07. Rito de acolhida

Encontros de catequese catecumenato
Material para catequese
Material para catequese

ORIENTAÇÕES PARA O INTRODUTOR OU O CATEQUISTA

a) Encerrando os Anúncios Querigmáticos, o introdutor ou o catequista deverá marcar um dia da semana para ensaiar com os catequizandos a Celebração de Acolhida que está a seguir.

b) Esta celebração do Rito de Acolhida, já deverá estar agendada com o Padre e a Equipe de liturgia da Paróquia para evitar improvisações. E se possível que os mesmos participem da reunião de preparação e ensaio. E que a Pastoral Catequética assuma a liturgia do dia.

c) Esta é uma celebração de suma importância, ela poderá ser adaptada, mas não omitida.

d) Providenciar tudo o que for precisar com antecedência: Ex. Cruz, bíblia, som adequado para que todos participem, ambiente adequado.

e) Providenciar cópias do Rito para os catequizandos, a equipe que estará auxiliando e para o Padre ou presidente da celebração.

f) Durante a celebração dos ritos pede-se que o Padre ou presidente utilize o Ritual (RICA) e não manuais digitados.

RITO DE ACOLHIDA NA IGREJA TEMPLO E ENTREGA DA CRUZ E DA BÍBLIA

CHEGADA

Os candidatos com seus introdutores e ou catequistas podem reunir-se quer fora do limiar da igreja, quer no átrio ou na entrada, ou numa parte apropriada da igreja ou, conforme as circunstâncias, em outro lugar fora do templo. Quem preside revestido para a celebração, aproxima-se deles, se for oportuno, cantam um salmo ou um hino apropriado.

SAUDAÇÃO E EXORTAÇÃO

Quem preside saúda cordialmente os candidatos. Dirigindo-se a eles e a todos os presentes, expressa alegria e ação de graças da igreja e lembra aos introdutores e amigos a experiência pessoal e o senso religioso que levaram os candidatos, em seu itinerário espiritual à celebração deste dia.

Em seguida convida os introdutores (ou catequista) e os candidatos a se aproximarem. Enquanto se colocam diante de quem preside convém cantar um cântico.

DIALOGO

Quem preside pergunta a cada candidato, seu nome.
Qual o seu nome?

O candidato:
Nome:
Cada um dê a resposta, mesmo se quem preside fizer a pergunta uma só vez em razão do número dos candidatos.
Se for possível, quem preside chama pelo nome cada um dos candidatos, que responde: Presente.

As outras perguntas podem ser feitas as todas ao mesmo tempo.

Quem preside:
Que pedes à Igreja de Deus?
O Candidato:
A fé.
Quem preside:
E esta fé, que te dará?
O Candidato:
A vida eterna.

PRIMEIRA ADESÃO

Quem preside: A Vida Eterna consiste em conhecermos o verdadeiro Deus e Jesus Cristo, que ele enviou. Ressuscitando dos mortos, Jesus foi constituído por Deus, Senhor da vida e de todas as coisas, visíveis e invisíveis. Se vocês querem ser discípulos seus e membros da Igreja, é preciso que vocês sejam instruídos em toda a verdade revelada por ele; que aprendam a ter os mesmos sentimentos de Jesus Cristo e procurem viver segundo os preceitos do Evangelho; e, portanto, que vocês amem o Senhor Deus e o próximo como Cristo nos mandou fazer, dando-nos o exemplo. Cada um de vocês está de acordo com isso?

Os candidatos: Estou.

Quem preside, voltando-se para os introdutores (ou catequista) e os fiéis interroga-os:
Vocês, introdutores (ou catequista), que nos apresentam agora estes candidatos, e vocês, nossos irmãos e irmãs aqui presentes, estão dispostos a ajudá-los a encontrar e seguir o Cristo?
Todos: Estou.

Quem preside, de mãos unidas, diz: Pai de bondade, nós vos agradecemos por estes vossos servos e servas, que de muitos modos inspirastes e atraístes.
Eles vos procuraram, e responderam na presença desta santa assembleia ao chamado que hoje lhes dirigistes. Por isso, Senhor Deus, nós vos louvamos e bendizemos.
Todos respondem, dizendo ou cantando: Bendito seja Deus para sempre.

Assinalação da fronte e dos sentidos.

Quem preside convida os candidatos (se forem poucos) e seus introdutores (ou catequista), com estas palavras dizendo o nome:
Cristo chamou vocês para serem seus amigos; lembrem-se sempre dele e sejam fiéis em segui-lo! Para isso, vou marcar vocês com o sinal da cruz de Cristo, que é o sinal dos cristãos. Este sinal vai daqui em diante fazer que vocês se lembrem de Cristo e de seu amor por vocês.

Quem preside – Os candidatos com os introdutores (ou catequista) se aproximam sucessivamente de quem preside (padre ou diácono) que faz com o polegar o sinal-da-cruz na fronte de cada um dizendo:
N.: Recebe na fronte o sinal da cruz: o próprio Cristo te protege com o sinal de seu amor. Aprenda a conhecê-lo e a segui-lo.
(os introdutores ou catequista também podem assinalar os candidatos)

Procede-se a assinalação dos sentidos (esta pode ser omitida):
Ao assinalar os ouvidos: Recebam nos ouvidos o sinal da cruz, para que vocês ouçam a voz do Senhor.
Ao assinalar os olhos: Recebam nos olhos o sinal da cruz, para que vocês vejam a glória de Deus.
Ao assinalar a boca: Recebam na boca o sinal da cruz, para que vocês respondam à palavra de Deus
Ao assinalar o peito: Recebam no peito o sinal da cruz, para que Cristo habite pela fé em seus corações.
Ao assinalar os ombros: Recebam nos ombros o sinal da cruz, para que vocês carreguem o jugo suave de Cristo.

Quem preside, faz o sinal da cruz sobre todos ao mesmo tempo dizendo: Eu marco vocês com o sinal da cruz: em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo, para que vocês tenham a vida eterna.

Os candidatos: Amém.

ENTREGA DO CRUCIFIXO

Cada um vai receber um crucifixo para carregar sempre. Ao olhar para ele, se lembrará que Cristo nos ama tanto que deu a vida para nos salvar.
O padre ou o diácono abençoa os crucifixos e os introdutores (ou catequista) os coloca nos catecúmenos.

Pode-se cantar esta aclamação em louvor a Cristo:
Gloria a ti, Senhor, toda graça e louvor.

Quem preside diz:
Oremos. Deus todo-poderoso, que pela cruz e ressurreição de vosso Filho destes a vida ao vosso povo, concedei que estes vossos servos e servas, marcados com o sinal da cruz, seguindo os passos de Cristo, conservem em sua vida a graça da vitória da cruz e a manifestem por palavras e gestos. Por Cristo, Nosso Senhor.

INGRESSO NA IGREJA

Se o rito de acolhida tiver sido feito fora da igreja ou outro local, quem preside, com um gesto, convida os catecúmenos a entrar na igreja:
Entrem na igreja, para participar conosco na mesa da Palavra de Deus.
Enquanto isso canta-se um cântico apropriado.

LITURGIA DA PALAVRA

O livro das Sagradas Escrituras é trazido em procissão de modo solene e colocado na mesa da Palavra, podendo também ser incensado segue-se a celebração da Liturgia da Palavra, conforme a liturgia do dia, até a homilia.

Após a homilia:
ENTREGA DO LIVRO DA PALAVRA DE DEUS

Depois da homilia, quem preside entrega aos catecúmenos, com dignidade e reverencia a bíblia dizendo:
Recebe o livro da Palavra de Deus. Que ela seja luz para tua vida.

ORAÇÃO DO CREIO.

PRECES PELOS CATECÚMENOS

Quem preside:
Oremos por nossos irmãos e irmãs catequizandos, que terminaram o Tempo do Primeiro Anúncio e agora estão entrando no catecumenato. Eles fizeram um percurso e agora entraram num processo mais longo de amadurecimento.

Agradeçamos pela benevolência de Deus que os conduziu a este dia e peçamos que possam percorrer o grande caminho que ainda falta até participarem plenamente na vida da Igreja.

Leitor: Senhor, que a proclamação e escuta da vossa Palavra revele aos catequizandos, Jesus Cristo, vosso Filho.
R: Senhor, atendei a nossa prece.
Leitor: Inspirai, Senhor, os catequizandos para que, com generosidade e disponibilidade, acolham vossa vontade.
R: Senhor, atendei a nossa prece.
Leitor: Senhor, sustentai, com o auxílio sincero e constante dos catequistas, a caminhada destes catequizandos.
R: Senhor, atendei a nossa prece.
Leitor: Fazei, Senhor, que a nossa comunidade, unida na oração e na prática da caridade, seja exemplo de vida para estes catequizandos.
R: Senhor, atendei a nossa prece.
Leitor: Senhor, tornai-nos sensíveis às necessidades e sofrimentos de nossos
irmãos e irmãs, e inspirai-nos gestos de solidariedade.
R: Senhor, atendei a nossa prece.
Leitor: Senhor, iluminados por vossa Palavra e amparados pela comunidade,
estes catequizandos sejam considerados dignos do batismo e da renovação do
Espírito Santo.
R: Senhor, atendei a nossa prece.

ORAÇÃO CONCLUSIVA DE BÊNÇÃO
Com essa oração, o rito de entrada no catecumenato é concluído e os membros dos grupos passam ao 2º Tempo da Iniciação à Vida Cristã: o Catecumenato.

Os catequizandos se dirigem à frente diante de quem preside.
Este, com as mãos estendidas sobre os catequizandos, diz a seguinte oração:

Deus Eterno e todo-poderoso, sois o Pai de todos e criastes o homem e a mulher à vossa imagem. Acolhei com amor estes nossos queridos irmãos e irmãs e concedei que eles, renovados pela força da Palavra de Cristo, que ouviram nesta assembleia, cheguem pela vossa graça à plena conformidade com vosso Filho Jesus. Que vive e reina para sempre.
Todos: Amém.

III – LITURGIA EUCARÍSTICA
Segue a liturgia eucarística como de costume. Por questões pastorais, por gerar constrangimentos, os catequizandos não serão despedidos neste momento [cf. RICA, Introdução, n.19,§3]. Porém, cada comunidade poderá despedi-los, conforme previsto no RICA, n.96.