Mateus 26, 26-29 A Ceia do Senhor

“Tomai e bevei, este é o meu sangue, que será derramado por muitos 

Leitura do Evangelho: Mateus 26, 26-30

26 Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e o abençoou, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Tomai, comei; este é o meu corpo”. 27 E ele tomou um cálice e, dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei, todos vós; 28 porque este é o meu sangue da aliança, que é derramado por muitos para o perdão de pecados. 29 Digo-vos que não beberei mais deste fruto da videira até o dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. ” 30 E depois de terem cantado um hino, foram para o Monte das Oliveiras.

Meditação: Mateus relaciona a última refeição da ceia com a morte de Jesus e a vinda do reino de Deus. Jesus transforma a Páscoa da antiga aliança na refeição da “nova aliança no meu sangue” (Lucas 22:20). Na Antiga Aliança, pão e vinho eram oferecidos em sacrifício como um sinal de agradecimento ao Criador. 

A oferta de pão e vinho de Melquisedeque, que era sacerdote e rei (Gênesis 14:18), prefigurava a oferta feita por Jesus, nosso sumo sacerdote e rei. Os pães ázimos da Páscoa e o maná milagroso no deserto são a garantia da fidelidade de Deus às suas promessas. O “cálice da bênção” no final da refeição da Páscoa judaica aponta para a expectativa messiânica da reconstrução de Jerusalém.

Jesus deu um significado novo e definitivo à bênção do pão e do cálice ao instituir a “Ceia do Senhor” ou a “Eucaristia”. Ele fala da presença de seu corpo e sangue nesta nova refeição. Quando, na Última Ceia, Jesus descreveu seu sangue “derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mateus 26:28), ele estava explicando sua vindoura crucificação como um sacrifício pelos pecados. Sua morte na cruz cumpriu o sacrifício do cordeiro pascal. 

É por isso que João Batista o chamou de “Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo”. Jesus se fez uma oferta e um sacrifício, um presente que era verdadeiramente agradável ao Pai. Ele “se ofereceu sem mancha a Deus” (Hebreus 9:14) e “se entregou em sacrifício a Deus” (Efésios 5: 2).

Jesus escolheu a época da Páscoa para cumprir o que havia anunciado em Cafarnaum – dar aos discípulos seu corpo e seu sangue (João 6: 51-58). A passagem de Jesus para o Pai por sua morte e ressurreição, a nova Páscoa, é antecipada na Última Ceia e celebrada na Eucaristia ou Ceia do Senhor, que cumpre a Páscoa judaica e antecipa a Páscoa final da igreja na glória de Deus reino. 

Esta é a refeição mais significativa de Jesus e a ocasião mais importante de partir o pão. Nessa refeição, Jesus identifica o pão como seu corpo e o cálice como seu sangue. Quando o Senhor Jesus ordena a seus discípulos que comam sua carne e bebam seu sangue, ele nos convida a levar sua vida até o centro de nosso ser (João 6:53). Essa vida que ele oferece é a própria vida do próprio Deus.

A morte de Jesus na cruz, sua dádiva de seu corpo e sangue na Ceia e sua promessa de jantar novamente com seus discípulos quando o reino de Deus vier em toda a sua plenitude estão inseparavelmente ligados. Jesus instruiu seus discípulos a “fazer isso em memória de mim”. Essas palavras estabelecem cada Ceia do Senhor ou Eucaristia como uma “lembrança” da morte expiatória de Jesus, sua ressurreição e sua promessa de voltar novamente. “Porque sempre que comereis este pão e bebeis o cálice, proclamais a morte do Senhor até que ele venha” (1 Coríntios 11:26). Nossa celebração da Ceia do Senhor antecipa o dia final, quando o Senhor Jesus vai festejar novamente com seus discípulos na festa de casamento celestial do Cordeiro e sua Noiva. Doy você conhece a alegria de beber Cristo ‘

“Senhor Jesus, tu és o” Pão da Vida “e o” Cálice da Salvação “. Que eu sempre siga pelo caminho estreito da cruz em direção ao banquete celestial, onde sentarás todos os eleitos à mesa do teu reino.”

Histórinhas para Catequese!

Faça uma doação de qualquer valor e tenha acesso ao site missacomcriancas.com.br . São centenas de historinhas para teatros que podem ser usadas na missa ou encontros de catequese.

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 10,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 20,00 : Clique aqui

DOAR PELO MERCADO PAGO - VALOR R$ 50,00 : Clique aqui

Ou FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Para ter o acesso só me chamar no WhatsApp 19 987634283
Deus te abençoe !