Dia do Cristão Leigo

“Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”

Dia dos leigos na igreja

Celebramos sempre no último domingo do Tempo Comum, o Dia Nacional do Leigo. Os leigos são todos os batizados, que são chamados a serem testemunhas de Jesus Cristo no mundo sendo sal na terra e luz no mundo. Os leigos são chamados a serem protagonistas em sua presença no mundo em geral e também em suas comunidades, assumindo funções dentro da comunidade, como catequistas, leitores, ministros extraordinários da comunhão eucarística e dentre outras.

As funções que os leigos assumem dentro da comunidade são de forma voluntária e espontânea, deixando seus afazeres, sua família e casa, para, de forma gratuita, ajudarem a construir o Reino de Deus. A presença deles no mundo define bem o cristão leigo: testemunha de Jesus Cristo nas realidade do mundo.

O Dia do Leigo acontece sempre no último domingo do Tempo Comum, pois os leigos são chamados a construírem o Reino de Deus aqui na terra, e o tempo comum abrange em seus domingos, justamente, a construção desse Reino de Deus. O Reino de Deus que foi instaurado por Jesus é o reino de justiça, amor, paz e misericórdia e os leigos são chamados a contribuírem na continuação da instauração desse Reino nos dias de hoje.

No mundo que vivemos hoje, ainda mais marcado pelos últimos acontecimentos devido à pandemia da Covid-19, os leigos são chamados a irem para as suas comunidades e irem ao encontro daqueles que procuram a comunidade, principalmente, os mais necessitados. Faz pouco tempo que as igrejas voltaram a abrir pós-pandemia, por isso, se faz ainda mais necessária a presença dos leigos para levarem adiante os serviços pastorais.

Os leigos tem sua própria missão e junto com o padre levam adiante grande missão, pois o padre não consegue conduzir uma comunidade sozinho, mas precisa do auxílio dos leigos. Para a Pastoral da Catequese, o padre precisa de leigos dispostos para assumirem o papel de catequistas. Até mesmo na celebração da Eucaristia, o padre precisa da presença dos leigos, sobretudo, para a proclamação das leituras e no serviço do altar, como ministros extraordinários da Comunhão Eucarística.

Os leigos e leigas são chamados a assumirem o seu protagonismo na sociedade e na comunidade local, ajudando a construir o Reino de Deus aqui na terra. Somos chamados a construir o Reino de Deus aqui na terra para vivenciá-lo de maneira plena no céu.

Comemorar o Dia do Leigo é incentivar os leigos a assumirem o seu batismo e saírem em defesa da vida e anunciando o Reino sendo testemunhas do Evangelho. Os leigos são chamados a serem os bons samaritanos dos tempos de hoje, ajudando aqueles que se encontram caídos e feridos pelo caminho.

O leigo estende a mão para o pobre e para aquele que mais precisa. Diante do cenário da pandemia da Covid-19, em que muitas pessoas perderam seus empregos e estão vivendo na pobreza, os leigos são chamados a estender a mão para aquele que mais precisa e olhar com amor para o necessitado. Queremos pão em todas as mesas e os leigos são chamados a contribuir para isso. Da mesma forma que se partilha a Eucaristia no altar, o leigo é chamado a partilhar o pão com aquele que pouco ou nada tem.

O Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas é celebrado desde 1991. O CNLB (Conselho Nacional do Laicato no Brasil) disponibilizou subsídio de reflexão e celebração para os Regionais, (Arqui)dioceses, paróquias, movimentos pastorais, associações laçais e comunidades, assim como todo material visual para download e impressão.

Para esse ano de 2021, o CNLB propôs um tema para nortear a celebração do Dia do Leigo. O tema é: “Testemunhas de Jesus libertador no compromisso com a vida”, ou seja, o leigo é chamado a defender a vida em todos os momentos, desde a concepção até a velhice. Os leigos são chamados a libertar aqueles que se encontram presos sob o jugo do pecado, da escravidão, da miséria e da dor. Essa libertação se dá por meio do anúncio do evangelho de Jesus Cristo.

Celebremos com alegria esse Dia Nacional do Leigo, tendo a consciência de assumir o protagonismo na sociedade e de ajudar aqueles que mais precisam. Que todos os leigos contribuam para a construção de uma sociedade melhor, educando e criando muitos filhos para Deus. Que o Espírito Santo nos ajude nessa missão e ajude todos os leigos e leigas a viverem o seu batismo e assim colocar em pratica a sua fé. Amém.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !