Neste terceiro domingo do Mês Vocacional, dedica-se as orações para a Vocação da Vida Consagrada, onde homens e mulheres que renunciam as suas particularidades para vivenciar a missão do serviço da humanidade, seja ela educacional, catequética ou assistencial. Homens e mulheres que escutam o chamado de Deus a fim de dedicar-se ao serviço do próximo através de ações de Evangelização.
Ao comemorar a Vocação Consagrada, não podemos esquecer que celebramos os carismas e atuações que enriquecem nossas comunidades, sendo testemunhas vivas do Evangelho, onde através da castidade, obediência e pobreza nos recorda que “a vida consagrada ‘imita mais de perto, e perpetuamente representa na Igreja a forma de vida que Jesus, supremo consagrado e missionário do Pai para o seu Reino, abraçou e propôs aos discípulos que O seguiam’ (VC, n. 22).
Portanto, ela é memória vivente e especial do seu ser de Filho que faz do Pai o seu único Amor — eis a sua virgindade —, que encontra n’Ele a sua exclusiva riqueza — eis a sua pobreza — e tem na vontade do Pai o ‘alimento’ de que se nutre (cf. Jo 4,34) — eis a sua obediência” (cf. Lumen gentium, n. 44 – Cardeal Orani João Tempesta
Ora, “os olhos dos consagrados veem a graça de Deus derramada em suas mãos. A pessoa consagrada, ao olhar-se, cada dia, conversa com o Senhor, que nela tem morada, medita sua vida a partir do Senhor, que lhe é familiar, de casa” (Dom João Inácio Müller – Arcebispo de Campinas).
Portanto, rezemos para que Deus suscite novas vocações a este serviço de consagrados tão importante para nossa comunidade Eclesial, a fim de que a continuação da obra de amor através da vida Consagrada seja realizada plenamente através do exemplo da obediência, oração e serviço.
Saudações em Cristo!
+ Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG