Livro A – 12. Jesus está vivo

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém .

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Ainda te lembras de quantos dias dura a festa da Páscoa? Cinquenta dias. É verdade! Jesus ressuscitou e a comemoração desse maravilhoso acontecimento é grande e estende-se por dias e dias de alegria. Hoje é um desses dias.

Todos os anos festejamos, nesta festa da Páscoa, a vida de Jesus (na Terra e no céu), porque Jesus viveu, na Terra, como nós e passou a viver entre nós, para sempre. Por isso dizemos que Jesus é «onipresente». É uma palavra que quer dizer que Jesus, embora não O vejas, passou a estar em todo o lado ao mesmo tempo.

Ainda te lembras de Tomé? Ele não acreditava que Jesus tinha ressuscitado. Só acreditou quando viu as chagas, nas Suas mãos e no peito. E tu, acreditas que Jesus é «onipresente»?

Agora, muito atento, vais ouvir mais um pouquinho da maravilhosa história de Jesus.

Leitura (Jo 20, 19-21)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Ao anoitecer daquele dia, estando fechadas as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, com medo das autoridades, veio Jesus pôr-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!». Os discípulos encheram-se de alegria por verem o Senhor. E Ele voltou a dizer- lhes: «A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, também Eu vos envio a vós».

Palavra da salvação Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial.

O Senhor é minha luz e minha salvação.

1| O Senhor é minha luz e salvação: a quem hei de temer? O Senhor é protetor da minha vida: de quem hei de ter medo?

2| Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio: habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para gozar da suavidade do Senhor e visitar o seu santuário.

3| Espero vir a contemplar a bondade do Senhor na terra dos vivos. Confia no Senhor, sê forte. Tem coragem e confia no Senhor.

No Domingo de Páscoa, antes de verem que Jesus tinha ressuscitado, os Seus amigos (os discípulos) estavam cheios de medo. Os chefes de Jerusalém tinham mandado matar Jesus e os Seus amigos tinham medo de morrer, também. Foi então que Jesus apareceu e lhes disse para não temerem, porque Ele estava ali para lhes dar a Sua paz.

Ao aparecer aos discípulos, Jesus mostrou que nada Lhe é impossível: as portas e as janelas estavam fechadas e Jesus, mesmo assim, entrou naquela casa. Quem pode ter medo quando tem, ao seu lado, um amigo tão especial como é Jesus?

Quando Jesus disse aos Seus amigos: «A paz esteja convosco», os discípulos deixaram de ter medo, porque Jesus estava ali, junto deles. Jesus disse, também: «Como o Pai me enviou também Eu vos envio a vós». Mas, porque disse Ele estas palavras? Sabes que o Pai enviou Jesus aos Seus amigos (discípulos), para lhes mostrar que estava vivo (que tinha ressuscitado). Agora, Jesus quer que tu sejas o mensageiro da mesma notícia. Quer que contes ao mundo que Jesus está vivo e que nos quer dar a Sua Paz. Com Jesus do teu lado, não precisas de ter medo. Ele dá-te Paz, Força, Alegria e mostra-te o Caminho para viveres feliz. E sabes porquê? Porque Jesus disse: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida».

Para levares esta mensagem de Paz ao mundo, basta que dediques um pouquinho da tua semana a rezar, a fazer tudo o que te pedem, na escola e em casa, a tratar bem todas as pessoas e a perdoar as pessoas de quem gostas um pouquinho menos. Vais ver que, assim, esta mensagem chegará muito longe. E sabes porquê? Porque os outros vão querer praticar o bem, tal como tu estás a fazer.

Agora, vais dar um abraço a cada uma das pessoas que estiverem perto de ti, e dizer-lhes:

«A Paz esteja contigo». Cada pessoa responderá: «Contigo também».

Agora, muito baixinho, vamos dizer a Jesus: «Jesus, fica sempre comigo para que nunca me falte a Tua paz».

Com muita confiança em Deus, Pai de Jesus, na força do Espírito Santo, rezemos: Escutai, Senhor, a nossa voz.

1| Fazei as crianças crescer na Vossa graça.

2| Abençoai os jovens com a Vossa sabedoria.

3| Confortai as pessoas mais velhas.

4| Dai coisas boas aos nossos amigos.

5| Ajudai-nos a perdoar às pessoas de quem não gostamos tanto.

6| Recebei na Vossa companhia as pessoas que vão embora deste mundo.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor Jesus Cristo, ajudai-me a levar a Paz ao mundo, em casa, na escola e por onde eu passar. O que Vos peço para mim, peço também para a minha família e para todos os meus amigos. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Compromisso

Desafio. Sabias que a bandeira branca é um símbolo de paz? Esta semana desafio-te a contar e a registrar o número de vezes em que vais levar a paz de Jesus a outras pessoas. Basta que, para isso, faças uma coisa boa, respeites uma pessoa, deixes alguém feliz ou rezes uma oração a Jesus e desenhes, em baixo, uma bandeira branca. Como estiveste a orar/rezar com Jesus (porque Jesus está sempre ao teu lado), já tens a primeira bandeira. Desenha as outras. Jesus conta contigo!

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !