Livro A – 07. A Mãe de Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Alguns encontros são capazes de transformar por completo a nossa vida. Por exemplo, quando fomos para a escola e encontramos os nossos colegas e professores pela primeira vez: a nossa vida nunca mais foi igual. Podemos também pensar nos nossos pais: quando se encontraram pela primeira vez, quando se apaixonaram… as suas vidas mudaram para sempre. Ou então, pensemos no dia em que nós nascemos: depois disso, o mundo nunca mais foi igual.

Na nossa catequese / oração, temos vindo a descobrir este Amigo fantástico que é Jesus. Já sabemos muitas coisas sobre Ele e temos rezado com frequência. Agora, está na hora de conhecer uma pessoa muito especial na Sua vida: a Sua Mãe. Chama-se Maria. É um nome muito bonito. O nascimento de Jesus deu-se de uma forma especial. Maria ficou grávida de Jesus depois de uma conversa que teve com um Anjo. É verdade! Foi um encontro que mudou a sua vida. Vamos fazer silêncio e, com muita atenção, vamos escutar.

Leitura (Lc 1, 26-38)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, que era descendente de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim».

Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?». O Anjo respondeu-lhe:

«O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Bendita sois Vós entre as mulheres

1| Bendita sejas, minha filha, pelo Deus Altíssimo, mais do que todas as mulheres sobre a terra; e bendito seja o Senhor nosso Deus, criador do céu e da terra.

2| Ele enalteceu de tal forma o teu nome que nunca mais deixarão os homens de celebrar os teus louvores e recordarão eternamente o poder de Deus.

Veio um Anjo ter com Maria, para lhe anunciar que seria a mãe de Jesus. Maria ficou muito admirada ao ouvir as palavras do Anjo e perguntou-lhe como poderia ser isso. O Anjo disse-lhe que ela iria ser mãe pelo poder de Deus. Quem é que Deus lhe iria enviar para que ela fosse mãe? Deus enviaria o Espírito Santo.

O Espírito Santo é o Espírito de Deus. «Por isso», continuou o Anjo, «o Santo que vai nascer

será chamado…». Como é que será chamado o Menino? O Menino, que é Jesus, será chamado

«Filho de Deus».

Maria estava impressionada com o que estava a ouvir. Ela não sabia muito bem como é que isso iria acontecer. Mas disse «sim». Como é que Maria disse «sim»? O que disse ela exatamente?

«Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

Ela estava a dizer que ia acontecer tal e qual como o Anjo dizia, como Deus queria. Maria estava a dizer que aceitava ser Mãe do Filho de Deus. Ser «escrava do Senhor» significa ser escolhida por Deus para uma grande missão. Neste caso, para ser a Mãe de Jesus! Isso implica muitas coisas. Quando Jesus nasceu, o que é que Maria fez por Ele? Quando Jesus nasceu, Maria alimentou-o, vestiu-o, ensinou-o a andar e a falar. Quando Ele já estava mais crescido, ensinou-o a trabalhar, a respeitar os mais velhos, a ser amigo de todos. E ensinou-o a falar com Deus Pai.

Maria fez com Jesus aquilo que as mães fazem com os seus filhos: amou-O. Nós estamos muito felizes por conhecer a Mãe de Jesus. Queremos amá-la cada vez mais! Ora bom, se o Pai de Jesus (que é Deus) é nosso Pai também, se somos todos irmãos de Jesus, então o que é que Maria, mãe de Jesus, nos é a nós? Maria é nossa mãe!

Maria é nossa mãe! Ama-nos muito. Cuida de nós. E nós até já aprendemos a rezar a oração da «Ave, Maria», que começa precisamente com as palavras que o Anjo lhe dirigiu. Como é que o Anjo se dirigiu a Maria (que é como nós rezamos no início da «Ave, Maria»)? «Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco».

No tempo de silêncio que se vai seguir, vamos agradecer a Jesus por nos dar a Sua mãe como nossa própria mãe. Dizemos-Lhe: «Obrigado, Jesus, por me dares Maria como minha mãe. Quero amá-la cada vez mais».

José.

Jesus crescia como nós, Jesus crescia em Nazaré. Jesus crescia com Maria e crescia com

Deus Pai entra nas nossas vidas de muitas maneiras. Vamos pedir-Lhe, por intermédio da

Mãe de Jesus, que abençoe o mundo inteiro, dizendo: Interceda por nós a Virgem cheia de graça.

1| Pelas mulheres que estão prestes a ser mães, para que saibam acolher e agradecer o dom da vida que Deus entrega em suas mãos, oremos por intercessão de Maria.

2| Por todas as mulheres que não conseguem ser mães e por todas aquelas que perderam os seus filhos, oremos por intercessão de Maria.

3| Para que todas as mães encontrem em Maria, a Imaculada Conceição, um exemplo de vida e uma intercessora junto de Deus, oremos por intercessão de Maria.

4| Por todas as mães que vivem na nossa Unidade Pastoral do Vale do Odres e Tâmega, para que cumpram nas suas vidas a vontade de Deus, oremos por intercessão de Maria.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor, que nos dais em Maria Imaculada a Mãe, o auxílio e o modelo das nossas vidas, fazei que saibamos imitá-la com fidelidade, para alcançarmos a glória do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Compromisso

Para aprofundar… Vamos pintar essa ilustração de Maria e vamos rezar a Ave-Maria

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !