Mateus 5, 43-48 amar os inimigos

aqui

“Ame seus inimigos e ore por aqueles que os perseguem”

Escritura: Mateus 5: 43-48

43 Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. 44 Mas eu te digo: ame seus inimigos e ore por aqueles que te perseguem, 45 para que sejais filhos de vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o seu sol sobre os maus e os bons, e envia chuva sobre os justos e os injustos.46 Porque, se você ama aqueles que amam a si mesmo, que recompensa você tem, nem os cobradores de impostos fazem o mesmo? 47 E se você só saúda seus irmãos, o que mais está fazendo do que os outros? Nem mesmo os gentios fazem o mesmo? 48 Você, portanto, deve ser perfeito, assim como seu Pai celestial é perfeito.

Estudo do Evangelho : O que torna os cristãos diferentes dos outros e o que torna o cristianismo distinto de qualquer outra religião? É graça– tratar os outros não como eles merecem, mas como Deus deseja que eles sejam tratados – com bondade e misericórdia. Deus é bom para os injustos e justos. Seu amor abraça santo e pecador igualmente. Deus busca nosso bem maior e nos ensina a buscar o bem maior dos outros, até mesmo aqueles que nos odeiam e abusam. Nosso amor pelos outros, mesmo aqueles que são ingratos e egoístas para conosco, devem ser marcados pela mesma bondade e misericórdia que Deus nos mostrou. É mais fácil mostrar bondade e misericórdia quando podemos esperar nos beneficiar disso. Quanto mais difícil quando não podemos esperar nada em troca. Nossa oração por aqueles que nos fazem mal quebra o poder da vingança e libera o poder do amor para fazer o bem diante do mal.

Como podemos amar aqueles que nos causam dano ou má vontade? Com Deus tudo é possivel. Ele dá poder e graça àqueles que acreditam e aceitam o dom do Espírito Santo. Seu amor conquista tudo, até nossas mágoas, medos, preconceitos e tristezas. Somente a cruz de Jesus Cristo pode nos libertar da tirania da malícia, do ódio, da vingança e do ressentimento e nos dá a coragem de devolver o mal com o bem. Tal amor e graça tem poder para curar e salvar da destruição. Você conhece o poder do amor e misericórdia redentora de Cristo?

Perfeito e completo 
Jesus estava exagerando quando disse que devemos ser perfeitos como nosso Pai celestial é perfeito? O significado original de “perfeito” em aramaico é “completude” ou “inteireza – não falta do que é essencial”. Deus nos dá todo bom presente em Jesus Cristo para que não faltemos nada que precisamos para fazer a vontade dele e viver como seus filhos e filhas (2 Pedro 1: 3). Ele conhece nossa fraqueza e pecaminosidade melhor do que nós. E ele nos assegura do seu amor, misericórdia e graça para seguir seus caminhos. Você quer crescer em seu amor por Deus e por seu próximo? Peça ao Espírito Santo que mude e transforme você na imagem do Pai, a fim de poder caminhar na alegria e liberdade do evangelho.

“Senhor Jesus, seu amor traz liberdade e perdão. Enche-me com o teu Espírito Santo e incendeia o meu coração com o teu amor, para que nada me faça perder a paciência, perturbar a minha paz, tirar a minha alegria e não me tornar amargo para com ninguém.