O custo de seguir a Jesus

O custo de seguir a Jesus
Material para catequese
Material para catequese

Jesus, olhando para ele, amou-o e disse-lhe: “Você está faltando em uma coisa. Vai, vende o que tens e dá aos pobres e terás um tesouro no céu; então vem, segue-me. ”Nessa declaração, seu rosto caiu e ele foi embora triste, pois possuía muitas posses. Marcos 10, 21-22

Há duas coisas importantes a destacar nesta passagem das Escrituras. A primeira é a reação de Jesus e a segunda é a reação do jovem rico.

Jesus, diz ele, olhou para ele e “o amou”. É importante estar ciente dessa linha como um precursor do que Jesus chama esse jovem a fazer. Ele o chama para desistir de tudo o que tem, entregar tudo e vir seguir Jesus. E Jesus o convidou para fazer isso por amor. 

Jesus está convidando esse jovem a ganhar muito mais do que ele atualmente possui. É por isso que Jesus olhou para ele com amor antes de convidar o jovem a segui-lo de maneira total e radical. Mas, neste caso, amar Jesus ia doer. Ia doer no sentido de que seu seguimento de Jesus exigisse um sacrifício total de tudo. Foi total e radical. Era difícil, pelo menos do ponto de vista puramente humano e mundano. Mas o amor de Jesus por esse jovem era tão perfeito que ele estava disposto a convidá-lo a suportar o sacrifício de tudo para que o homem rico ganhasse muito mais.

Somos convidados a fazer o mesmo. Não, podemos não ser chamados a seguir a Jesus da maneira única e radical de abandonar todas as nossas posses físicas. Mas somos chamados a seguir a Jesus com o mesmo grau de confiança e abandono à Sua vontade divina. E isso inevitavelmente exigirá sacrifício. Sacrifique ao mais alto grau. 

Nossa reação ao chamado de Jesus ao discipulado é fundamental. Como vamos responder a este convite para dar completamente de nós mesmos? O jovem rico reagiu primeiro com tristeza. Ele não aceitou o convite que Jesus ofereceu. Não sabemos se ele eventualmente seguiu Jesus dessa forma radical e total, mas sabemos sua primeira reação. 

Muitas vezes esta é a nossa primeira reação também. Queremos ser fiéis e queremos seguir a Cristo, não importa o que Ele pede. Mas quando recebemos um convite concreto para responder ao Seu chamado, nos afastamos tristes pensando que o convite é muito exigente.

Reflita hoje sobre esse jovem rico. Olhe para a sua própria vida e pondere sobre a questão de como você está pronto e disposto a dizer “sim” de uma forma total ao que Jesus pede de você. Dizer “sim” de forma sacrificial é a melhor decisão que você pode tomar. É, na realidade, uma aceitação voluntária da vida mais gloriosa que você pode viver.

Senhor, seguindo você às vezes pode parecer difícil e exigente. Pode parecer que é demais. Ajude-me, especialmente nesses momentos, a confiar em você mais do que os muitos apegos que tenho neste mundo. Jesus eu confio em vós.