Livro A – 10. Jesus crescia em sabedoria, em estatura e em graça

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Meu Deus, porque sois tão bom, tenho muita pena de Vos ter ofendido. Ajudai-me a não tornar a pecar.

Já reparaste que, todos os dias, cresces um pouquinho. Ainda no ano anterior andavas no jardim-de-infância e, agora, estás no primeiro ano. Já sabes ler um pouquinho e, se estudares muito, conseguirás em breve ler, sozinho, tudo o que quiseres. A tua família está a ajudar-te e, quando fores mais crescido, serás tu a ajudar a tua família: os teus pais, os avós, os irmãos e todas as outras pessoas que precisarem da tua ajuda. Será espetacular!

Sabes, Jesus também teve uma família. A mãe de Jesus chama-se Maria e o seu pai adotivo chama-se José. Mas, o verdadeiro Pai de Jesus, é Deus. Deus está em toda a parte e cuida de nós. Por isso, tu nunca estás sozinho. Será que Jesus também cresceu como nós? Vamos descobrir. Para isso, fazemos silêncio.

Leitura (Lc 2, 41-43.46-47.51-52)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, pela festa da Páscoa. Quando Ele fez doze anos, subiram até lá, como era costume nessa festa. Quando eles regressavam, passados os dias festivos, o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o soubessem. Passados três dias, encontraram-n’O no templo, sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos aqueles que O ouviam estavam surpreendidos com a sua inteligência e as suas respostas.

Jesus desceu então com eles para Nazaré e era-lhes submisso. Sua Mãe guardava todos estes acontecimentos em seu coração. E Jesus ia crescendo em sabedoria, em estatura e em graça, diante de Deus e dos homens.

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

Senhor, Vós tendes palavras de vida eterna.

1| A lei do Senhor é perfeita, ela reconforta a alma; as ordens do Senhor são firmes, dão sabedoria aos simples.

2| Os preceitos do Senhor são rectos e alegram o coração; os mandamentos do Senhor são claros e iluminam os olhos.

3| São mais preciosos que o ouro, o ouro mais fino; são mais doces que o mel, o puro mel dos favos.

Vou contar-te um pouquinho da vida de Jesus. Como já sabes, Jesus nasceu em Belém, numa manjedoura. Foi um bebé muito pobrezinho. Nasceu num curral, junto de alguns animais, mas sempre com o amor e a proteção de José e Maria (a sua família). Havia um rei muito mau que não queria que o Menino Jesus nascesse. Esse rei chamava-se Herodes. Os pais de Jesus, com medo que O matassem, fugiram para o Egito. Lá, o rei não mandava e, por isso, não Lhe podia fazer mal.

Mais tarde, quando o rei Herodes morreu, voltaram a Nazaré, que era a terra onde os pais de Jesus moravam. Foi em Nazaré que Jesus cresceu, foi à escola e se tornou homem.

Jesus gostava muito de aprender e aprendia muito bem. Era muito inteligente e tornou-se, por isso, num excelente aluno! Jesus estudava o Livro da Palavra de Deus. Esse Livro chama-se «Bíblia» e fala de Deus. Mais tarde, a Bíblia passou a ter escrita, também, toda a Sua vida. É verdade! A Bíblia conta toda a vida de Jesus.

Jesus crescia em «estatura» (ficava mais alto e forte), em «sabedoria» (ficava mais inteligente) e em «graça», ou seja, «vivia em Deus». «Viver em Deus» quer dizer que Jesus fazia sempre o bem, ajudava os outros, era muito simpático, obediente e rezava todos os dias.

Sabias que tu podes crescer como Jesus? É muito fácil! Tens que viver como Jesus viveu, dar as mãos às pessoas boas que te ajudam a crescer, e dizer baixinho a Jesus: «Jesus, ajuda-me a crescer como Tu».

Obrigado, Jesus, porque és meu Amigo! Obrigado, Jesus, porque gostas de mim!

Com muita confiança em Deus, Pai de Jesus, na força do Espírito Santo, rezemos: Escutai, Senhor, a nossa voz.

1| Fazei as crianças crescer na Vossa graça.

2| Abençoai os jovens com a Vossa sabedoria.

3| Confortai as pessoas mais velhas.

4| Dai coisas boas aos nossos amigos.

5| Ajudai-nos a perdoar às pessoas de quem não gostamos tanto.

6| Recebei na Vossa companhia as pessoas que se vão embora deste mundo.

Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai- nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Senhor Jesus, ajudai as nossas crianças e especialmente o(a) [dizer o nome da criança] a crescer saudável, a ajudar os outros, a ser obediente, a rezar todos os dias, tal como Vós, e a saber escolher sempre o bem. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém .

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém .

Compromisso

Grão a grão… enche o coração de amor! Já fizeste muitos sacrifícios ou gestos de amor para poderes colocar os teus grãozinhos de arroz na Arca da Aliança? Jesus conta contigo! Os sacrifícios ou gestos de amor vão ajudar-te a crescer como Jesus!

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !