Livro A – 14. O grupo dos amigos de Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém .

Menino Jesus, que nasceste em Belém, abençoa as criancinhas que vivem pelo mundo além, sem pão, sem casa e sem paz, sem carinhos de ninguém. Quero amar-Te nesta vida e depois no céu. Amém.

Quando Jesus entrou na cidade de Jerusalém, apareceram muitos e muitos amigos de Jesus e, para Lhe mostrar que gostavam d’Ele, preparam-Lhe uma grande festa. Este foi um exemplo porque, na verdade, posso dizer-te que Jesus tem milhões e milhões de amigos espalhados por todas as cidades, vilas e aldeias do mundo.

Os amigos de Jesus juntam-se na «Igreja». Por isso, a «Igreja» é um lugar sagrado. Como sempre que podes também lá vais encontrar-te com Jesus, também fazes parte da «Igreja» e és um dos amiguinhos de Jesus.

Na «Igreja» podes aprender tudo sobre Jesus. Já te falei da Bíblia. Ainda te lembras? Agora, como já estás mais crescido, posso contar-te que a Bíblia é formada por um conjunto muito valioso de textos religiosos. São 73 livros de textos magníficos que contam tudo sobre Jesus, antes e depois d’Ele morrer e ressuscitar. São muitos textos porque a vida de Jesus é linda, maravilhosa, cheia de bons conselhos e magníficas histórias, e não cabia num só livro. É espetacular, não é?

Na «Igreja» encontras pessoas, como os sacerdotes ou catequistas, que te ajudam a ler e a compreender todos esses textos. Mas posso dizer-te que há quatro desses grandes textos da Bíblia que contam a vida de Jesus na Terra, desde o seu nascimento à sua ressurreição. A esses quatro grandes textos chamamos: «Evangelhos». Vou explicar-te um pouco esse número «Quatro». São quatro Evangelhos, porque foram quatro amigos de Jesus (Mateus, Marcos, Lucas e João) que os escreveram, depois d’Ele morrer e ressuscitar, para explicar e deixar para sempre registrada a mensagem de paz, amor e fé de Jesus, a todas as pessoas. Esses quatro amigos escreveram, cada qual à sua maneira, as maravilhas que Jesus fez e continua a fazer por nós.

Agora, sempre que ouvires o «Evangelho» vais ficar atento para descobrir qual dos amigos é que está a explicar a vida e a mensagem de Jesus (São Mateus, São Marcos, São Lucas ou São João) e vais, também, fazer o Sinal da Cruz, muito bem feito.

Para fazeres corretamente o Sinal da Cruz, pões a mão esquerda sobre o peito e, com o polegar direito, fazes uma pequena cruz sobre a testa, outra pequena cruz sobre os lábios e outra pequena cruz sobre o peito, enquanto dizes: «Pelo Sinal da Santa Cruz, livre-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos» e terminas com uma grande cruz, da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, enquanto dizes «Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo».

Prepara-te, pois vais ouvir um pouquinho o Evangelho, segundo São Marcos.

Leitura (Mc 16, 15-16)

O Senhor esteja convosco. Ele está no meio de nós.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos. Glória a Vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus disse aos onze discípulos: «Ide por todo o mundo e anunciai o Evangelho a toda a gente. Quem acreditar e for batizado será salvo».

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Louvai o Senhor, que levanta os fracos. Louvai o Senhor. Louvai.

1| Louvai, servos do Senhor, louvai o nome do Senhor. Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre.

2| O Senhor domina sobre todos os povos, a sua glória está acima dos céus. Quem se compara ao Senhor nosso Deus, que tem o seu trono nas alturas e Se inclina lá do alto a olhar o céu e a terra?

3| Levanta do pó o indigente e tira o pobre da miséria, para o fazer sentar com os grandes, com os grandes do seu povo.

Depois de morrer e ressuscitar, no Dia de Páscoa, Jesus apareceu, mais uma vez, aos Seus amigos (aos discípulos) e pediu-lhes que fossem pelo mundo todo anunciar o Evangelho. O Evangelho é a boa notícia de que, depois de dar a Sua vida na cruz para nos salvar, Jesus venceu a morte e está para sempre vivo e junto de Seu Pai.

Quem ouve o Evangelho e fica amigo de Jesus passa a ser «cristão», isto é, passa a fazer parte da Igreja, o grande grupo dos amigos de Jesus. Por isso é que Jesus precisa de ti. Jesus quer que sejas um bom cristão e passes a mensagem de Jesus aos teus amigos. Então, vamos pedir a Jesus para nos dar uma ideia de como falar d’Ele aos outros.

Agora vamos pedir ao Espírito Santo que nos ajude a falar de Jesus aos outros. Vamos repetir a oração que aprendemos na semana passada.

Espírito Santo, ajuda-me a acolher no meu coração as palavras de Jesus. Espírito Santo, ajuda-me a fazer sempre a vontade de Deus e a escutar-te no meu coração.

Com muita confiança em Deus, Pai de Jesus, na força do Espírito Santo, vamos rezar, dizendo: Escutai, Senhor, a nossa voz.

1| Fazei as crianças crescer na Vossa graça.

2| Abençoai os jovens com a sabedoria do Evangelho.

3| Confortai as pessoas mais velhas.

4| Dai coisas boas aos nossos amigos.

5| Ajudai-nos a perdoar às pessoas de quem não gostamos tanto.

6| Salvai as pessoas que se vão embora deste mundo.

Unidos a Jesus Cristo, pelo Espírito Santo, oremos a Deus nosso Pai, rezando a oração tão bonita que o próprio Jesus nos ensinou.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Jesus, nós queremos falar de Vós a toda a gente. Queremos que todas as pessoas conheçam o Evangelho. Queremos que todos sejam salvos, que todos um dia vivam felizes junto de Vós. Ajudai-nos, com o Espírito Santo, a falar de Vós aos nossos amigos. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Compromisso

Agora é para fazer! Quem é amigo de Jesus fala d’Ele a outras pessoas. Diz aos teus pais em que pensaste para falares de Jesus aos outros. Se não souberes bem como fazer, eu dou-te uma ajuda: faz um bonito desenho de Jesus, escreve por baixo: «Eu sou amigo de Jesus» e assina-o. A seguir, pede ajuda aos teus pais para tirar uma fotografia e para o enviares aos teus colegas e aos teus catequistas.

Oração para os pais

1| Vós que testemunhastes a alegria de ver Cristo Jesus ressuscitado, anunciai que já nasceu o dia em que o homem é salvo do pecado.

2| Levai a grande festa ao mundo inteiro, proclamai às nações a Boa-Nova. Em Cristo, Deus e Homem verdadeiro, a velha humanidade se renova.

3| Chegam, enfim, os tempos gloriosos, exultam sobre a terra os altos montes, brilham no céu os astros jubilosos, cantam as águas nas alegres fontes.

4| Cristo ressuscitou, venceu a morte. O seu corpo se envolve em luz divina. Eis o Sol da esperança, eis o Deus forte que nos liberta e que nos ilumina.

5| A nova criação hoje começa; jamais triunfará o vil pecado. O Senhor nos cumpriu sua Promessa no sangue do Cordeiro imaculado.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !