A depressão é uma doença silenciosa que mina a personalidade de quem a sofre , torna-o solitário e, em muitos casos, leva à morte.
É incrível, mas cada vez mais crianças e jovens sofrem com isso e se suicidam, por isso é importante estar atento ao comportamento de nossos filhos, detectar qualquer mudança em sua personalidade e poder ajudá-los a tempo .
É bom que saibamos que a depressão não faz distinção entre classes sociais ou condições culturais, ela chega silenciosamente e invade, então deixo aqui minhas 5 dicas para detectar a depressão em nossos filhos.
PRIMEIRO. Mantenha uma boa comunicação.
Essa é a chave de tudo, porque se tivermos uma boa comunicação, podemos conhecer nossos filhos e assim detectar quando há algo fora do comum.
A comunicação deve ser clara, aberta e verdadeira, para que nossos filhos tenham a confiança de nos contar sobre seus conflitos e problemas.
Quando nossos filhos vêm conversar conosco, devemos primeiro ouvi-los e não dar sermões, porque, longe de aproximá-los, os afastamos com nossas atitudes.
Existem momentos para ouvir e momentos para aconselhar e é importante detectar o que os nossos filhos estão a aproximar, ou seja, o que procuram em cada momento de nós.
SEGUNDO. Interesse-se por suas coisas.
Se nossos filhos compartilham seus interesses conosco e não prestamos atenção a eles, eles sentirão que o que fazem ou gostam não é importante e deixarão de nos procurar para compartilhar conosco
O triste é que eles vão contar com outras pessoas para compartilhar seus gostos e interesses e serão essas pessoas que os aconselharão.
Se estivermos ocupados, podemos dizer a eles que nos dêem alguns minutos, mas se possível, é melhor deixar tudo para colocar nossos cinco sentidos e toda a nossa atenção no que eles nos dizem.
É sempre melhor saber o que nossos filhos estão tramando do que ficar com a angústia de não saber deles.
TERCEIRO. Cuidado com mudanças repentinas de humor
Se conhecermos nossos filhos, veremos se eles apresentam mudanças de comportamento muito radicais.
Se nossos filhos são adolescentes, é normal que eles os tenham, mas se eles são fora do comum, é então que devemos estar vigilantes.
Seja como for, podemos traçar um padrão de comportamento e identificar quando suas atitudes são desproporcionais ou inadequadas à realidade.
Mudança de atitude é o alarme mais claro que podemos ter para detectar a depressão porque nem sempre começa com muita tristeza, às vezes começa com grande euforia e depois, aos poucos, vai se transformando em tristeza e no final eles caem em depressão.
SALA. Que eles não estão sozinhos por muito tempo.
A solidão e a ociosidade são as mães de todos os vícios e também da depressão.
É necessário que nossos filhos não fiquem sozinhos por muito tempo, nem mesmo em seu quarto e nós em casa.
Embora não possamos invadir seu espaço o tempo todo e devamos respeitar alguns períodos de tempo sozinhos para fazer suas coisas, no resto do tempo devemos garantir que eles estejam morando com a família.
Assim podemos estabelecer algumas atividades como a leitura e o uso de computador ou televisão, nas áreas comuns da casa.
QUINTO. Cuide dos problemas que eles possam ter com o tempo.
Se com isso você detectou um problema real em seu filho, não deixe o tempo passar e faça o acompanhamento.
Às vezes é por isso que nossos filhos não caem em depressão, porque ao se sentirem apoiados e dando-lhes a ajuda de que precisam, damos a eles a segurança que eles não têm para si mesmos naquele momento e damos a eles o impulso para seguir em frente.
Em muitos casos os problemas são muito simples, mas em outros os problemas são graves como no caso de bullying ou assédio e por isso nossos filhos mergulham em grandes depressões que culminam em atos tristes como o suicídio.
Devemos estar cientes de que a depressão existe, que em muitos casos é um processo silencioso e que afeta qualquer pessoa, por isso devemos estar atentos para ajudar nossos filhos a não cair nela.
E por último, vou dar-lhe a dica mais importante, confiar em Deus e oferecer-lhe tudo o que lhe acontece durante o dia , isso dá resultados muito bons e eleva os problemas da vida a um nível superior, a um nível onde é mais importante é fazer a vontade de Deus.
Silvia del Valle