Mateus 28, 1-8 As mulheres no túmulo

132

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Leitura do Evangelho: Mateus 28, 1-8 As mulheres no túmulo. “Ele não está aqui; porque ele ressuscitou, como ele disse.”

1 Agora, depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. 2 E eis que houve um grande terremoto; pois um anjo do Senhor desceu do céu e rolou a pedra e sentou-se sobre ela. 3 Sua aparência era como um relâmpago e suas vestes brancas como a neve. 4 E por medo dele os guardas tremeram e tornaram-se como mortos. 5 O anjo, porém, disse às mulheres: Não tenham medo; eu sei que buscais a Jesus, o crucificado. 6 Ele não está aqui; porque ressuscitou, como disse. Vinde, vede onde ele está deitado. 7 Ide, pois, depressa, e dizei aos seus discípulos que ressuscitou dos mortos, e eis que vai adiante de vós para a Galiléia; lá o vereis. Eis que eu vos disse. 8 Então, eles saíram rapidamente do túmulo com medo e grande alegria,

Meditação:   No domingo de manhã, as mulheres foram ao túmulo para prestar sua última homenagem a um cadáver. Os discípulos pensaram que tudo acabou em tragédia. Nenhum deles estava pronto para ver um túmulo vazio e ouvir a mensagem do anjo,  Ele não está aqui; porque ele ressuscitou, como disse (Mt 28: 6).O anjo exortou-os a acreditar que Jesus havia realmente ressuscitado como havia prometido.

 E o anjo exortou-os a compartilhar as boas novas com os outros discípulos. Não é de se admirar que tenham sido as mulheres, e não os apóstolos, os primeiros a testemunhar o túmulo vazio e o Senhor ressuscitado? Isidoro de Sevilha, um padre da igreja do século 7, comenta sobre isso: “Assim como uma mulher (Eva) foi a primeira a provar a morte, então uma mulher (Maria Madalena) foi a primeira a provar a vida. Como uma mulher foi presciente na queda, a mulher foi presciente ao contemplar o amanhecer da redenção, revertendo assim a maldição sobre Eva. ” A primeira a testificar do Senhor ressuscitado foi uma mulher de quem Jesus expulsou sete demônios.

Qual é o significado da pedra sendo removida? Seriam necessárias várias pessoas para mover tal pedra. Além disso, a tumba selada havia sido guardada por soldados! Este é claramente o primeiro sinal da ressurreição. Beda, um padre da igreja do século 8, comenta: “[O anjo] rolou a pedra não para abrir um caminho para que nosso Senhor saísse, mas para fornecer evidência às pessoas de que ele já havia saído. Como a virgem o útero foi fechado, então o sepulcro foi fechado, mas ele entrou no mundo através do útero fechado dela, e então ele deixou o mundo pelo sepulcro fechado. ” (Das Homilias sobre os Evangelhos 2,7,24)Outro padre da igreja observou: “Para contemplar a ressurreição, a pedra deve primeiro ser removida de nossos corações” (Pedro Crisólogo, século V). Você conhece a alegria da ressurreição?

É significativo que os discípulos tiveram que primeiro lidar com o túmulo vazio antes que pudessem entender o fato de que as escrituras haviam predito que Jesus morreria por nossos pecados e então ressuscitaria triunfante. Eles descreram até que viram o túmulo vazio. Beda explica porque o Senhor Ressuscitado se revelou gradualmente aos discípulos: “Nosso Senhor e Redentor revelou aos seus discípulos a glória da sua ressurreição gradualmente e ao longo do tempo, sem dúvida porque tão grande foi a virtude do milagre que os corações fracos de os mortais não podiam compreender [o significado] tudo isso de uma vez. Assim, ele tinha consideração pela fragilidade daqueles que o procuravam.

Para aqueles que vieram primeiro ao túmulo, tanto as mulheres que ardiam de amor por ele como os homens, ele mostrou a pedra enrolada. Como seu corpo havia sido carregado, ele mostrou-lhes os panos de linho com os quais havia sido embrulhado, deitado sozinho. Então, para as mulheres que estavam procurando ansiosamente, que estavam confusas em suas mentes sobre o que haviam descoberto sobre ele, ele mostrou uma visão de anjos que revelaram evidências do fato de que ele havia ressuscitado. Assim, com o relato de sua ressurreição já cumprida, indo à frente dele, o Senhor dos exércitos e o próprio rei da glória finalmente apareceu e deixou claro com que grande poder ele havia superado a morte que havia provado temporariamente. “(Das Homilias sobre os Evangelhos 2,9,25)

 Uma coisa é certa, se Jesus não tivesse ressuscitado dos mortos e aparecido aos seus discípulos, nunca teríamos ouvido falar dele. Nada mais poderia ter transformado homens e mulheres tristes e desesperados em pessoas radiantes de alegria e coragem. A realidade da ressurreição é o fato central da fé cristã. Por meio do dom do Espírito Santo, o Senhor nos dá “olhos da fé” para conhecê-lo e o poder de sua ressurreição. A maior alegria que podemos ter é encontrar o Senhor vivo e conhecê-lo pessoalmente. Você celebra a festa da Páscoa com alegria e ação de graças pela vitória que Jesus conquistou para você sobre o pecado e a morte?

«Senhor Jesus Cristo, venceu o túmulo e ganhou nova vida para nós. Dá-me os olhos da fé para te ver na tua glória. Ajuda-me a aproximar-me de ti e a crescer no conhecimento do teu grande amor e poder. “