“Ó Senhora de Fátima (…)Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção, pelos pequenos e pelos pobres, pelos excluídos e pelos sofredores, pelos pecadores e pelos dispersos de coração: reúne a todos sob a tua proteção e entrega-os ao teu Filho amado, o Senhor nosso, Jesus.”
Hoje, 13 de maio, celebramos a festa litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, a qual, escolhido este dia, devido a primeira aparição da Santíssima Virgem Maria a três crianças: Lúcia, Francisco e Jacinta. Na ocasião, a Mãe de Deus apresenta de maneira “mais brilhante que o sol” a eles.
O ciclo de aparecimento da Virgem do Rosário se dá para nortear a reparação, a busca pela conversão, a oração do Santo Rosário e a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Tudo isto para auxiliar no alcance da Salvação e da Remissão de nossos pecados.
Assim, como o mundo foi consagrado a Virgem Santíssima, mais uma vez renovamos esta consagração através da vivência do Evangelho, junto ao mistério da Eucaristia. Tudo isto, a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo, a fim de que possamos passar esta pandemia da Covid-19, fortalecidos pelo mistério de Amor de Deus conosco, amparado e iluminados da esperança que dias melhores estão por vir.
Enfim, “Maria, Virgem de Fátima, temos a certeza que cada um de nós é precioso aos teus olhos e que nada te é desconhecido de tudo o que habita os nossos corações. Guarda a nossa vida entre os teus braços, guia todos nós no caminho da santidade” (Papa Francisco).
“Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!”
Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós! Santa Jacinta e Santo Francisco Marto, rogai por nós!
Saudações em Cristo Ressuscitado!
Dom Eurico dos Santos Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora, MG