Livro A – 11. Eu quero ser como Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

No mundo há milhões de profissões. Cada profissão existe para ajudar as pessoas. Tu sabes que, se ficares doente, vais ao médico; se te magoares, procuras um enfermeiro; se tiveres um acidente muito grave, os teus pais têm de chamar os bombeiros para te levarem rapidamente ao hospital; para te ensinar, precisas de um professor… Como vês, todas as profissões são muito importantes. Mas, ajudar os outros, nem sempre é fácil!

Muitas profissões têm super-heróis, sabias? É verdade! Vou dar-te dois exemplos: se te estiveres a afogar na praia, precisas de um bom nadador-salvador para te salvar. Pensaste no risco de vida que ele corre, só para te ajudar? Já pensaste nas dificuldades que sente o teu professor, se fizeres «birra» e não te esforçares para aprender? Mesmo com grandes dificuldades, todos os profissionais dão o seu melhor para ajudar os outros. E sabes porquê? Porque a nossa vida tem muito, mas mesmo muito valor.

Os padres também sentem dificuldades em explicar as mensagens de Jesus e ajudar alguns meninos a rezar. Mas Jesus adora ouvir todos os meninos a rezar as suas orações.

Vou contar-te uma das mensagens mais importantes de Jesus. Estás preparado? Jesus ouve tudo o que tu dizes e cuida de ti! É verdade! Jesus é muito amigo e ajuda todas as pessoas. E rezar, mesmo que seja o «Anjinho da Guarda» muito baixinho, é tão importante para Ele.

Sabias que os discípulos eram os maiores amigos de Jesus. E sabes o que é que Jesus fez por eles. Ele fez uma coisa muito especial que te vou contar, mas, para isso, tens de fazer silêncio.

Leitura (Jo 13, 1a.3-5.12-15)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura.

Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse- lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Ensinai-me, Senhor, os Vossos caminhos.

1| Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu Salvador.

2| Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias e das vossas graças, que são eternas.

Lembrai-vos de mim segundo a vossa clemência, por causa da vossa bondade, Senhor.

3| O Senhor é bom e reto, ensina o caminho aos pecadores. Orienta os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.

Jesus fez um jantar aos Seus maiores amigos. Nesse jantar Jesus teve um comportamento que nenhum amigo esperava. Esse dia do ano, por causa desse comportamento e por ter ocorrido numa quinta-feira, passou a chamar-se «Quinta-feira Santa». Estás curioso? Sei que queres fazer muitas perguntas. Vou explicar-te tudo…

Pergunta 1: Sabes o que é que aconteceu nessa noite? Jesus, com todos os cuidados, lavou e enxugou os pés aos Seus amigos. É verdade! Um a um.

Pergunta 2: O que é que fizeram os Amigos de Jesus? Eles ficaram muito espantados com a atitude de Jesus. Já viste alguma pessoa a lavar os pés aos amigos? E, como sabes, Jesus era a pessoa mais importante para eles.

Pergunta 3: Porque é que Jesus lavou os pés aos Seus amigos? Jesus lavou-lhes os pés para mostrar o Seu grande amor por eles e para que, de futuro, eles começassem a fazer o mesmo aos seus amigos. E teriam que «lavar os pés aos seus amigos»? Claro que não! Esta é mais uma mensagem de Jesus. Quer dizer que tu deves fazer o bem e ajudar todas as pessoas que precisem de ti.

Pergunta 4: Será que há pessoas que fazem como Jesus? Claro que sim! Há muitas e muitas pessoas bondosas, que ajudam e gostam de ajudar os velhinhos, os pobres, os doentes, as crianças e os adultos sem lar… Podes recordar as profissões que te contei e tantas outras que sei que conheces, e descobrirás muitas e muitas pessoas bondosas no mundo.

Pergunta 5: E porque é que essas pessoas fazem coisas como Jesus? Porque querem ser como Jesus e encher de felicidade os seus corações.

Será que tu também queres ser como Jesus? O que é que tu podes fazer para tornar os outros felizes? Eu sei que, se quiseres, consegues ajudar! Pensa comigo, em silêncio: o que é que eu vou fazer para ser amigo dos outros, como faz Jesus?

Oremos a Deus, o Pai de Jesus que é amigo de todos, e digamos: Socorrei, Senhor, o Vosso

povo.

1| Aperfeiçoai a Vossa Igreja.

2| Defendei o papa Francisco e orientai os nossos bispos.

3| Ajudai todos os padres e diáconos.

4| Amparai os que não têm casa.

5| Dai pão a quem tem fome.

6| Recompensai os nossos professores e protegei os nossos colegas.

7| Confortai as pessoas mais idosas e doentes.

8| Acolhei na Vossa luz e paz as pessoas que morrem.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor Jesus, queremos ser como Vós, ajudando os outros e sendo amigo de todos. Ajudai- nos a ser felizes e a fazer os outros felizes. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amem .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem .

Compromisso

Grão a grão… enche o coração de amor! Como posso ser amigo dos outros, como Jesus? Ainda te lembras do que pensaste? Agora, é preciso fazer isso! Não te esqueças: sempre que  fizeres alguém feliz ou realizares um gesto que mostre que és amigo(a) dos outros, põe um grãozinho de arroz na Arca da Aliança. Boa semana!

Histórinhas para Catequese!

Faça uma doação de qualquer valor e tenha acesso ao site missacomcriancas.com.br . São centenas de historinhas para teatros que podem ser usadas na missa ou encontros de catequese.

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 10,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 20,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 50,00 : Clique aqui

Ou FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Para ter o acesso só me chamar no WhatsApp 19 987634283
Deus te abençoe !