10 – O que aconteceu depois de Jesus ter morrido?

Encontro de catequese Conhecer Jesus

Ressurreição significa a restauração de vida corporal de uma pessoa após a morte. Não é ressurreição no sentido médico, porque a pessoa ressuscitada irá morrer novamente e, eventualmente, não poderá ser trazida outra vez à vida. A nossa fé – e as Escrituras – dizem-nos que Jesus, tendo morrido na cruz e sido sepultado num túmulo de que era proprietário José de Arimateia, voltou à vida por Deus Pai.

Por vezes, depois da Ressurreição, os Apóstolos não reconheciam Jesus logo à primeira vista porque o seu corpo estava mudado, Deus deu-Lhe para uma nova e gloriosa vida. O corpo de Jesus após a sua Ressurreição é chamado de «corpo
glorificado». Os Apóstolos eventualmente reconheceram Jesus, e comeram com Ele. Mas Jesus também conseguia aparecer subitamente no meio deles, pois não estava limitado por contingências espaciais nem temporais.

A Ressurreição de Jesus é a verdade central e a celebração da nossa fé, faz toda a diferença. «A Ressurreição de Jesus é a verdade culminante da nossa fé em Cristo, acreditada e vivida como verdade central pela primeira comunidade cristã, transmitida como fundamental pela Tradição, estabelecida pelos documentos do Novo Testamento, pregada como parte essencial do mistério pascal, ao mesmo tempo que a cruz.» (Catecismo da Igreja Católica, 638)

Converse com os crianças sobre a Ressurreição de Jesus
Talvez queiram fazer pipocas… Com as crianças, examinem os pequenos grãos de milho e vejam como parecem mortos… No entanto, depois de estarem na panela, transformam-se numa nova vida. (Algo similar acontece no percurso lagarta-casulo-borboleta.)

Ressurreição é quando alguém se levanta de entre os mortos; tornam-se novamente vivos depois da morte.

Jesus foi sepultado numa gruta. Uma pedra enorme foi colocada a selar a entrada, que também era vigiada por soldados. Três dias depois, Jesus voltou à vida. Isto é a chamada Ressurreição. Os amigos de Jesus encontraram o túmulo vazio, e depois viram-n’O e tocaram-Lhe. Por quarenta dias, Jesus provou que estava vivo, ensinando os seus seguidores, falando-lhes e partilhando com eles as refeições.

A Ressurreição mostra-nos que Jesus é, ao mesmo tempo, humano e Filho de Deus.

A Ressurreição de Jesus prova a sua vitória sobre o pecado, sobre as coisas más e até mesmo sobre a morte. A sua morte e Ressurreição dão-nos a força de vivermos na bondade.

A Ressurreição de Jesus mostra-nos que Deus nos dará uma nova vida depois da morte. Tal como Jesus voltou à vida num corpo glorioso, também um dia Deus nos dará a todos um corpo ressuscitado, perfeito, para vivermos com Ele para sempre.

Catequese em ação
Todos os dias nos acontecem pequenas “ressurreições”. Em família, procurem sinais de uma nova vida – por exemplo:
o desabrochar das flores na primavera; ser-se perdoado; um esplêndido dia de sol (especialmente depois de dias
nublados); palavras de louvor, de amor ou de conforto. E que tal fazer um cartaz, ou uma lista, onde vão adicionando estas coisas? Durante as vossas orações em conjunto, criem uma litania própria para agradecerem por estas pequenas “ressurreições”.

Rezar juntos
Jesus, que viveste conosco e que agora Te ergues, mantém-nos despertos para que nos demos conta da tua vida em nós, e de todas as pequenas “ressurreições” nas nossas vidas.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !