“Uma árvore boa não dá frutos podres, nem uma árvore podre dá bons frutos.” Lucas 6,43
Por outro lado, deve-se dizer que uma boa árvore produz bons frutos. Este deve ser o nosso objetivo. Ao dizer que “Uma boa árvore não dá frutos podres”, Jesus está nos ensinando o efeito sobrenatural de viver uma vida santa. Quando vivemos uma vida baseada em Cristo, o efeito será que bons frutos nascem de nossas vidas. Este é um princípio espiritual importante para entender.
Espero que todos nós queiramos viver boas vidas. Todos nós queremos fazer a diferença em nosso mundo e na vida dos outros para o bem. Mas a questão fundamental a ser perguntada é como fazemos isso? A resposta é que não é tanto uma questão de escolher as boas ações que fazemos; antes, em um nível mais básico e fundamental, devemos escolher viver uma vida baseada em Cristo, tornando-se assim uma “boa árvore”.
Se você quiser dar bons frutos e fazer uma diferença sagrada e positiva no mundo, então você precisa fazer uma coisa primária. Trabalhe para se tornar santo. Para usar a imagem que Jesus dá, veja-se como uma árvore que é plantada no chão. Veja suas raízes se estendendo por toda parte. Veja-se nutrido e regozijado ao sol. E veja-se crescendo e florescendo.
Esta é a vida da graça e o efeito é que bons frutos saem automaticamente. A vida da graça é realizada concentrando-se em sua própria saúde e bem-estar espiritual. Você se torna essa “boa árvore” fazendo bem o básico. Primeiro ore, ore bem e ore bastante. Deixe sua vida ser centrada em oração. Em segundo lugar, aprenda sua fé. Ouça os Evangelhos, aprenda tudo o que Deus revelou através da Igreja, leia os ensinamentos dos santos e aprenda com outras pessoas santas. Terceiro, viva uma boa vida sacramental. Vá à missa, celebre o Sacramento da Reconciliação, compreenda a graça do Batismo, a Confirmação, o Casamento, a Ordenação, etc. Saiba que os sacramentos alimentam você de maneira poderosa e abraçam esse alimento com todo o coração.
Reflita, hoje, sobre a importante missão que lhe foi dada para ir adiante e produzir uma abundância de bons frutos em nosso mundo. Esta missão pode ser realizada apenas como resultado de uma vida de santidade. Essa santidade só é alcançada quando suas raízes estão firmemente ancoradas na vida da graça. Abrace esta vida de graça através dos muitos meios que Deus colocou diante de você, e saiba que o compromisso que você faz com a santidade trará saúde não somente à sua própria alma, mas também às almas daqueles a quem Deus tocará através de você.
Senhor, eu te amo e dou minha vida a você. Eu oro para que eu seja plantado no solo fértil de Seu abundante amor e misericórdia. Ajude-me a ser nutrido pela vida de graça que você tem me dado e, à medida que eu cresço em santidade, produza uma abundância de bons frutos em minha vida. Jesus eu confio em vós.