A casa deixada vaga
Escritura: Mateus 12: 43-4543 “Quando o espírito imundo sai do homem, ele passa por lugares áridos em busca de descanso, mas não o encontra. 44 Então ele diz: Voltarei para minha casa, de onde vim. E quando ele vem, encontra-o vazio, varrido e colocado em ordem. 45 Então ele vai e traz consigo sete outros espíritos piores do que ele, e eles entram e habitam lá; e o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro. Assim será também com esta geração má. “
Meditação: Qual é o ponto da história sombria de Jesus sobre uma casa vazia sendo ocupada por alguma força do mal? Se você soubesse que alguém tem uma doença fatal, você deixaria essa pessoa entrar em sua casa sem a proteção adequada? O pecado e o mal são como vírus mortais. Eles são especialmente contagiosos quando nos aproximamos deles e permitimos que nos infectem. Jesus alertou seus seguidores sobre deixar suas casas e vidas desprotegidas das forças destrutivas e do mal. Não é suficiente, entretanto, simplesmente “limpar a casa”, banindo os maus pensamentos e rompendo com os maus hábitos. Algo deve ocupar seu lugar para preencher o vazio que foi criado.
Deus quer preencher o vazio em nossas vidas com ele mesmo e com as coisas boas que ele oferece para o nosso bem-estar. Agostinho de Hipona disse que nossas vidas têm um vazio em forma de Deus que só Deus pode preencher satisfatoriamente. Se tentarmos deixá-lo vazio ou preenchê-lo com outra coisa, seremos pior no final.
Com o que você preenche o vazio em sua vida? Jesus deixa claro que não há partes neutras. Somos a favor de Jesus ou contra ele, ou pelo reino de Deus ou contra ele. Existem dois reinos em oposição um ao outro – o reino de Deus e o reino das trevas sob o governo de Satanás. Se desobedecermos a palavra de Deus, abriremos as portas para o poder do pecado e de Satanás. Se quisermos viver livres do pecado e de Satanás, então nossa casa deve ser ocupada por Jesus, onde ele está entronizado como Senhor e Salvador.
“Senhor, seja o governante do meu coração e o dono da minha casa. Que não haja nada em minha vida que não esteja sob seu senhorio.”