“Os cobradores de impostos e prostitutas vão para o reino de Deus antes de você”
Escritura: Mateus 21, 28-32 Parábola dos dois filhos
28 “O que achas? Um homem tinha dois filhos; e foi ao primeiro e disse: ‘Filho, vai e trabalha na vinha hoje.’ 29 E ele respondeu: Não irei; mas depois se arrependeu e foi. 30 E ele foi ao segundo e disse o mesmo; e ele respondeu: `Eu vou, senhor, ‘mas não foi. 31 Qual dos dois fizeram a vontade de seu pai? ” Eles disseram: “O primeiro”. Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes vão antes de vós para o reino de Deus. 32 Pois João veio a vós no caminho da justiça, e não crestes nele, mas no imposto colecionadores e prostitutas acreditaram nele, e mesmo quando você viu isso, você não se arrependeu depois e nem acreditou nele.
Meditação: Para que tipo de futuro você está se preparando? Jesus nos encoraja a pensar – pensar sobre as consequências de nossas escolhas, especialmente as escolhas e decisões que contarão não apenas agora, mas também para a eternidade. As escolhas que fazemos agora afetarão e moldarão nosso futuro, tanto nosso futuro na terra como na vida por vir. Jesus conta uma história simples de dois filhos imperfeitos para ilustrar o caminho do reino de Deus.
O pai providenciou amplamente para os filhos comida, alojamento e tudo de que precisavam. Tudo o que o pai havia pertencido a eles também. O pai também recompensou seus filhos com um excelente trabalho em sua própria vinha. Ele esperava que eles mostrassem gratidão, lealdade e honra fazendo sua parte justa no trabalho diário. O filho “rebelde” disse a seu pai na cara que não trabalharia para ele. Mas depois ele mudou de idéia e fez o que seu pai lhe ordenou. O filho “bom” disse que trabalharia para o pai, mas não cumpriu.
Ele fez seu próprio prazer ao contrário da vontade de seu pai. Agora quem era realmente o bom filho? Ambos os filhos desobedeceram ao pai; mas um se arrependeu e então fez o que o pai lhe disse. Jesus deixa seu ponto claro: Boas intenções não são suficientes. E as promessas não contam a menos que sejam cumpridas. Deus quer mudar nossos corações para que mostremos por meio de nossa fala e de nossas ações que respeitamos sua vontade e a cumprimos.
Deus oferece a cada um de nós o maior tesouro possível – paz sem fim, alegria, felicidade e vida com ele em seu reino. Podemos perder esse tesouro se recusarmos a graça que Deus nos oferece para seguirmos em seu caminho da verdade e da justiça. Você respeita a vontade do seu Pai no céu?
“Senhor Jesus, muda o meu coração para que eu só deseje o que te agrada. Ajuda-me a respeitar a tua vontade e dá-me força, alegria e perseverança para cumpri-la com todo o coração.”