Livro A – 03. Os amigos de Jesus

livro de encontros para catequese de primeira comunhão

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não vos amam.

Já passou mais uma semana. Conseguimos ser fiéis ao nosso compromisso de rezar o Pai- nosso todos os dias? A nossa tabela ficou toda pintada de verde? Ou tem lá umas manchas vermelhas? Claro que o ideal é que a tabela esteja toda bem verdinha, mas se isso não aconteceu, temos agora a oportunidade de compensar: se não rezamos o Pai-nosso todos os dias durante a semana passada, vamos poder fazê-lo durante a próxima!

Porque nós queremos rezar ao Pai de Jesus – que é nosso Pai também – tal como Jesus ensinou aos Seus amigos.

Espera lá: mas, afinal, quem são estes amigos? Como se chamam eles?

É que vamos descobrir hoje. Já sabemos o que é necessário fazer agora: silêncio. Para escutarmos a Palavra de Jesus com os nossos ouvidos e, sobretudo, com o nosso coração.

Leitura (Lc 6, 12-16)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus. Quando amanheceu, chamou os discípulos e escolheu doze entre eles, a quem deu o nome de apóstolos: Simão, a quem deu também o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu, Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado o Zelota; Judas, irmão de Tiago, e Judas Iscariotes, que veio a ser o traidor.

Palavra da salvação. Glória a Vós, Senhor.

Salmo Responsorial

O Senhor está próximo de quantos O invocam.

1| Quero bendizer-Vos, dia após dia, e louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e digno de todo o louvor, insondável é a sua grandeza.

2| O Senhor é clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. O Senhor é bom para com todos e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas.

3| O Senhor é justo em todos os seus caminhos e perfeito em todas as suas obras. O Senhor está perto de quantos O invocam, de quantos O invocam em verdade.

Aos poucos, temos vindo a conhecer cada vez melhor este Amigo fantástico que é Jesus. E temos vindo a conhecer também o Seu Pai. Quem o Pai de Jesus? O Pai de Jesus é Deus.

Exatamente, o Pai de Jesus é Deus. E é muito importante para nós conhecer e amar o Pai de Jesus. Porque é que é assim tão importante conhecermos o Pai de Jesus?

Que coisa maravilhosa: o Pai de Jesus é também nosso Pai. Então, se o Pai de Jesus é também Pai de todos nós, o que é que somos uns aos outros e a Jesus?

Somos irmãos: fantástico! Ora bom, na semana anterior vimos que Jesus ensinou os Seus amigos a falar com o Seu Pai. Jesus ensinou-lhes uma oração. Que oração é essa?

Nem mais: a oração do Pai-nosso. Nós até nos comprometemos a rezá-la todos os dias durante a semana passada. Ainda nos lembramos de como se reza essa oração? Vamos rezá-la juntos: Pai Nosso que estais nos Céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do Mal.

Isto está a correr bem. Vamos continuar. No Evangelho que hoje escutamos, dizia-se assim:

«Naqueles dias, Jesus subiu ao monte para rezar e passou a noite em oração a Deus». Jesus passava a noite inteira a rezar… Nem dormia! Então, e como será que Ele rezava? Depois, entre outras orações, rezava o Pai-nosso.

Jesus passou a noite a rezar; de manhã, chamou os Seus amigos. Hoje ficamos a saber os nomes deles. Ainda nos lembramos? São doze. Vamos dizê-los devagarinho: Mateus, Tomé, Tiago, Simão, Judas Tadeu e Judas Iscariotes.

Mas Jesus tem muitos mais amigos! Tem-nos a nós. E nós podemos falar com Ele sempre que quisermos. Mas há um lugar – uma casa – onde os amigos de Jesus se juntam para falar com Ele de uma forma mais especial.

Que lugar é esse? uma forma mais especial é a Igreja.

Muitos de nós já conhecem a igreja, outros se calhar nem tanto. Mas vamos ter muitas oportunidades de a conhecermos. Para já, nas páginas 19 e 21 do catecismo, temos alguns desenhos de coisas que existem na igreja: o sacrário, o altar, o ambão, a pia batismal. Vamos olhar com calma para essas imagens e escrever, por baixo, os seus nomes (página 21).

A Igreja é a casa onde se reúnem os amigos de Jesus. Lá podemos rezar e ouvir a palavra de Jesus Cristo. Foi lá que fomos batizados. Agora, em silêncio, vamos dizer a Jesus que queremos ser sempre e cada vez mais Seus amigos. Vamos dizer-Lhe: «Jesus, eu quero ser cada vez mais Teu amigo».

Ser amigo de Jesus é das coisas mais extraordinárias da nossa vida. Com alegria, vamos dizer-Lhe: Jesus, escuta a nossa voz.

1| Por todos aqueles que não conhecem Jesus, para que O descubram como o seu grande amigo, oremos.

2| Por todos os que vivem momentos maus, para que encontrem em Jesus a ajuda para os ultrapassar, oremos.

3| Pelas pessoas responsáveis pelo governo de todos os países, para que trabalhem pela construção de um mundo mais justo e feliz, oremos.

4| Por todos nós, para que nunca desistamos de escutar a Palavra de Jesus e de O conhecer e amar cada vez mais, oremos.

Senhor Jesus, queremos agradecer-Vos por todas as coisas boas que nos concedeis. Queremos também pedir-Vos que nos ajudeis nas nossas dificuldades. Sabemos que ser Vosso amigo é o melhor que nos pode acontecer. Obrigado por estardes conosco todos os dias. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.

O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna. Amém .

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém .

Compromisso

À semelhança da semana anterior, desafiamos toda a família a fazer do Pai-nosso a sua oração diária! Basta escolher um momento: de manhã, à noite, antes ou depois das refeições… Cada família escolha o melhor momento. Estamos juntos. Estamos em oração. Estamos bem!

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !