Objetivos:
- Descobrir como as vocações bíblicas são caminho e imagem da minha vocação pessoal.
- Apresentar os Discípulos como modelos dos verdadeiros amigos de Jesus.
- Interpelar vocacionalmente.
Meios operativos/materiais:
- Convidados para os testemunhos
- Cartões com inscrição: profissão / vocação
- Canetas
- Bíblia e monte
- Cartões para a frase partilhada
- Projectos e computador para os cânticos e os testemunhos vocacionais
Cânticos:
Cristo Jesus Tu me chamaste A decisão é tua
1 -‐ Experiência Humana
O catequista começa por apresentar às crianças exemplos que falem de compromissos e opções a partir das suas vidas concretas. São convidados para esta catequese, o Pároco, um religioso ou religiosa, um seminarista, um professor e os pais (pode ser apenas um destes). Pretende-‐se que em linguagem simples os convidados acima apresentados, apresentem a partir de imagens ou de um pwoir ponit previamente preparado as suas histórias mostrando como vocação é um projecto de Deus com cada pessoa.
É importante que os trabalhos, missões e vocações de cada um dos presentes, sejam facilmente reconhecidos pelas crianças para que as mesmas não se percam nem desviem a sua atenção. Neste contexto estes testemunhos devem apontar-‐nos uma especial ligação com a Palavra de Deus que no segundo momento se escutará e com o modo de a exprimirmos.
No momento do acolhimento é importante que o catequista enquadre esta catequese, no contexto da Semana de Oração pelas Vocações.
Depois de feito o acolhimento e de se cantar um cântico inicial “Cristo Jesus Tu me chamaste” que será projectado o catequista distribui um pequeno cartão que numa face tem escrita a palavra Vocação e noutra a palavra Profissão. Há medida que vão passando os diferentes testemunhos, o catequista contextualiza se estes se referem a uma vocação ou a uma profissão.
2 – Palavra
No centro da sala e representando uma saliência tipo “um monte” deve estar a Palavra de Deus aberta na passagem bíblica Marcos 3, 13-‐19. Pede-‐se a uma criança que saiba ler bem, que leia a passagem, e se todos tiverem as suas bíblias, todos podem abri-‐las nesta passagem.
Aspectos a focar: tal como estas crianças foram chamadas à catequese, Jesus também continua a chamar, e chama pelo nome. Jesus poderia ter chamados outros, mas chama estes… Pedro, João, Tiago. Também na sala de catequese Jesus chama pessoas concretas: Francisco, Maria, (podem dizer-‐se os nomes das crianças que estão na sala).
Podem agora fazer-‐se um conjunto de perguntas para melhor se compreender o texto, quem podem ser hoje os discípulos? Para que continua Jesus hoje a chamar? Que caminhos percorre Jesus hoje para chamar os discípulos? (proporcionar o diálogo)
3 – Expressão de Fé
Escolher um versículo bíblico do texto escutado e analisado e oferecer a outro grupo de catequese. Este versículo deve ser escrito num cartão preparado para o efeito.
Terminar a catequese com a Oração Vocacional prevista para esta Semana, depois da qual se cantará: “A decisão é tua”.
Vocação
Quando você quer seguir uma profissão, são muitos os caminhos a seguir, não? Pois é. Dá pra escolher aquela que dá mais dinheiro, a que ajuda a se realizar melhor, a que o mercado está mais necessitado, etc. Mas quando se fala de vocação, a história é diferente. A vocação é um chamado especial de Deus para cada pessoa. Todos são chamados para alguma coisa.
VIDA SACERDOTAL
São os padres. Pessoas consagradas a Deus pelo sacramento da Ordem. Com a unção recebida das mãos do Bispo, recebem autoridade para consagrar a Hóstia, transformando-a no corpo e sangue de Cristo, e dar a absolvição dos pecados. Apenas homens podem ser sacerdotes na Igreja Católica. A vocação sacerdotal é o chamado urgente da parte de Deus para santificar e orientar o povo de Deus e viver a vontade divina neste mundo.
VIDA MATRIMONIAL
São as pessoas que casam. É das vocações talvez a mais conhecida e mais desejada. Um a família bem estruturada serve como um celeiro para as demais vocações.
Dentro da Igreja, o matrimônio tem uma f unção muito importante, que é a de ser testemunha do amor de Deus. O casal tem a missão de educar bem os seus filhos na fidelidade a Deus e ao seu amor de pai.
VIDA RELIGIOSA
Os religiosos são chamados, à semelhança dos apóstolos, a abandonar tudo para f içar com Cristo e colaborar n a sua missão. Muitas pessoas confundem religioso s com padres ou apenas um as f rei rãs. Mas religiosos são todo s aqueles batizados, homens e mulheres que se consagram a Deus através dos votos para viver um determinado carisma.
Atendem o chamado de Deus e pronunciam os votos de pobreza, castidade e obediência dentro de uma determinada congregação religiosa. Há irmão s e irmãs que trabalham com saúde, idosos, comunicações. Cada uma tem o seu próprio e destina-se a propagar o evangelho no mundo, levando a proposta do Remo de Deus as diversas pessoas e culturas.