Amizade: O que é um amigo?

amizade, o melhor amigo esta sempre conosco
aqui

Quando estamos imersos em um problema e pensamos que não conseguiremos sair dele, quanto queremos a mão de um amigo fiel e verdadeiro que nos ofereça seu consolo e encorajamento. Seus conselhos nos encorajam, sua companhia traz paz e até mesmo sua mera presença nos obriga a permanecer altos, firmes como as árvores.

Há aqueles que “querem” ter muitos amigos para “se sentirem populares”, gabam-se de serem amigos. Eles vivem para sua boa reputação e desprezam aqueles que não pertencem à sua “bolinha”. Pobres tolos! Eles não sabem que não têm amigos e que não têm amigos.

Um verdadeiro amigo não procura “ter amigos”, mas “ser amigo”. Com tudo o que isso implica. Ele não se importa com fama, dinheiro ou carro do outro. Ele está interessado no bem-estar e na vida de seu amigo.

Você não pode chamar ninguém de amigo. Os amigos não são a “bolinha” das pessoas com quem me reúno para ir à praça, à discoteca, ao bar, ao café ou às festas. Com quem me divirto mais ou menos e digo que me divirto, mas quando me despeço com um sorriso de aeromoça, não passam de estranhos; alguns “amigos” com quem andava e em quem procurava os meus interesses.

O amigo, dito com toda a lei, busca apenas o bem do amigo mesmo que isso lhe custe. Ele está bem e mal, sempre perto. Perdoe e desculpe as ofensas e os erros com paciência. E se depender dele, corrige-o e ajuda-o sinceramente. Se o amigo cair, levante-o. Se ele está ferido, ele o cura e o carrega em seus braços. Eles lutam juntos na vida e são movidos por ideais. Ele se alegra quando o amigo se alegra e sofre com o amigo que sofre. Os dois são “um só coração e uma só alma”.

O amigo tem o coração voltado para o amigo e lhe traz o bem maior: levá-lo ao Céu. Ele não procura acumulá-lo aqui na terra, mas sim que sua amizade esteja enraizada em Cristo.

Um amigo também é um irmão. O irmão é, na verdade, o amigo que a natureza nos dá e estamos unidos por laços de sangue.

O amigo não será o sangue de seu sangue, mas ele é a alma de sua alma, e um vínculo inquebrável os une.

Você não nasce com amizade, mas sem ela é impossível crescer. Para a criança, o amigo significa muito e ela cresce com os amigos. É melhor descobrir a vida em aventuras com um amigo do que sozinho. “O ferro afia o ferro e o homem apura-se com o seu próximo” (Provérbios. 27, 17)

Não há dúvida, um amigo é um dos maiores tesouros que Deus nos deu, um impulso para chegar ao Céu.

Cristo, nosso melhor Amigo, nos exalta esta virtude, e no-la confirma no Evangelho:
“Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”.