar-nos para, na nossa oração, recebermos Jesus no nosso coração.
Leitura (Is 7, 10-14)
Leitura do Livro de Isaías
Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova».
Então Isaías disse: «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel».
Palavra do Senhor. Graças a Deus
Salmo Responsorial
Ditoso o que segue o caminho do Senhor.
1| Feliz de ti que temes o Senhor e andas nos seus caminhos. Comerás do trabalho das tuas mãos, serás feliz e tudo te correrá bem.
2| Tua esposa será como videira fecunda, no íntimo do teu lar; teus filhos serão como ramos de oliveira, ao redor da tua mesa.
3| Assim será abençoado o homem que teme o Senhor. De Sião te abençoe o Senhor: vejas a prosperidade de Jerusalém todos os dias da tua vida.
Estamos a preparar-nos para celebrar a grande festa do nascimento de Jesus, o Seu aniversário, que ocorre no dia 25 de Dezembro. Sim, o Natal é a festa do nascimento de Jesus. É uma festa tão importante que precisa de ser preparada com bastante tempo de antecedência. Como se chama
este tempo que estamos a viver de preparação para o Natal? O tempo de preparação para Natal chama-se «Advento».
É bom não nos esquecermos das coisas maravilhosas sobre Jesus e sobre a nossa fé que vamos aprendendo na catequese. O tempo de preparação para o Natal chama-se «Advento» e é o tempo que estamos a viver. O que significa a palavra «Advento»? «Advento» significa «vinda» ou «chegada».
O Advento é o tempo em que esperamos a «vinda» de Jesus, a Sua «chegada» ao nosso coração. É um tempo muito importante. Na semana anterior, João Batista, o primo de Jesus que vivia no deserto, se vestia com peles de camelo e comia gafanhotos e mel silvestre, dizia-nos algo muito importante. O que nos dizia João? João Batista diz-nos: «Preparai o caminho do Senhor».
Não é só João Batista que fala da «chegada» de Jesus. Hoje ficamos a conhecer um profeta muito importante que também nos ajuda a preparar a vinda de Jesus. Como se chama esse profeta? Isaías.
Exatamente: esse profeta chama-se Isaías. Ele viveu muito tempo antes de Jesus nascer. Um dia, foi ter o rei de então – chamado Acaz – e disse-lhe para pedir um sinal a Deus. Acaz era um rei mau, era cruel para as pessoas. E era também um tipo desconfiado. Por isso, achou que Isaías o estava a tentar enganar de alguma maneira e disse que não pediria nada. Então, Isaías respondeu- lhe que, já que ele não pedia, seria o próprio Deus a dar-lhe um sinal. E anunciou-lhe algo muito importante: exatamente aquilo que cantámos ao início. Ainda nos lembramos? O que disse Isaías?
«Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, chamado Emanuel».
Pois é: o grande sinal de Deus para a humanidade foi-nos anunciado pelo profeta Isaías e foi- nos dado por meio de Maria, a mãe de Jesus, a virgem mãe de Jesus, o nosso Salvador. Uma
«virgem» é uma jovem mulher que ainda não se casou. Isaías estava a anunciar o nascimento de Jesus. Mas, espera lá, como é que Isaías diz que se vai chamar o filho da virgem? Segundo Isaías, o filho da virgem vai chamar-se «Emanuel».
«Emanuel»? Mas não deveria ser «Jesus»? De fato, Isaías está a falar de Jesus. No tempo de Isaías, «Emanuel» não era um nome próprio, mas um título. Um título é um nome que nós damos a uma pessoa, mas que não é o seu nome próprio. Por exemplo, se nós tivermos uma professora chamada Antónia, «Antónia» é o seu nome próprio e «professora» é o título que lhe damos, por causa do trabalho que ela tem: ensinar-nos.
No caso de Jesus, «Emanuel» é um título que significa «Deus conosco». Portanto, Jesus é
«Emanuel, Deus conosco». Então, a ver se fixámos: o que significa «Emanuel»? «Emanuel» significa «Deus conosco».
Exatamente! Porque, em Jesus, Deus está sempre conosco. Com Jesus e com Deus Seu Pai, nunca estamos sozinhos. Deus está conosco. Agora, em silêncio, vamos aprender uma bonita oração dirigida ao Menino Jesus, a pedir-Lhe para estar com todas as pessoas do mundo, especialmente as crianças. Depois vamos rezá-la várias vezes. É assim: Menino Jesus, que nasceste em Belém, Abençoa as criancinhas que vivem pelo mundo além, Sem pão, sem casa e sem paz, sem carinho de ninguém. Quero amar-Te nesta vida e depois no Céu. Amem .
Vamos pedir a Jesus que nos ajude a recebê-lo com muito carinho, dizendo: Senhor Jesus, escutai a nossa voz.
1| Por todas as crianças do mundo, para que recebam pão, casa, paz e o carinho dos seus pais, amigos e de outras pessoas que se preocupem com elas, oremos irmãos.
2| Por todos os cristãos, para que o tempo de Advento que estamos a viver os desperte para o amor de Jesus, oremos irmãos.
3| Pelas crianças da nossa catequese, para que os seus pais sejam bons cristãos e lhes falem de Jesus, como Deus quer, oremos irmãos.
4| Por todos nós e pelas crianças que pela primeira vez estão na catequese, para que sejam amigas de Jesus e amem todas as pessoas como Ele quer, oremos irmãos.
Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai- nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.
Senhor Jesus, que sois o Emanuel, «Deus conosco», abençoai a nossa família e ajudai-nos a seguir o Vosso exemplo, acolhendo e reconhecendo todos como membros da família de Deus. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem .
O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amem .
Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem .
Compromisso
Desafio! Pinta do desenho e cola bolinhas de papel no nome do profeta Isaías.