Mateus 26, 47-56 Jesus é preso

Material para catequese
Material para catequese

“Todos os discípulos o abandonaram e fugiram”

Leitura do Evangelho: Mateus 26, 47-56 Jesus é preso

47 Enquanto ele falava, chegou Judas, um dos doze, e com ele uma grande multidão com espadas e clavas, vinda dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo. 48 O traidor lhes deu um sinal, dizendo: “Aquele que beijarei é o homem; prendam-no”. 49 E ele se aproximou de Jesus imediatamente e disse: “Salve, Mestre!” E ele o beijou. 50 Jesus disse-lhe: “Amigo, por que estás aqui?” Então eles vieram e colocaram as mãos sobre Jesus e o agarraram. 

51 E eis que um dos que estavam com Jesus estendeu a mão, desembainhou a espada e feriu o escravo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha. 52 Disse-lhe então Jesus: Põe a tua espada de volta no lugar; porque todos os que tomarem a espada morrerão pela espada. 53 Pensa que não posso apelar a meu Pai? e ele vai me enviar imediatamente mais de doze legiões de anjos? 

54 Mas como, então, se cumpririam as Escrituras, para que assim fosse? ”55 Naquela hora Jesus disse às multidões:“ Saístes como contra um ladrão, com espadas e porretes para me capturar? Dia após dia eu me sentei no templo ensinando, e você não me agarrou. 56 Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as escrituras dos profetas. ”Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram.

Meditação: Você conhece a dor da rejeição? A maior dor e dano não vêm de nossos inimigos, mas daqueles mais próximos de nós. O Salmo 55 prediz o sofrimento de rejeição que o ungido Rei e Messias de Deus suportaria por nós: “Não é um inimigo que me insulta – então eu poderia suportar; não é um adversário que me trata insolentemente – então eu poderia esconder dele Mas é você, meu igual, meu companheiro, meu amigo familiar. Costumávamos ter uma doce conversa; na casa de Deus andávamos em comunhão “(Salmo 55: 12-14). 

No mundo antigo, um beijo era um sinal de amizade íntima e confiança. A traição de Judas com um beijo mostra a hipocrisia de seu amor e confiança. Este é literalmente um “beijo da morte”, não apenas porque leva a Jesus morte, mas é também um sinal da morte de quem perdeu toda a esperança e abandonou Deus. 

Ao trair Jesus, Judas rejeitou a única esperança de libertação do pecado e da condenação e a esperança de reconciliação e restauração da amizade com Deus. Jesus enfrentou a rejeição não com amargura ou ressentimento, mas com amor e piedade. Deus nunca deixará de nos amar, não importa o quanto nos afastemos dele ou abandonemos a esperança. Quando você se depara com a lesão e a rejeição de outras pessoas, como você reage? Com amor misericordioso e coração perdoador ou com amargura e vingança? Deus nunca deixará de nos amar, não importa o quanto nos afastemos dele ou abandonemos a esperança. 

Quando você se depara com a lesão e a rejeição de outras pessoas, como você reage? Com amor misericordioso e coração perdoador ou com amargura e vingança? Deus nunca deixará de nos amar, não importa o quanto nos afastemos dele ou abandonemos a esperança. Quando você se depara com a lesão e a rejeição de outras pessoas, como você reage? Com amor misericordioso e coração perdoador ou com amargura e vingança?

Jesus enfrentou sua traição e prisão com serenidade e com plena confiança em seu pai. Ele sabia que esta era a hora das trevas de Satanás, mas a luz e a verdade de Deus prevaleceriam no final. Como os outros apóstolos enfrentaram essa provação? Eles não estavam preparados, embora Jesus os tenha alertado sobre sua traição.

 E eles haviam se esquecido de Deus por um momento. Sua vontade era resistir à força com força, em vez de se submeter pacificamente à vontade de Deus. Jesus nunca falhou em mostrar misericórdia e compaixão até mesmo para com seus inimigos. Lucas nos diz que Jesus “tocou” a orelha cortada e curou o escravo do sumo sacerdote que havia sido ferido por um dos próprios discípulos de Jesus (Lucas 22:51). Quando a adversidade o atinge, como você reage? Com medo e pânico ou com esperança e confiança em Deus?

“Senhor, só você pode nos salvar da cegueira do pecado e do desespero. Que a sua luz dissipar as trevas de nossas vidas e nos dar esperança e alegria. Encha nossos corações com misericórdia e compaixão para que possamos levar esperança para aqueles que não têm esperança e mostrar-lhes a luz de Cristo. “