7 – Como e porque rezava Jesus?

Encontro de catequese Conhecer Jesus
Material para catequese
Material para catequese

Rezar é uma componente crucial e parte integral na vida dos cristãos. Não nos devemos questionar sobre o porquê de rezarmos ou como rezarmos. Jesus é o nosso mestre de oração. Aprendemos especialmente sobre oração através do Pai-Nosso, a oração de Jesus a seu Pai, que expressa intimidade, confiança e fé em Deus.

Quando Jesus rezava, Ele sabia que não era só por Si e por Deus. Era também para que todos nós, a família de Deus, estivéssemos ligados e responsáveis por cada um. Isto era visível na sua oração. No Pai-Nosso, escutamos «nosso», «teu», «nós», «vosso». Nunca rezamos «eu», «meu», «minha». Jesus rezava para Se lembrar (e a nós) das nossas relações: «dá-nos», «perdoa-nos», «livrai-nos».

Converse com as crianças sobre a oração de Jesus
• Partilhe com as crianças como e porque reza.

Às vezes perguntamo-nos porque rezava Jesus se Ele era Deus. Mas porque Jesus também era humano, muito provavelmente teria muitas razões para rezar.

Tal como nós gostamos de falar com os nossos familiares, é normal que as pessoas queiram falar com aqueles de quem são parentes. Jesus, como judeu crente, sabia que estava intimamente ligado a Deus Pai (tal como nós estamos e queria estar na sua companhia, ouvindo-O e falando-Lhe.

Jesus sabia que a melhor maneira de ensinar é pelo exemplo. Jesus também sabia que os seus seguidores quereriam aprender a rezar porque viam como a oração era importante para Si.

Jesus rezava de muitas formas: » Jesus rezava sozinho. A Bíblia diz-nos que Ele frequentemente deixava as multidões para rezar sozinho. Quais são os teus sítios preferidos para estares sozinho na companhia de Deus e para Lhe falares?

Jesus rezava com os outros. Jesus levou Pedro, João e Tiago para um monte para que rezassem juntos. Ele também rezou com os discípulos na estrada para Emaús. Com quem gostas de rezar?

Jesus rezava com a sua comunidade. Jesus rezou os salmos que encontramos no Antigo Testamento, que eram as orações do dia a dia naquela época para os judeus – que expressavam as suas esperanças, preocupações, alegrias e necessidades. Qual poderá ser a tua oração quotidiana?

Jesus rezava no meio da natureza. Jesus poderia ter ido para casa ou para o templo para rezar. Mas a Bíblia diz-nos que, muitas vezes, Jesus rezava onde estava, frequentemente na natureza. Quando é que rezaste no meio da natureza?

Jesus rezava pelos outros. Jesus rezava para as crianças: a Bíblia diz que quando as crianças estavam no meio da multidão, e os discípulos não as queriam lá, Jesus gentilmente impunha as suas mãos sobre elas, rezando por elas. Na Última Ceia, Jesus rezou por todos nós. Por quem queres rezar hoje?

Jesus rezava regularmente. Os evangelhos mencionam que Jesus Se retirava muitas vezes para lugares afastados dos outros para rezar. Isto também nos diz que a oração era parte integrante da vida quotidiana de Jesus. Com que frequência rezas?

Catequese em ação
Como é que gostas de rezar?
Qual é a tua mensagem preferida do Pai-Nosso?
Haverá alguma outra maneira de rezarmos em família?

Rezar juntos
Jesus, ensina-nos a rezar como Tu rezavas: pleno de confiança em Deus e desejoso de ajudar os outros.