Livro A – 08. José, o pai adotivo de Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam.

Aos poucos, temos vindo a conhecer cada vez mais e melhor o nosso amigo Jesus. Na nossa última catequese / oração ficamos a saber quem é a Sua mãe; soubemos ainda como é que Maria soube que iria ser mãe de Jesus: um Anjo, chamado Gabriel, veio ter com ela para lhe dar essa extraordinária notícia. Também já sabemos que o Pai de Jesus é Deus. No entanto, quando Jesus nasceu, será que Deus, que está no céu, viria à terra para educar Jesus, para O fazer crescer, para cuidar d’Ele? Deus Pai sempre cuidou de Jesus enquanto Ele crescia, em sabedoria e graça… Mas escolheu um homem para ser o pai adotivo de Jesus: alguém que cuidasse d’Ele aqui na terra. Esse homem a quem Deus escolheu chamava-se José e era carpinteiro.

José era noivo de Maria, a mãe de Jesus. Iam casar-se. Quando o Anjo Gabriel apareceu a Maria para lhe anunciar que ela iria ser a Mãe de Jesus, Maria e José estavam noivos, mas ainda não viviam juntos. Por isso, quando Maria apareceu grávida, José apanhou um susto daqueles: como poderia isso ser possível? José, a princípio, ficou muito triste, porque achou que Maria já não gostava dele, que já não queria casar-se com ele nem ter filhos com ele. E estava para começar  uma grande confusão… Então, Deus enviou o mesmo anjo, chamado Gabriel, para dizer a José o que estava a acontecer. Com muita atenção, vamos escutar.

Leitura (Mt 1, 18-24)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus

O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José,  seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus conosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa.

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

A minha alma exulta no Senhor.

1| A minha alma glorifica o Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, Porque pôs os olhos na humildade da sua serva: De hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.

2| O Todo-poderoso fez em mim maravilhas: Santo é o seu nome. A sua misericórdia se estende de geração em geração Sobre aqueles que O temem.

3| Aos famintos encheu de bens E aos ricos despediu-os de mãos vazias. Acolheu a Israel, seu servo, Lembrado da sua misericórdia.

José e Maria estavam noivos, mas ainda não viviam juntos. A certo momento, Maria aparece grávida. José fica muito triste, pensando que tinha sido traído. E decide fazer uma coisa… O que é que José decide fazer? José decide acabar com o noivado e «repudiar» (abandonar) Maria.

José decide abandonar Maria: já que ela já não gostava dele (pensava José), não havia

motivo para continuarem juntos. Porém, apareceu-lhe um Anjo, chamado Gabriel (o mesmo que aparecera a Maria), para lhe explicar a situação. Como é que o Anjo apareceu a José? O Anjo apareceu a José em sonhos.

Falando com José, o Anjo Gabriel explicou-lhe que Maria estava grávida pelo poder do Espírito Santo. E disse-lhe também que o Menino que haveria de nascer se deveria chamar Jesus. Porquê este nome? O Anjo diz: «Porque Ele salvará o povo dos seus pecados». O nome «Jesus» significa «Deus salva».

Quando ouviu o que o Anjo lhe disse, José tomou uma decisão diferente. O que fez José?

José recebeu Maria e, juntamente com Jesus, formaram uma família.

Quando o Menino nasceu, José pôs-lhe o nome de «Jesus», tal como o Anjo ordenara. E, à medida que Jesus foi crescendo, José cuidou d’Ele, amando-o com coração de pai. E ensinou-lhe a sua profissão. Qual era a profissão de São José? São José era carpinteiro.

José, o carpinteiro, sabia trabalhar com madeira como ninguém. Jesus também aprendeu a trabalhar madeira, fazendo móveis, bancos, cadeiras, mesas, etc. Tudo isso, Jesus aprendeu com o Seu pai adotivo. Quando Jesus cresceu e começou a referir-Se a Deus como o Seu Pai, será que São José ficou com ciúmes? Não.

Claro que não! São José ficou muito feliz: porque, quando ouviu Jesus chamar «Pai» ao próprio Deus, percebeu que tinha cumprido bem a sua missão. Em silêncio, vamos pedir à Sagrada Família de Nazaré que abençoe a nossa família. Dizemos interiormente: «Jesus, Maria, José: a nossa família vossa é».

São José amou apaixonadamente Maria e obedeceu em tudo a Deus.

Vamos pedir a Deus que faça crescer no mundo a santidade como a de São José, dizendo: Fazei-nos santos, Senhor, como Vós sois Santo.

1| Para que na Igreja inteira, na nossa diocese e nas suas paróquias, se anuncie a Boa Nova a toda a gente e o Espírito faça florir cada deserto, oremos.

2| Para que nos lares e instituições de todo o mundo haja trabalho, liberdade, pão e paz, e a angústia não perturbe os corações, oremos.

3| Para que os cegos, os leprosos, os doentes e os que vivem sem alegria e sem coragem ponham toda a sua esperança no Senhor, oremos.

4| Para que no meio da violência quotidiana, o Espírito faça desabrochar flores de paz e fortaleça todos aqueles que a perderam, oremos.

5| Para que o Espírito do Senhor, que tudo habita, faça exultar de alegria a terra inteira e encha o mundo de obras de justiça, oremos.

6| Para que cada um de nós, à maneira de Jesus, sirva os mais pobres e vá em socorro dos maltratados e dos que sofrem, oremos irmãos.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor Deus, que escolhestes São José, homem bom, para ser o pai terreno do Vosso Filho muito amado, Jesus Cristo, enchei o nosso coração do Vosso amor e ajudai todos os pais a ser santos como Vós sois Santo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Compromisso

Desafio! Quando José soube que seria pai / guardião de Jesus, cuidar d’Ele e fazê-lo crescer tornou-se o seu maior sonho!

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !