“Como um homem tolo que construiu sua casa na areia”
Escritura: Mateus 7: 21-29
21 Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. 22 Naquele dia muitos me dirão: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome, e expulsamos demônios em teu nome e realizamos muitas obras poderosas em teu nome? 23 E então lhes declararei: ‘Eu nunca te conheci; apartai-me de ti, dos malfeitores’. 24 Todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será como um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; 25 E caiu a chuva, e vieram as enchentes, e os ventos sopraram e golpearam aquela casa, mas não caiu, porque fora fundado sobre a rocha. 26 E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; 27 e caiu a chuva, e vieram as enchentes. e os ventos sopraram e bateram contra aquela casa, e caiu; e grande foi a queda do mesmo. “28 E quando Jesus terminou estas palavras, as multidões ficaram admiradas com o seu ensino, 29 para ele ensinou-os como quem tinha autoridade, e não como seus escribas.
Estudo do Evangelho: Se a ameaça do desastre chegar ao seu destino, você estaria pronto para enfrentá-lo e superá-lo? Quando Jesus contou a história dos construtores, ele provavelmente tinha em mente o seguinte provérbio: Quando a tempestade passou, os iníquos se foram, mas os justos permanecem firmes para sempre. (Provérbios 10:25). Qual é o significado da história para nós? O tipo de fundação sobre a qual construímos nossas vidas determinará se podemos sobreviver às tempestades que certamente virão. Construtores costumam estabelecer suas fundações quando as condições do tempo e do solo estão no seu melhor. É preciso ter noção de como uma fundação resistirá a condições adversas. Construir uma casa em uma planície aluvial, como um leito de rio seco, é uma aposta certa para o desastre! Jesus prefaciou sua história com um aviso: podemos enganar os humanos com nosso discurso, mas Deus não pode ser enganado. Ele vê o coração como realmente é – com seus motivos, intenções, desejos e escolhas (Salmos 139: 2). Existe apenas uma maneira pela qual a sinceridade de uma pessoa pode ser provada, e isso é pela prática de alguém. Belas palavras nunca podem substituir boas ações. Nosso caráter é revelado nas escolhas que fazemos, especialmente quando devemos escolher entre o que é verdadeiro ou falso e o bem ou o mal. Você trapaceia em um exame ou em seu imposto de renda, especialmente quando isso vai custar caro? Você mente ou encobre quando revelar a verdade lhe causará dor ou constrangimento? Uma pessoa verdadeira é honesta e confiável diante de Deus, do próximo e de si mesmo. A palavra de tal pessoa pode ser considerada confiável. O que pode nos impedir da falsidade e do desastre? Se fizermos do Senhor e de sua palavra a rocha e o alicerce de nossas vidas, nada poderá nos abalar ou nos impedir da presença e da ajuda de Deus. O Senhor e a sua palavra são o fundamento seguro da sua vida? quando revelar a verdade lhe causará dor ou constrangimento? Uma pessoa verdadeira é honesta e confiável diante de Deus, do próximo e de si mesmo. A palavra de tal pessoa pode ser considerada confiável. O que pode nos impedir da falsidade e do desastre? Se fizermos do Senhor e de sua palavra a rocha e o alicerce de nossas vidas, nada poderá nos abalar ou nos impedir da presença e da ajuda de Deus. O Senhor e a sua palavra são o fundamento seguro da sua vida? quando revelar a verdade lhe causará dor ou constrangimento? Uma pessoa verdadeira é honesta e confiável diante de Deus, do próximo e de si mesmo. A palavra de tal pessoa pode ser considerada confiável. O que pode nos impedir da falsidade e do desastre? Se fizermos do Senhor e de sua palavra a rocha e o alicerce de nossas vidas, nada poderá nos abalar ou nos impedir da presença e da ajuda de Deus. O Senhor e a sua palavra são o fundamento seguro da sua vida?
“Senhor, você é o único alicerce que pode nos sustentar quando provações e desastres nos ameaçam. Dê-me a sabedoria, previsão e força de caráter que preciso para fazer o que é certo e bom e rejeitar o que for falso e contrário ao seu Eu serei cumpridor de sua palavra e não apenas ouvinte ”.