“Quem faz a vontade do meu Pai que está nos céus é meu irmão e irmã”
Escritura: Mateus 12: 46-5046 Enquanto ainda falava ao povo, eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, pedindo para falar com ele. 48 Mas ele respondeu ao homem que lhe disse: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? 49 E estendendo a mão para os discípulos, disse: «Aqui estão minha mãe e meus irmãos! 50 Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, irmã e mãe».
Meditação: Com quem você se relaciona como sua família e amigos mais próximos? Deus não pretendia que estivéssemos sozinhos, mas sim com os outros. Ele nos dá muitas oportunidades para desenvolver relacionamentos com familiares, amigos, vizinhos e colegas de trabalho. Por que Jesus parece ignorar seus próprios parentes quando eles pressionam para vê-lo? Seu amor e respeito por sua mãe e seus parentes são inquestionáveis.
Jesus nunca perdeu a oportunidade de ensinar a seus discípulos uma lição espiritual e a verdade sobre o reino de Deus. Nesta ocasião, quando muitos se reuniram para ouvir Jesus, ele apontou para outra realidade superior dos relacionamentos, ou seja, nosso relacionamento com Deus e com aqueles que pertencem a Deus.
Qual é a essência de ser cristão? Certamente é mais do que doutrina, preceitos e mandamentos. É antes de tudo um relacionamento – um relacionamento de confiança, afeto, compromisso, lealdade, fidelidade, gentileza, consideração, compaixão, misericórdia, ajuda, encorajamento, apoio, força, proteção e tantas outras qualidades que unem as pessoas em mútua amor e união.
Deus nos oferece o maior dos relacionamentos – união de coração, mente e espírito consigo mesmo, o próprio autor e fonte de amor (1 João 4: 8,16). O amor de Deus nunca falha, nunca esquece, nunca se compromete, nunca mente, nunca nos decepciona nem nos decepciona. Seu amor é consistente, inabalável, incondicional e imparável. Nada pode impedi-lo de nos deixar, nos ignorar ou nos tratar mal. Ele vai nos amar, não importa o quê. É sua natureza amar.
É por isso que ele nos criou – para estarmos unidos a ele e para compartilharmos do seu amor e unidade (1 João 3: 1). Deus é uma trindade de pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo – e uma comunidade de amor. É por isso que Jesus desafiou seus seguidores e até mesmo sua própria família terrena a reconhecer que Deus é a verdadeira fonte de todos os relacionamentos. Deus deseja que todos os nossos relacionamentos sejam enraizados em seu amor.
Jesus é o amor de Deus encarnado – o amor de Deus feito carne (1 João 4: 9-10). É por isso que Jesus se descreve como o bom pastor que dá a vida pelas suas ovelhas e o pastor que procura as ovelhas que se perderam e se perderam. Deus é como o pai que anseia que seu filho pródigo volte para casa e então dá uma grande festa para ele quando ele se arrepende e volta. Jesus ofereceu sua vida na cruz por nossa causa, para que pudéssemos ser perdoados e restaurados à unidade com Deus. É por meio de Jesus que nos tornamos filhos adotivos de Deus – seus próprios filhos e filhas. É por isso que Jesus disse a seus discípulos que eles teriam muitos novos amigos e relacionamentos familiares em seu reino. Quem faz a vontade de Deus é amigo de Deus e membro de sua família.
Um dos primeiros mártires cristãos disse certa vez que “os únicos parentes de um cristão são os santos” – a saber, aqueles que foram redimidos pelo sangue de Cristo e feitos filhos e filhas de Deus. Aqueles que foram batizados em Cristo e vivem como seus discípulos entram em uma nova família, uma família de “santos” aqui na terra e no céu. Jesus muda a ordem dos relacionamentos e mostra que o verdadeiro parentesco não é apenas uma questão de carne e sangue.
Nossa adoção como filhos e filhas de Deus transforma todos os nossos relacionamentos e requer uma nova ordem de lealdade a Deus primeiro e ao seu reino de justiça e paz. Você quer crescer no amor e na amizade? Permita que o Espírito Santo de Deus transforme seu coração, mente e vontade para capacitá-lo a amar livre e generosamente como ele ama.
“Pai Celestial, você nos abençoa com família e amigos, tanto espirituais quanto naturais. Ajude-me a amar com caridade, compaixão e bondade. Que eu sempre prefira sua vontade e busque fazer o que é bom e amoroso em todos os meus relacionamentos. “