Mateus 19, 16-22 O jovem rico

aqui

“Venda o que possui e terá um tesouro no céu”

Escritura: Mateus 19, 16-22O jovem rico

16 E eis que um se aproximou dele, dizendo: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna? 17 E disse-lhe: Por que me perguntas sobre o que é bom? Alguém aí é que é bom. Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. 18 Ele lhe disse: “Qual?” E Jesus disse: “Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, 19 Honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo.” 20 O jovem disse-lhe: “Tudo isso tenho observado; o que me falta ainda?” 21 Disse-lhe Jesus: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me”. 22 Quando o jovem ouviu isso, retirou-se triste; pois ele tinha grandes posses.

Meditação: O que dá esperança e satisfação ao nosso desejo de felicidade e segurança? Um jovem que tinha o melhor que o mundo podia oferecer – riqueza e segurança – veio a Jesus porque lhe faltava uma coisa. Ele queria o tipo de paz e felicidade duradouras que o dinheiro não poderia comprar para ele. 

A resposta que obteve, entretanto, não foi o que procurava. Ele protestou que guardava todos os mandamentos; mas Jesus falou sobre o problema em seu coração. Uma coisa o impedia de se entregar de todo o coração a Deus. Embora nada lhe faltasse em bens materiais, ainda assim era possessivo com o que tinha. Ele colocou sua esperança e segurança no que possuía. Então, quando Jesus o desafiou a fazer de Deus sua verdadeira possessão e tesouro, ele ficou consternado. Por que ele se afastou de Jesus com tristeza em vez de alegria? Seu tesouro e esperança de felicidade foram perdidos.

O tesouro tem uma conexão especial com o coração, o lugar do desejo e anseio, o lugar da vontade e do foco. Aquilo em que mais colocamos nosso coração é nosso maior tesouro. O próprio Senhor é o maior tesouro que podemos ter. Desistir de tudo para ter o Senhor como nosso tesouro não é uma tristeza, mas a maior alegria. Veja a parábola de Jesus sobre o tesouro escondido em um campo ( Mateus 13,44) Vender tudo o que temos pode significar muitas coisas diferentes – nossos amigos, nosso trabalho, nosso “estilo” de vida, o que fazemos com nosso tempo livre. Jesus desafiou o jovem porque seu coração era possessivo. Ele tinha medo de dar aos outros por medo de perder o que havia ganhado. 

Aqueles que são generosos para com Deus e os outros descobrem que não podem dar mais do que Deus em generosidade. Deus nos abençoa com bens espirituais que superam em muito as alegrias passageiras dos bens materiais. Somente ele pode satisfazer os anseios e desejos mais profundos de nosso coração. Você está disposto a renunciar a qualquer coisa que possa impedi-lo de buscar a verdadeira alegria com Jesus?

“Senhor, só você pode satisfazer o desejo mais profundo em meu coração. Nenhum outro tesouro pode se comparar a você. Mantenha-me livre de ser possessivo ou descontente e me dê alegria em tê-lo sozinho como meu Tesouro e minha Porção.”