5 – Porque é que temos tantos nomes diferentes para Jesus?

Encontro de catequese Conhecer Jesus

Logo desde o início, enquanto Jesus vivia a sua vida pública e mesmo depois da sua morte e Ressurreição, as pessoas queriam compreender quem Ele era e quais as melhores palavras para O descrever.

Tal como hoje em dia algumas pessoas têm títulos associados aos seus nomes (doutor, senador, etc.), nos tempos antigos os títulos eram dados a algumas pessoas para designar as suas responsabilidades ou os seus cargos particulares.

“Cristo” não é o último nome de Jesus. Cristo é um título que significa “o ungido”. (Na Antiguidade, quando um rei era coroado, era ungido com óleo como sinal da sua autoridade.) Os seguidores de Jesus começaram a aplicar-lhe este título. “Cristo” ou “Messias” significa o ungido de Deus. Por outras palavras, Jesus é o escolhido de Deus, o Messias prometido ao povo de Israel. Em Lucas 4,18, Jesus cita as Escrituras: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres.»

Converse com as crianças sobre os nomes de Jesus

Explique aos seus filhos por que razão escolheu os seus nomes em particular. Falem sobre as alcunhas ou nomes queridos que lhes deu, ou que os amigos lhes deram, e o que isso significa.

Muitas vezes, os pais dão aos seus filhos nomes que significam alguma coisa. O mesmo é verdade para Jesus! Jesus tinha muitas coisas diferentes para fazer enquanto estivesse na Terra (e continua a ter hoje…), por isso, na Bíblia e durante muitos séculos, Jesus teve muitos nomes diferentes.

Os apelidos (últimos nomes) não eram comuns no tempo de Jesus. As pessoas referiam-se a alguém relacionando-o com os seus pais, com o seu ofício ou com o lugar de origem. Assim, Jesus teria sido conhecido como Jesus filho de José e Maria, Jesus o carpinteiro, ou Jesus de Nazaré. Como foi dito acima, uma criança talvez pudesse pensar que “Cristo” era o último nome de Jesus, mas é um título que Lhe era dado quando as pessoas reconheciam que Ele era O ungido, Aquele que fora enviado por Deus. Assim, será mais correto utilizar “Jesus, o Cristo”.

Durante os séculos, muitos foram os nomes dados pelos cristãos a Jesus numa tentativa de compreender a maravilha e o mistério de Jesus, Filho de Deus e nosso irmão. Alguns deles são:

Emanuel: um nome hebraico que significa “Deus está conosco”.

Filho de Deus: apesar de sermos todos filhos e filhas de Deus, esta designação refere-se à divindade de Jesus.

Palavra de Deus: Deus fala-nos através de Jesus – das suas palavras, ações e exemplos de vida.

Rabi/Rabuni: estas palavras hebraicas e aramaicas significam “mestre”. Por vezes, Jesus usa este termo quando Se refere a Si próprio; outras vezes, são as pessoas que assim chamam Jesus.

Catequese em ação
Bom Pastor, Príncipe da Paz, Luz do Mundo, Palavra de Deus, Mestre, Pão da Vida – de qual destes nomes gostas mais para Jesus?
O que dizem estes nomes sobre Jesus?
Se tivesses de escolher um novo nome ou título para Jesus, qual seria?

Rezar juntos
Jesus, obrigado por estares conosco sempre

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !