9 – Porque é que Jesus morreu?

Encontro de catequese Conhecer Jesus

A vida pública de Jesus foi relativamente curta, mas Ele fez muito na sua breve vida. Muitas pessoas escutavam-n’O, mas outras — especialmente as autoridades civis e religiosas — achavam que Ele era perigoso e uma ameaça ao seu modo de vida. Jesus foi preso e julgado por ser herético e um rebelde político. Ele foi considerado culpado com base nas falsas acusações levantadas pelos seus inimigos e condenado à morte. Ele foi crucificado (prática habitual no Império Romano) juntamente com outros dois condenados.

Pela sua Ressurreição, sabemos que a cruz é símbolo de vitória. Como Jesus superou a morte, estamos seguros de que fomos
salvos, e partilharemos a vida eterna com Ele. Abraçamos a salvação ao abraçarmos a Paixão, a morte e a Ressurreição de Jesus. Esforçamo-nos constantemente por morrer para o pecado e viver para a bondade, na vida nova.

Converse com as crianças sobre a morte de Jesus
Gentilmente, lembre as “mortes” que as crianças já viveram – a “morte” de flores, de animais de estimação, e as mortes dos avós ou de outros familiares ou amigos. Tudo na Criação morre (mas isto nunca é o fim da história).

Este é um dos mistérios, uma das coisas que nos é difícil compreender porque não aconteceu conosco, mas Jesus – porque era humano – morreu. Mas não foi o fim da história, porque Jesus também era Deus.

Porque Jesus foi verdadeiro Homem, a sua morte também foi uma morte verdadeira. Jesus era igual a nós em todas as coisas, menos no pecado.

Porque é que Jesus morreu daquela forma? Jesus ensinava e amava as pessoas e abençoava as crianças. Algumas pessoas tornaram–se seguidoras de Jesus. Mas havia outras pessoas que não gostavam de Jesus, e que não acreditavam que Ele era Filho de Deus, além de não gostarem das coisas que Ele dizia e fazia. Queriam que Ele deixasse de ensinar e de se preocupar com as pessoas. Mas Jesus não podia fazer isso! Ele sabia que Deus queria que Ele O desse a conhecer às pessoas, ensinando-lhes o seu amor e compaixão por todos aqueles que trabalham em prol da paz e da fraternidade entre todos. Então, os homens que não gostavam de Jesus crucificaram-n’O como um criminoso, pois achavam que o que Ele fazia era errado.

Porém, o amor de Jesus por nós é tão grande que Ele deu a sua vida para que nós conhecêssemos o amor de Deus e para que tivéssemos a força de viver como Ele viveu – na bondade em vez de no pecado.

Lembra-te de que a morte de Jesus nunca é o fim da história.

Catequese em ação
Na Antiguidade, e porque era difícil viajar até à Terra Santa, começou-se a construir “estações da via-sacra” (pequenos edifícios) para que as pessoas se lembrassem e rezassem sobre os acontecimentos da Paixão e morte de Jesus. Em família, visitem
a vossa igreja paroquial, bem como outras igrejas nas redondezas, para conhecerem as estações da via-sacra. Durante a Quaresma, participem na Via-Sacra na vossa paróquia – e também em casa.

Rezar juntos
Jesus, nosso irmão, agradeço-Te por nos amares a tal ponto que deste a tua vida para nos mostrares como viver uma vida altruísta e cheia de amor fraterno.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !