“As pessoas que estavam sentadas na escuridão viram uma grande luz”
Escritura: Mateus 4, 12-1712 Ora, ouvindo que João havia sido preso, retirou-se para a Galiléia; 13 e partindo de Nazaré, foi habitar em Cafarrnaum junto ao mar, no território de Zebul e de Naftali, 14 para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: 15 “A terra de Zeb” Ulun e a terra de Naftali, em direção ao mar, além do Jordão, Galiléia dos Gentios – 16 as pessoas que estavam sentadas na escuridão viram uma grande luz, e para aqueles que se sentaram na região e sombra da luz da morte amanheceu. ” 17 A partir desse momento, Jesus começou a pregar, dizendo: “Arrepende-te, pois o reino dos céus está próximo”
Estudo do Evangelho : Você conhece a alegria e a liberdade do evangelho? Os inimigos de João Batista tentaram silenciá-lo, mas o evangelho não pode ser silenciado. Assim que João terminou seu testemunho, Jesus começou a sua na Galiléia. A Galiléia estava na encruzilhada do mundo e muito tráfego passou por esta pequena região. Ela havia sido designada para as tribos de Aser, Naptali e Zebulum quando os israelitas entraram pela primeira vez na terra (ver Josué 9). Por muito tempo esteve sob ocupação gentia. Isaías predisse (ver Isaías 9) que as boas novas da salvaçãoseria proclamado nesta terra e chegar aos gentios. Jesus começa a proclamação do evangelho aqui para cumprir a palavra de Deus. Os profetas do Antigo Testamento falaram da promessa de Deus de enviar um Redentor que estabeleceria o governo de Deus. Esse tempo agora é cumprido em Jesus.
Jesus retoma a mensagem de arrependimento de João e chama os discípulos a acreditar nas boas novas que ele veio entregar. Quais são as boas novas que Jesus oferece? São as boas novas da paz (restauração do relacionamento com Deus), da esperança (a esperança da ressurreição e do céu), da verdade (a palavra de Deus é verdadeira e confiável), da promessa (ele recompensa quem o busca), da imortalidade. (Deus dá a vida eterna) e as boas novas da salvação(liberdade do pecado e liberdade de viver como filhos e filhas de Deus). O evangelho é o poder e sabedoria de Deus: poder para mudar e transformar nossas vidas e sabedoria para nos mostrar como viver como filhos e filhas de nosso Pai no céu. Por meio do dom do Espírito Santo, o Senhor nos possibilita receber sua palavra com fé e agir com confiança.
Ao anunciar as boas novas, Jesus fez duas exigências: arrepender – se e crer! O arrependimento requer uma mudança de vida e uma transformação de coração e mente. O Espírito Santo nos dá um coração arrependido, uma verdadeira tristeza e ódio pelo pecado e suas conseqüências, e uma firme resolução para evitá-lo no futuro. O Espírito Santo nos dá graça para ver nosso pecado pelo que é – rebelião e rejeição do amor de Deus. A graça de Deus nos ajuda a nos afastar de tudo que nos impediria de seu amor. Fé ou crença é um dom totalmente gratuito que Deus faz para nós. Acreditar só é possível pela graça e a ajuda do Espírito Santo que move o coração e o converte a Deus. O Espírito Santo abre os olhos da mente e torna mais fácil para nós aceitar e crer na verdade. Crer é aceitar a palavra de Jesus, crer que Deus nos amou tanto que enviou seu único Filho para nos redimir da escravidão do pecado e da morte. Deus fez o supremo sacrifício de seu Filho na cruz para nos trazer de volta a si mesmo. Você conhece o amor de Deus que supera tudo e que nos impulsiona a dar-lhe tudo de si? Deus quer mudar nosso modo de pensar e transformar nossas vidas pelo poder de sua palavra.
“Senhor, os seus caminhos são vida e luz! Deixe a sua palavra penetrar no meu coração e transformar minha mente para que eu possa ver o seu poder e glória. Ajude-me a escolher seus caminhos e fazer o que é agradável para você”.