2 – Quem fazia parte da família de Jesus?

Encontro de catequese Conhecer Jesus
Material para catequese
Material para catequese

Podemos olhar para a família de Jesus de muitas e diferentes perspectivas: as pessoas com quem Jesus viveu quando habitava na Terra, os seus muitos antepassados judeus, a sua (e a de Deus Pai) visão de que todas as pessoas são uma família, a realidade de que cada um de nós é parte da família de Jesus.

Pensar na família que acompanhava Jesus enquanto Ele estava na Terra lembra-nos de que Jesus, o Filho de Deus, tornou-se em tudo humano e partilhou das nossas experiências.

Converse com as crianças sobre a família de Jesus

Fale com as crianças sobre a árvore genealógica, sublinhando como elas são privilegiadas por terem uma família. O plano de Deus é que não estejamos sozinhos, que sejamos parte de uma família maior que cuida, ajuda e ama todos e cada um.

Porque Jesus era humano, como qualquer um de nós, Ele tinha uma família. Sabemos pelas Escrituras que a mãe de Jesus se chamava Maria, e que o seu pai adotivo era José. (Como Jesus também é Deus e Filho de Deus Pai.)

No dia 26 de julho, celebramos Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria, e portanto avós de Jesus. As Escrituras não referem Ana ou Joaquim, mas outros textos cristãos antigos contam-nos muitas histórias sobre eles.

As Escrituras também nos dizem que João Batista era primo de Jesus. Quando Jesus, já adulto, iniciou a sua vida de ensinamentos, João Batista preparou e incitou as pessoas a ouvirem e a reconhecerem Jesus. Os pais de João Batista eram Isabel e Zacarias.

Relembre as crianças de que além de terem avós, têm também bisavós, trisavôs, tetravôs, e por aí adiante. O mesmo é verdade para Jesus. De fato, os evangelhos de São Mateus e de São Lucas dão-nos uma longa lista dos antepassados de Jesus. Ao lermos estas listas, há muitos nomes de que nunca ouvimos falar. Quando aprendemos sobre estas pessoas,
há umas que foram amáveis e gentis, mas outras, por vezes, eram muitos diferentes daquilo em que Se tornaria Jesus. Todo o tipo de pessoas é parte da família de Jesus! Uma antiga tradição do Advento — a árvore de Jessé — fala-nos dos diferentes antepassados de Jesus. Talvez queiram fazer uma árvore de Jessé no próximo Advento.

Quando pensamos sobre a família de Jesus e lemos as suas histórias nas Escrituras, percebemos que Jesus via toda a gente como parte da sua família. De uma forma muito particular, Jesus acolhia as pessoas pobres, marginalizadas, e que viviam em solidão e no medo.

Jesus vê-nos como parte da sua família! Como é que isso te faz sentir?

Catequese em ação
Leiam as seguintes passagens da Bíblia que falam da família de Jesus:
Mateus 1,1-25 e 3,1-17;
Lucas 1,5-25; 1,39-45 e 2,8-20.

Desenhem a árvore genealógica e falem sobre a vossa família.
Perguntem: Na árvore estão pessoas diferentes de nós, que pensam e agem de forma diferente? Como podemos amar
e aceitar toda a gente?

Como é que permanecemos ligados e em contacto com a nossa grande família?

Rezar juntos
Jesus, abençoa a nossa família e ajuda–nos a seguir o teu exemplo – acolhendo e reconhecendo todos como membros da família de Deus.