Livro A – 11. Eu quero ser como Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amem.

Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

No mundo há milhões de profissões. Cada profissão existe para ajudar as pessoas. Tu sabes que, se ficares doente, vais ao médico; se te magoares, procuras um enfermeiro; se tiveres um acidente muito grave, os teus pais têm de chamar os bombeiros para te levarem rapidamente ao hospital; para te ensinar, precisas de um professor… Como vês, todas as profissões são muito importantes. Mas, ajudar os outros, nem sempre é fácil!

Muitas profissões têm super-heróis, sabias? É verdade! Vou dar-te dois exemplos: se te estiveres a afogar na praia, precisas de um bom nadador-salvador para te salvar. Pensaste no risco de vida que ele corre, só para te ajudar? Já pensaste nas dificuldades que sente o teu professor, se fizeres «birra» e não te esforçares para aprender? Mesmo com grandes dificuldades, todos os profissionais dão o seu melhor para ajudar os outros. E sabes porquê? Porque a nossa vida tem muito, mas mesmo muito valor.

Os padres também sentem dificuldades em explicar as mensagens de Jesus e ajudar alguns meninos a rezar. Mas Jesus adora ouvir todos os meninos a rezar as suas orações.

Vou contar-te uma das mensagens mais importantes de Jesus. Estás preparado? Jesus ouve tudo o que tu dizes e cuida de ti! É verdade! Jesus é muito amigo e ajuda todas as pessoas. E rezar, mesmo que seja o «Anjinho da Guarda» muito baixinho, é tão importante para Ele.

Sabias que os discípulos eram os maiores amigos de Jesus. E sabes o que é que Jesus fez por eles. Ele fez uma coisa muito especial que te vou contar, mas, para isso, tens de fazer silêncio.

Leitura (Jo 13, 1a.3-5.12-15)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Antes da festa da Páscoa, Jesus, sabendo que o Pai Lhe tinha dado toda a autoridade, sabendo que saíra de Deus e para Deus voltava, levantou-Se da mesa, tirou o manto e tomou uma toalha que pôs à cintura. Depois, deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha que pusera à cintura.

Depois de lhes lavar os pés, Jesus tomou o manto e pôs-Se de novo à mesa. Então disse- lhes: «Compreendeis o que vos fiz? Vós chamais-Me Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque o sou. Se Eu, que sou Mestre e Senhor, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros. Dei-vos o exemplo, para que, assim como Eu fiz, vós façais também».

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Ensinai-me, Senhor, os Vossos caminhos.

1| Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, porque Vós sois Deus, meu Salvador.

2| Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias e das vossas graças, que são eternas.

Lembrai-vos de mim segundo a vossa clemência, por causa da vossa bondade, Senhor.

3| O Senhor é bom e reto, ensina o caminho aos pecadores. Orienta os humildes na justiça e dá-lhes a conhecer os seus caminhos.

Jesus fez um jantar aos Seus maiores amigos. Nesse jantar Jesus teve um comportamento que nenhum amigo esperava. Esse dia do ano, por causa desse comportamento e por ter ocorrido numa quinta-feira, passou a chamar-se «Quinta-feira Santa». Estás curioso? Sei que queres fazer muitas perguntas. Vou explicar-te tudo…

Pergunta 1: Sabes o que é que aconteceu nessa noite? Jesus, com todos os cuidados, lavou e enxugou os pés aos Seus amigos. É verdade! Um a um.

Pergunta 2: O que é que fizeram os Amigos de Jesus? Eles ficaram muito espantados com a atitude de Jesus. Já viste alguma pessoa a lavar os pés aos amigos? E, como sabes, Jesus era a pessoa mais importante para eles.

Pergunta 3: Porque é que Jesus lavou os pés aos Seus amigos? Jesus lavou-lhes os pés para mostrar o Seu grande amor por eles e para que, de futuro, eles começassem a fazer o mesmo aos seus amigos. E teriam que «lavar os pés aos seus amigos»? Claro que não! Esta é mais uma mensagem de Jesus. Quer dizer que tu deves fazer o bem e ajudar todas as pessoas que precisem de ti.

Pergunta 4: Será que há pessoas que fazem como Jesus? Claro que sim! Há muitas e muitas pessoas bondosas, que ajudam e gostam de ajudar os velhinhos, os pobres, os doentes, as crianças e os adultos sem lar… Podes recordar as profissões que te contei e tantas outras que sei que conheces, e descobrirás muitas e muitas pessoas bondosas no mundo.

Pergunta 5: E porque é que essas pessoas fazem coisas como Jesus? Porque querem ser como Jesus e encher de felicidade os seus corações.

Será que tu também queres ser como Jesus? O que é que tu podes fazer para tornar os outros felizes? Eu sei que, se quiseres, consegues ajudar! Pensa comigo, em silêncio: o que é que eu vou fazer para ser amigo dos outros, como faz Jesus?

Oremos a Deus, o Pai de Jesus que é amigo de todos, e digamos: Socorrei, Senhor, o Vosso

povo.

1| Aperfeiçoai a Vossa Igreja.

2| Defendei o papa Francisco e orientai os nossos bispos.

3| Ajudai todos os padres e diáconos.

4| Amparai os que não têm casa.

5| Dai pão a quem tem fome.

6| Recompensai os nossos professores e protegei os nossos colegas.

7| Confortai as pessoas mais idosas e doentes.

8| Acolhei na Vossa luz e paz as pessoas que morrem.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor Jesus, queremos ser como Vós, ajudando os outros e sendo amigo de todos. Ajudai- nos a ser felizes e a fazer os outros felizes. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amem .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amem .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amem .

Compromisso

Grão a grão… enche o coração de amor! Como posso ser amigo dos outros, como Jesus? Ainda te lembras do que pensaste? Agora, é preciso fazer isso! Não te esqueças: sempre que  fizeres alguém feliz ou realizares um gesto que mostre que és amigo(a) dos outros, põe um grãozinho de arroz na Arca da Aliança. Boa semana!

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !