Mateus 26, 69-75 Pedro nega Jesus por três vezes

Material para catequese
Material para catequese

“Antes que o galo cante, você vai me negar três vezes.”

Leitura do Evangelho: Mateus 26, 69-75 Pedro nega Jesus por três vezes

69 Agora Pedro estava sentado no pátio. E uma criada aproximou-se dele e disse-lhe: Tu também estavas com Jesus, o galileu. 70 Mas ele negou diante de todos, dizendo: “Não sei o que queres dizer”. 71 E quando ele saiu para o alpendre, outra criada o viu, e disse aos espectadores: “Este homem estava com Jesus de Nazaré.” 72 E novamente ele negou com um juramento: “Não conheço esse homem”. 73 Depois de algum tempo, os espectadores se aproximaram e disseram a Pedro: “Certamente você também é um deles, porque o seu sotaque o trai.” 74 Então ele começou a invocar uma maldição sobre si mesmo e a jurar: “Eu não conheço esse homem.” E imediatamente o galo cantou. 75 E Pedro se lembrou do dito de Jesus: “Antes que o galo cante, você me negará três vezes”. E ele saiu e chorou amargamente.

Meditação: Como a fé pode ser sustentada na adversidade? Pedro foi um dos dois discípulos que tiveram a coragem de seguir Jesus em sua paixão. João estava com Jesus quando ele foi pendurado na cruz no Golgata. A coragem de Pedro, porém, deu lugar ao medo, medo por sua própria vida. Pedro confiava excessivamente em sua própria força e agora deve pagar o preço por sua deslealdade e negação do Senhor Jesus. 

Afinal de contas, Pedro havia sido avisado por seu Mestre que a tentação viria e ele seria reprovado no teste. Marcos registra que Pedro “desabou e chorou” quando se lembrou da predição de Jesus de que negaria seu Mestre. Ao contrário de Judas, que se matou porque sua vergonha era desprovida de qualquer esperança de perdão e restauração, a dor de Pedro foi cheia de tristeza por ofender seu Senhor. Quando você encontra o fracasso e a tentação,

“Senhor Jesus, você sofreu e morreu voluntariamente por nós e por nossa salvação. Você assumiu o fardo de nossa culpa e o castigo devido aos nossos pecados. Fortaleça minha fé e me ajude em minhas provações para que eu nunca possa negar a você ou abandone seus caminhos. “