21. Jesus nos revela o Pai

Encontros de catequese catecumenato

TEMPO DO CATECUMENATO
12ª CATEQUESE
JESUS NOS REVELA O PAI

1 – OBJETIVO:

Explicar a revelação de Deus, através do Seu Filho Jesus, como a aliança definitiva e última esperança da nossa salvação.

Ressaltar que somente Jesus é o caminho para a salvação e que hoje Ele contiua se revelando a todos nós através do Espírito Santo, num diálogo divinohumano.

2 – ACOLHIDA:

Acolher com alegria e, em poucas palavras fazer uma pequena memória sobre a catequese anterior num ambiente preparando com: uma mesa com flores, vela, bíblia aberta e a cruz.

3 – ORAÇÃO INICIAL:

Iniciemos nosso encontro em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo!
Rezemos a oração pedindo a presença e a força do Espírito Santo de Deus.
Todos: Vinde Espírito Santo…

4 – CÂNTICO:
De acordo com o tema.

5 – PROCLAMACÃO DA PALAVRA DE DEUS:
Jo 14, 6-11 – Leitura Orante.

6 – APROFUNDAMENTO DO TEMA:

Ao longo da história, o homem tem em mente numerosas interrogações sobre o seu relacionamento com Deus, a ponto de duvidar da Sua condescendência aos pequenos e aos pecadores. Essas inquietações são respondidas ao longo do tempo nas manifestações do amor de Deus aos homens, num diálogo amoroso que só o coração do homem pode responder, conforme Jo 3, 16: “Deus tanto amou o mundo que enviou seu Filho único”. E, segundo a carta aos Filipenses, o Filho de Deus não se prevaleceu de sua condição divina, mas “esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens” e se fez obediente até morte e morte de cruz (Fl. 2,6-8); para nos salvar igualou-se a nós, exceto no pecado. Mostra-nos que Deus é bom, que Deus é amor, é “Pai”, é misericórdia. Não acreditamos apenas em Jesus Cristo, mas no Deus revelado e seguido por Jesus.

Cremos, adoramos e seguimos o Deus de amor que foi revelado por Jesus e devemos procurar fazer o mesmo caminho dEle. Jesus foi norteando sua vida a partir da intimidade com o Pai, através de uma comunhão profunda com Ele e os irmãos,
principalmente os excluídos.

“Deus vai se revelando sutilmente ao olhar do homem, mas Se revela em plenitude através do Seu Filho Jesus. O próprio discípulo Dele, Filipe, que caminhava com o Mestre num aprendizado de amor, não conseguiu ter o discernimento que Deus
estava presente ali. Pede a Jesus para mostrar-lhe Deus. Jesus chama a sua atenção: “Há tanto tempo que estou convosco e não me conheceste?”.

São Paulo, na sua carta aos Colossenses, diz: “Cristo é a imagem do Deus invisível”, um Deus que se torna acessível através de Jesus, o Filho que se encarnou no mundo e na história. A encarnação de Jesus confirma a dimensão real e palpável da revelação de Deus. Ele ensinou com palavras, mas a revelação realiza-se nEle principalmente através de sua prática libertadora (Lc4,18), pela sua morte e ressurreição: prenúncios da copiosa redenção para a humanidade. Jesus após sua ressurreição mostra que não caminhamos sozinhos, sem o Seu amor. Na experiência que tiveram os discípulos a caminho de Emaús, meio desanimados, Jesus
entra na conversa, entretanto os discípulos, ainda fechados na realidade cotidiana, não percebem a presença do Mestre entre eles durante algum tempo. Mas quando O reconhecem pedem “fica conosco Senhor” (Lc24,13-35), e Ele permanece com sua presença viva na Eucaristia, doando-se por todos nós e por puro amor ao Pai.

7 – PARA PENSAR:
Releia os textos bíblicos citados na catequese de hoje: Jo 14,6-11; Fl 2,6-8; Col 1,15a e responda:
1 – O que as leituras nos ensinaram sobre Deus e sobre Jesus?

8 – VIVER A PALAVRA:
Numa de suas canções o Padre Zezinho assim escreveu: “Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu.

Sentir o que Jesus sentia…”. Procure traduzir e colocar em prática os sentimentos de Jesus nos ambientes em que você convive: família, trabalho, lazer…

9 – ORAÇÃO E BÊNÇÃO FINAL:

Todos:Senhor Jesus Cristo, que nos revelastes o amor do Pai, escutai as nossas súplicas que enriqueceis com a vossa graça e guardai-nos com a vossa contínua proteção, no conhecimento de tuas verdades, na fé, na caridade e perseverança, na esperança do vosso Reino. Amém!
Cateq.: Que o Senhor seja a vossa força e a vossa luz. Ide em paz e que o Senhor
vos acompanhe.
Todos: Amém
Cateq.: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo…
Todos: Para sempre seja louvado!
Cateq.: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Todos: Amém!

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !