1 – Onde e quando viveu Jesus?

Encontro de catequese Conhecer Jesus

A primeira vista, esta parece ser uma questão fácil de responder. Quando falamos do lugar e do tempo em que Jesus viveu, falamos do tempo histórico de Jesus – ou seja, do tempo em que Jesus viveu na Terra. Jesus viveu na Terra há dois mil anos, mas Ele viveu desde sempre como o Filho de Deus! Antes de o mundo existir, Jesus estava com Deus e era Deus (cf. Jo 1,1-2; 10,30). Sabemos que Deus existe desde sempre. Deus não tem início ou fim. E porque Jesus é Deus, isto quer dizer que Jesus também existiu desde sempre. Deus nunca foi criado; é Deus quem cria (cf. Jo 1,3).

Quando lemos sobre Jesus na Bíblia, a história da sua vida na Terra acaba quando Ele regressa ao Céu. Os discípulos – e nós -não foram deixados sozinhos. Jesus cumpriu a sua promessa de estar conosco sempre. Ele enviou o Espírito Santo para nos guiar, continuando a fortalecer-nos a viver com os seus exemplos e ensinamentos.

Converse com as crianças sobre onde e quando viveu Jesus

Fale com as crianças sobre quando nasceram os seus avós, para lhes explicar que foi há muito tempo, assim como foi há muito tempo, cerca de dois mil anos, que Jesus nasceu.

Relembre as crianças do sítio onde nasceram (e se moraram em outros lugares diferentes desde o seu nascimento). Então e Jesus? A Bíblia diz-nos que Jesus viveu no Médio Oriente, mais precisamente em Israel. (Sugere-se uma procura na internet por um mapa de Israel para se localizarem as diferentes localidades.)

Jesus nasceu numa família judia da Galileia. Ele nasceu em Belém e viveu no Egito por um curto período de tempo com os seus pais; depois, cresceu em Nazaré, uma pequena aldeia na Galileia. Depois de Jesus ter começado a ensinar – durante a sua vida pública —, viveu como peregrino uma vida modesta enquanto percorria Israel. Não tinha emprego, casa ou quaisquer bens materiais.

Jesus cresceu a aprender as Escrituras hebraicas (o Antigo Testamento), e muito provavelmente falava aramaico (uma língua semelhante ao hebraico). As regiões por onde Jesus passava e ensinava tinham muitas línguas diferentes, e por isso não seria surpreendente se Ele também falasse hebraico e grego, e talvez até uma ou outra língua local.

Como era Jesus fisicamente? A Bíblia não nos dá nunca uma descrição física de Jesus. Muitas das imagens que temos hoje de Jesus – aquelas em que Ele tem olhos azuis, pele e cabelos claros – não são exatas. Como Ele era um judeu mediterrânico, Ele teria pele, olhos e cabelos escuros. Como Ele andava muito, provavelmente era de compleição atlética e magra. As suas mãos – do seu trabalho na juventude na carpintaria com José – talvez fossem duras e com calosidades.

Catequese em ação

Embora não possamos ver Jesus como as pessoas que viveram com Ele, podemos “vê-Lo” e sinta a sua presença onde e quando as pessoas se amam. Sugere-se que, em família, observem atentamente, durante a próxima semana, onde se pode “ver” Jesus.

Rezar juntos
Jesus, agradeço-Te por teres vindo ao nosso mundo. Obrigado pela tua promessa de estares sempre connosco e pela vinda do Espírito Santo, que continuamente nos mostra como viver com generosidade e de corações abertos.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !