A necessidade de afeto humano saudável

Material para catequese
Material para catequese

“Deixe as crianças virem para mim; não os impeça, pois o Reino de Deus pertence a esses. Amém, eu digo a você, quem não aceita o Reino de Deus como uma criança não entrará nisto. ”Então ele abraçou as crianças e abençoou eles, colocando as mãos neles. Marcos 10, 14-16

Jesus usou o exemplo das crianças para explicar o modo como devemos aceitar o Reino de Deus. Nós devemos aceitar isso como uma criança faria. Não com ceticismo ou dúvida, mas com abertura, alegria e simplicidade. Mas esta passagem acima também revela outra verdade sutil. Revela o afeto natural e saudável que devemos ter pelos outros.

O mundo em que vivemos hoje tende mais e mais à devassidão e ao desejo humano equivocado. As luxúrias tendem a dominar nossa cultura de tal maneira que parece quase normal ver o outro como um objeto de desejo. Isso é mais claramente visto em propagandas e em Hollywood. Os pecados sexuais são desenfreados e afetam muitas pessoas a tal ponto que eles são limitados por eles, não sendo capazes de se libertar.

Um triste resultado disso é que parece haver uma perda de afeto humano saudável. Numa cultura excessivamente sexualizada, podemos facilmente começar a ver tudo através dessa lente, quer percebamos ou não. Como resultado, uma compreensão da afeição humana saudável é perdida.

Nesta passagem do Evangelho, Jesus diz: “Deixem as crianças virem a mim”. E continua: “Então ele abraçou as crianças e as abençoou, colocando as mãos nelas”. Essas passagens nos revelam o afeto santo, natural e saudável. que Jesus tinha para essas crianças e para todos nós. No entanto, não foram apenas as crianças que vieram a ele. Foi também a mulher apanhada em adultério que se agarrou aos seus pés e foi João, o Apóstolo, que se reclinou contra Ele na Última Ceia.

A afeição humana deve ser purificada e redimida de tal maneira que seja oferecida a outras pessoas sem motivos egoístas e, certamente, sem desejos sexuais desordenados. Quando isso pode ser feito, assim como Jesus fez, o abraço de um pai para um filho, um amigo com outro, um cônjuge para o outro cônjuge, etc., torna-se uma expressão santa e natural do amor no coração de Cristo. .

Reflita, hoje, sobre a bondade do afeto humano saudável. Mas reflita, também, sobre o fato de que nossa cultura está saturada de muita impureza, causando confusão sobre essa troca natural de amor. Ore pela dádiva contínua da santa pureza de coração, para que nosso Senhor atraia muitos a Ele através de seu coração e afeições.

Senhor, ajuda-me a ser puro de coração. Ajude-me a permitir que você purifique todas as minhas afeições para que você brilhe. Liberte-me das tentações egoístas da cultura em que vivemos e, em vez disso, dê-me uma expressão abnegada do Seu amor. Jesus eu confio em vós.