Livro A – 09. Preparamos o nascimento de Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém .

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Estamos mesmo a chegar ao Natal, a grande festa do nascimento de Jesus. Na nossa catequese, temos vindo a conhecer cada vez melhor o nosso Amigo Jesus, a Sua mãe Maria, o Seu pai adotivo José… Também já sabemos que Jesus é o Filho de Deus, que nasceu de Maria graças ao poder do Espírito Santo. Hoje, para concluirmos a nossa preparação para o Natal, vamos saber como foi o nascimento de Jesus. Escutemos com atenção.

Leitura (Lc 2, 1-20)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, saiu um decreto de César Augusto, para ser recenseada toda a terra. Este primeiro recenseamento efetuou-se quando Quirino era governador da Síria. Todos se foram recensear, cada um à sua cidade. José subiu também da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à cidade de David, chamada Belém, por ser da casa e da descendência de David, a fim de  se recensear com Maria, sua esposa, que estava para ser mãe. Enquanto ali se encontravam, chegou o dia de ela dar à luz e teve o seu Filho primogênito. Envolveu-O em panos e deitou-O numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. Havia naquela região uns pastores que viviam nos campos e guardavam de noite os rebanhos. O Anjo do Senhor aproximou-se deles e a glória do Senhor cercou-os de luz; e eles tiveram grande medo. Disse-lhes o Anjo: «Não temais, porque vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: nasceu-vos hoje, na cidade de David, um Salvador, que é Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: encontrareis um Menino recém-nascido, envolto em panos e deitado numa manjedoura». Imediatamente juntou-se ao Anjo uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus, dizendo: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados».

Quando os Anjos se afastaram dos pastores em direção ao Céu, começaram estes a dizer uns aos outros: «Vamos a Belém, para vermos o que aconteceu e que o Senhor nos deu a conhecer». Para lá se dirigiram apressadamente e encontraram Maria e José e o Menino deitado na manjedoura. Quando O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviam admiravam-se do que os pastores diziam. Maria conservava todas estas palavras, meditando-as em seu coração. Os pastores regressaram, glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto, como lhes tinha sido anunciado.

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor.

1| Concluí uma aliança com o meu eleito, fiz um juramento a David meu servo: Conservarei a tua descendência para sempre, estabelecerei o teu trono por todas as gerações.

2| Feliz o povo que sabe aclamar-Vos e caminha, Senhor, à luz do vosso rosto. Todos os dias aclama o vosso nome e se gloria com a vossa justiça.

3| Ele me invocará: «Vós sois meu Pai, meu Deus, meu Salvador». Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor, a minha aliança com ele será irrevogável.

Afinal, Jesus não nasceu numa maternidade, nem em qualquer hospital, nem em casa… Jesus nasceu num sítio muito especial… Onde nasceu Jesus? Jesus nasceu numa manjedoura, deitado em palhinhas.

Jesus nasceu de forma muito pobre e simples: não nasceu num hospital, nasceu numa gruta; não tinha roupas quentinhas para O aconchegar, tinha apenas umas palhinhas e uns paninhos que a Sua mãe arranjou; não tinha «aquecimento», mas o calor dos animais que O protegia. Foi assim o nascimento de Jesus: o Rei do Céu e da Terra não nasceu num palácio, mas numa gruta. Os seus pais, Maria e José, tiveram de sair de casa pouco antes de Ele nascer, porque era necessário participar num recenseamento, que é uma grande contagem de todas as pessoas: o imperador romano queria saber quantas pessoas havia no seu império e, por isso, toda a gente tinha de se apresentar em determinados sítios. Para onde foram Maria e José? Maria e José foram para Belém.

E Jesus nasceu de dia ou de noite? Jesus nasceu durante a noite.

Devia estar muito frio nessa noite. Então, porque é que Maria e José não ficaram numa casa ou numa hospedaria? Porque não havia lugar para eles. Estava tudo cheio, pois tinha vindo mesmo muita gente para o recenseamento.

Uma vez que as hospedarias de Belém estavam cheias, Jesus acabou por nascer nos arredores da cidade, numa gruta, durante a noite, rodeado pelos animais. Havia por ali uns pastores que passavam a noite nos campos, guardando os rebanhos. Quando Jesus nasceu, esses pastores viram algo extraordinário… O que foi que eles viram? Os pastores viram um Anjo.

O Anjo que apareceu aos pastores anunciou-lhes que Jesus tinha nascido e disse-lhes para O irem visitar. Depois disso, apareceram muitas centenas de anjos, cantando: «Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados». E os pastores, que fizeram então? Os pastores foram a correr visitar Jesus.

As primeiras pessoas a encontrar Jesus foram os pastores. Que sortudos! Depois, foram falar d’Ele a toda a gente. Agora que estamos quase a chegar ao Natal, vamos pedir a Jesus que nos ajude a ser como os pastores: capazes de falar d’Ele a toda a gente. Vamos dizer assim: «Jesus, ajuda-me a falar de Ti aos meus amigos»

Oremos a Jesus, que nasceu da Virgem Maria, e digamos com humildade e alegria: Vinde, Senhor Jesus.

1| Filho de Deus, anunciado ao mundo como o Príncipe da Paz, fazei que a humanidade Vos receba e se salve.

2| Filho de Deus, que no seio da Virgem Maria Vos fizestes Filho do homem, livrai-nos de todas as coisas más.

3| Filho de Deus, que nascestes tão pobrezinho para nos ensinar o caminho da humildade, ajudai-nos a transformar o mundo.

4| Filho de Deus, cujo nascimento foi anunciado aos pastores que foram a correr visitar-Vos, ajudai-nos a falar de Vós a toda a gente.

5| Filho de Deus, nascido em Belém para nos salvar, concedei-nos neste Natal um tempo de paz e de alegria.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor Jesus, que nascestes na pobreza de Belém e fostes mostrado aos pastores, que ficaram tão felizes por Vos conhecer, sede a nossa alegria em

Todos os dias da nossa vida. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo.

Amém .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Compromisso

Desafio! Estamos a chegar ao Natal. Nesta época, os cristãos costumam, em suas casas, construir o presépio. Há presépios de todos os tamanhos e feitios, com muitas ou poucas imagens. As mais importantes de todas são Maria, José e o Menino Jesus. Depois, temos a vaca, o burro, o anjo, os magos, os pastores e as ovelhas. E há quem ponha muitas outras imagens… Há um desenho do presépio na página 36 do teu catecismo: podes pintar… Se ainda não o fizeste, desafio- te a construir um presépio em tua casa. Pede aos teus pais ou às pessoas com quem vives que te ajudem. Manda-nos uma fotografia! Ficamos à espera! Desejamos-te um Santo Natal!

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !