Livro A – 13. Jesus dá-nos o Espírito Santo

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém .

Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

Como sabes e não deves esquecer, continuamos a viver os cinquenta dias da Festa da Páscoa.

Hoje, para aprenderes mais um pouco, vou falar-te do «Espírito Santo».

Sei que o dizes muitas vezes, mas nem te apercebes. Aquele de quem falas quando te benzes, ou seja, quando pões a mão esquerda sobre o peito e, com a mão direita, fazes uma cruz da testa ao peito e do ombro esquerdo ao ombro direito e acompanhas esse gesto com as seguintes palavras: «Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo».

Já te falei do Pai (que é Deus, o Pai de Jesus), do Filho (que é Jesus), mas, quem é o «Espírito Santo»? Presta bastante atenção e descobrirás!

Leitura (Jo 14, 25-26)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João Glória a Vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: «Fui-vos revelando todas estas coisas, enquanto tenho permanecido convosco; mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo e há de recordar-vos tudo o que Eu vos disse».

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a terra.

1| Bendiz, ó minha alma, o Senhor! Senhor, meu Deus, como sois grande! Revestido de esplendor e majestade, Envolvido em luz como num manto!

2| Se lhes tirais o alento, morrem E voltam ao pó donde vieram. Se mandais o vosso Espírito, retomam a vida E renovais a face da terra.

3| Glória a Deus para sempre! Rejubile o Senhor nas suas obras. Grato lhe seja o meu canto E eu terei alegria no Senhor.

Já ouviste falar da «Santíssima Trindade»? A palavra «Trindade» refere-se a três: «tri», como já estudaste na escola. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa (Pai; Filho; Espírito Santo) desse trio. Mas, quem é o Espírito Santo? O Espírito Santo é o Espírito de Jesus. Como já te contei, Ele está sempre contigo e cuida de ti, embora não o vejas. A pomba, que é um símbolo da paz, é, também, o belo e meigo animal que representa o Espírito Santo. Ele, sempre que apareceu, disfarçou-se numa linda pomba. Jesus envia o Espírito Santo para te ajudar a compreender o que Ele te pede.

E como é que o Espírito Santo faz? O Espírito Santo percebe que não compreendeste a mensagem de Jesus e dá-te força e coragem para entenderes e ultrapassares todas as dificuldades que te aparecem no caminho. Ele está dentro de ti e mostra-te sempre o caminho do bem. Faz-te sorrir quando estás triste, dá-te força quando ficas fraco, e coragem quando pensas que já não consegues avançar.

Por exemplo, se não entendeste um exercício na escola ou na catequese, o Espírito Santo dá-te pistas para chegares ao resultado certo ou à resposta mais completa. Basta que, para isso, te lembres d’Ele e rezes um pouquinho, em cada dia. Ele dá-te força, coragem e defende-te de todo o mal. Por isso Jesus diz que o Espírito Santo é «Paráclito», que quer dizer «Defensor». O Espírito Santo é o teu defensor!

Esta é uma das palavras que podes encontrar na Bíblia. Já te falei dela.

É aquele magnífico livro que te revela tudo sobre Jesus. Se dedicares um pouco do teu dia a ler a Bíblia, vais descobrir todas as maravilhas que Jesus fez e faz por nós. Sei que já aprendeste a ler, mas os pais podem-te ajudar. Pede-lhes! Vai e descobre!

Desde que foste batizado, o Espírito Santo está dentro de ti, mas não te esqueças de falar e rezar com Ele. Ele gosta que Lhe peças: «Espírito Santo, fica sempre comigo e com os meus amigos». Vamos dizer-lhe isso, só dentro de nós? Então repete três vezes: «Espírito Santo, fica sempre comigo e com os meus amigos».

Espírito Santo, ajuda-me a acolher no meu coração as palavras de Jesus. Espírito Santo, ajuda- me a fazer sempre a vontade de Deus e a escutar-te no meu coração.

O Senhor Deus escuta sempre os nossos pedidos. Por isso, vamos pedir-Lhe coisas boas, dizendo: Senhor, nós temos confiança em Vós.

1| Conservai unidas as pessoas que vão à Igreja.

2| Chamai mais pessoas que falem de Vós aos outros.

3| Abençoai os nossos familiares e amigos. 4| Dai saúde às pessoas que estão doentes. 5| Trazei para casa os que estão longe.

6| Dai casa a quem não a tem.

7| Afastai de nós todas as desgraças.

8| Concedei-nos bom tempo.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai- nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Jesus, pela força do Vosso Espírito Santo, ajudai-me a: que os meus olhos mostrem alegria, que os meus ouvidos saibam escutar, que a minha boca diga palavras bonitas, que as minhas mãos sirvam para fazer o bem, que os meus pés corram para ajudar, que o meu coração faça nascer a amizade. Jesus, peço-Vos que me pareça cada vez mais convosco. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém.

Compromisso

Para aprofundar… Na semana passada, desafiei-te a contar e a registrar quantas vezes levaste a paz de Jesus, a outras pessoas. Quantas bandeiras brancas desenhaste? Envia-nos uma fotografia! Desafio-te, agora, a escreveres as palavras que faltam nesta oração. Os desenhos ajudam-te… Espírito Santo está sempre contigo e com os teus amigos.

«Espírito Santo, fica sempre comigo e com os meus amigos».

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !