Mateus 13, 44-46 Parábola do tesouro escondido e a pérola

Material para catequese
Material para catequese

“O tesouro celestial e a pérola de grande valor”

Escritura:  Mateus 13, 44-4644 “O reino dos céus é como um tesouro escondido em um campo, que um homem achou e encobriu; então, em sua alegria, ele vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo. 45” Novamente, o reino dos céus é como um comerciante em busca de belas pérolas, 46 o qual, ao encontrar uma pérola de grande valor, foi, vendeu tudo o que tinha e comprou.

Meditação:O que você mais valoriza? Em uma comunidade camponesa, o melhor seguro costumava ser a terra. O homem da parábola “foi em sua alegria” vender tudo. Por quê? Porque ele encontrou um tesouro que vale a pena possuir acima de tudo o que ele tinha. Ele, entretanto, não tinha o suficiente para comprar o tesouro. Felizmente, ele só precisava do suficiente para comprar o campo. De maneira semelhante, Deus oferece seu reino como um tesouro incomparável a um preço que podemos pagar! Não podemos pagar o preço total pela vida que Deus nos dá; mas quando trocamos nossa vida pela vida que Deus oferece, recebemos um tesouro incomparável. 

A pérola de grande valor também nos ensina uma lição semelhante. As pérolas no mundo antigo passaram a representar o que é extremamente valioso. Jesus observou que não se deve lançar pérolas aos porcos (Mateus 7, 6). Por que um comerciante venderia tudo por uma pérola incomparável? Sem dúvida porque ele foi atraído pelo que ele pensava ser o maior tesouro que poderia possuir.

Descobrir o reino de Deus é como tropeçar em um tesouro escondido ou encontrar uma pérola de grande valor. Quando descobrimos o reino de Deus, recebemos o maior tesouro possível – o próprio Senhor. Vender tudo o que temos para obter este tesouro incomparável pode significar muitas coisas – nossos amigos, trabalho, nosso “estilo de vida”, o que fazemos com nosso tempo livre. 

O tesouro tem uma conexão especial com o coração, o lugar do desejo e anseio, o lugar da vontade e do foco. Aquilo em que mais colocamos nosso coração é nosso maior tesouro. Nesta parábola, a que se refere o tesouro do reino? Certamente se refere ao reino de Deus em todos os seus aspectos. Mas de maneira especial, o próprio Senhor é o tesouro que buscamos. Se o Todo-Poderoso é o seu ouro e sua prata preciosa,(Jó 22: 22-23). O Senhor é o tesouro e o deleite do seu coração?

“Senhor Jesus, revela-me as verdadeiras riquezas do teu reino. Ajuda-me a colocar meu coração somente em ti como um tesouro sem comparação com qualquer outro. Liberta o meu coração de quaisquer desejos desordenados ou apego a outras coisas que posso dar gratuitamente a ti tudo o que tenho com alegria e gratidão por tudo o que me deste. Que eu sempre encontre alegria e deleite na tua presença ”.