20. A mensagem do Reino de Deus: o mandamento do amor

Encontros de catequese catecumenato

TEMPO DO CATECUMENATO
11ª CATEQUESE
A MENSAGEM DO REINO DE DEUS: O MANDAMENTO DO AMOR

1 – OBJETIVO:

Apresentar o Reino de Deus como tradução do amor ao próximo e ensinar que ele
foi instaurado por Jesus.

Realçar que o amor ao próximo é a manutenção do Reino de Deus aqui e agora.

Explicar que é na caminhada e no testemunho que se constrói o Reino de Deus.

2 – ACOLHIDA:

Acolher com alegria e, em poucas palavras fazer uma pequena memória sobre a catequese anterior, com o ambiente preparado com: mesa com flores, vela, bíblia aberta, a cruz e a imagem de Nossa Senhora, ou ainda acrescentar a imagem de um santo que vivenciou o amor de Deus e ao próximo intensamente, por exemplo: São Francisco de Assis ou outros santos conhecidos.

3 – ORAÇÃO INICIAL

Iniciemos nosso encontro em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Rezemos a oração pedindo a presença e a força do Espírito Santo de Deus.
Todos: Vinde Espírito Santo….

4 – CÂNTICO: Oração da Paz, São Francisco n.13

5 – PROCLAMACÃO DA PALAVRA DE DEUS:
Mt 22, 34-40 – Leitura Orante.

6 – APROFUNDAMENTO DO TEMA:

Jesus explicou a Pilatos: “o meu reino não é deste mundo” (Jo 18,36). O que Pilatos, nem os judeus e fariseu conseguiram entender foi que a vinda de Jesus já tinha inaugurado e estabelecido o Reino Deus aqui e para sempre. Depois de Seu batismo, por João Batista que pregava a conversão, Jesus dá início à sua missão de anunciar o Reino de Deus. Reino este que não era um reino de poder humano, de coisas materiais e nem tão pouco como o povo judeu esperava: um “rei poderoso” envolvido de regalias, como já era de costume ver as sucessões cheias de sinais de nobreza. Por isso, tanto os judeus como os fariseus nunca aceitaram a
ideia de ter um rei nascido em uma manjedoura e procedente da pequenina cidade de Belém. E nem tão pouco todos imaginavam que “esse reino” viesse do céu e que seu governo com suas leis, seu modo de vida, eram diferentes na maneira de ver e adorar a Deus.

Junto ao mar da Galileia, Jesus viu pescadores e os chamou para serem os seus primeiros discípulos: ‘Vinde e vos farei pescadores de homens’ (Mt 4,19). Mas, outros seguidores também deixavam tudo para trás, comprometendo-se na formação do Reino com o Mestre Jesus, que fazia tudo conforme a vontade de Deus Pai. E assim Jesus percorreu toda a Galileia e muitos outros lugares; foi ao encontro das pessoas, “ensinando nas sinagogas, pregando a Boa Nova do Reino, curando todo tipo de doenças e libertando as pessoas da escravidão” (Mt 4,23).

Com a vinda de Jesus, o seu reinado testemunha que a maneira de ganhar a glória é servir o próximo, essa foi a grande novidade. Jesus falava e realizava ações com amor e para o amor do Pai que atingia diretamente os corações e as suas necessidades mais profundas. Seus ensinamentos eram direcionados preferencialmente para aqueles que eram marginalizados e excluídos pela sociedade opressora da época e ainda nos dias de hoje. Nas bem-aventuranças, Jesus declara “Bem aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3).

Ainda acrescenta: “porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes” (Mt 25,35).

Em seus ensinamentos, Jesus afirmava que não veio para abolir a Lei, mas par a dar vida à Lei, dar um verdadeiro sentido à vivência da Lei. “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei (…). Nisto, conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13,34-35; 15, 12-17). Porém, Jesus nunca impôs o Reino de Deus a ninguém, mas demonstrou o Seu amor em atitudes, dando ênfase no acolhimento aos pequenos, aos pobres, aos excluídos tais como: os gentios, as mulheres e outros pecadores no ponto de vista dos fariseus.

O Reino de Deus é o centro da pregação de Jesus (Mc 1.15; Mt 4, 23; Lc 4, 43). O Filho de Deus vem para anunciar e realizar o Reino.

7 – PARA PENSAR:

-Como o mundo compreende o amor nos dias atuais?
-Vivemos o Reino de Deus que já está entre nós?

8 – VIVER A PALAVRA:

Na prática dos mandamentos é que são conhecidos os discípulos de Jesus e a vivência do Reino, que não é um Reino de poder, e sim, de amor, obediência e temor a Deus, de partilha, justiça e perdão…

Leia Mt 25, 34-36 e escolha uma ação para pôr em prática durante a semana e partilhe com o grupo na próxima catequese.

9 – ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL:

Podem ser rezadas preces espontâneas agradecendo a Deus por nos ter enviado Jesus, Nosso Senhor, perfeita face do amor do Pai.

Cateq.: Que o Senhor seja a vossa força e a vossa luz. Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Todos: Amém
Cateq.: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo…
Todos: Para sempre seja louvado!
Cateq.: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !