A vida do sacrifício

A vida do sacrifício

Quarta da Segunda Semana da Quaresma

Jesus disse em resposta: “Você não sabe o que está pedindo. Você pode beber o cálice que eu vou beber? ”Eles disseram a ele:“ Nós podemos. ”Ele respondeu:“ Meu cálice você realmente beberá, mas sentar à minha direita e à minha esquerda, isso não é meu para mim. dê, mas é para aqueles para quem foi preparado por meu Pai. ”Mateus 20, 22-23

É fácil ter boas intenções, mas isso é suficiente? A passagem do evangelho acima foi dita por Jesus aos irmãos Tiago e João depois que sua mãe amorosa veio a Jesus e pediu-lhe que lhe prometesse que seus dois filhos se sentariam à sua direita e esquerda quando Ele assumisse Seu trono real. Talvez tenha sido um pouco ousado da parte dela perguntar a Jesus, mas era claramente o amor de uma mãe que estava por trás de seu pedido.

No entanto, é importante notar que ela não percebeu o que estava perguntando. E se ela percebesse o que estava perguntando, ela poderia não ter pedido a Jesus esse “favor” de forma alguma. Jesus estava indo para Jerusalém, onde ele iria assumir o trono da cruz e ser crucificado. E foi nesse contexto que perguntaram a Jesus se Tiago e João poderiam unir-se a Ele em Seu trono . É por isso que Jesus pergunta a esses dois apóstolos: “Você pode beber o cálice que eu vou beber?” Ao que eles respondem: “Nós podemos”. E Jesus confirma isso dizendo: “Meu cálice você realmente beberá”.

Eles foram convidados por Jesus a seguir Seus passos e a dar corajosamente suas vidas em sacrifício pelo amor dos outros. Eles deveriam abandonar todo o medo e deveriam estar prontos e dispostos a dizer “sim” às suas próprias cruzes enquanto procuravam servir a Cristo e à Sua missão.

Seguir a Jesus não é algo que devemos fazer pela metade. Se quisermos ser um verdadeiro seguidor de Cristo, também precisamos beber o cálice de Seu Precioso Sangue profundamente em nossas almas e ser nutridos por esse dom, de modo que estejamos prontos e dispostos a nos entregar a ponto de um sacrifício total. Precisamos estar prontos e dispostos a não reter nada, mesmo que isso signifique o maior sacrifício.

É verdade que muito poucas pessoas serão chamadas a serem mártires literais como esses apóstolos, mas todos somos chamados a ser mártires de espírito. Isso significa que devemos ser entregues tão completamente a Cristo e à Sua vontade que morremos para nós mesmos. 

Reflita, hoje, sobre Jesus lhe fazendo esta pergunta: “Você pode beber do cálice que eu vou beber?” Você pode dar tudo de bom grado, não retendo nada? Pode o seu amor a Deus e aos outros ser tão completo e total que você é um mártir no verdadeiro sentido da palavra? Resolva dizer “Sim”, beba o cálice de Seu Precioso Sangue e diariamente ofereça sua vida em sacrifício total. Vale a pena e você pode fazer isso!

Senhor, que meu amor por você e pelos outros seja tão completo que não retenha nada. Que eu possa dar minha mente somente à Sua Verdade e à minha vontade à sua maneira. E que o presente do Teu Precioso Sangue seja minha força nesta jornada, para que eu possa imitar o Seu amor perfeito e sacrificial. Jesus eu confio em vós.