Mateus 26, 14-25 Judas concorda em trair Jesus

Material para catequese
Material para catequese

Traição na época da Páscoa

Leitura do Evangelho: Mateus 26: 14-25 Judas concorda em trair Jesus

14 Então um dos doze, que se chamava Judas Iscariotes, foi até os principais sacerdotes 15 e disse: “O que vocês me darão se eu o entregar a vocês?” E eles pagaram a ele trinta moedas de prata. 16 E a partir daquele momento ele procurou uma oportunidade para traí-lo. 17 Ora, no primeiro dia dos pães ázimos, os discípulos aproximaram-se de Jesus, dizendo: “Onde quer que nos preparemos para comer a Páscoa?” 18 Ele disse: “Vai à cidade a um certo, e dize-lhe: ‘O Mestre diz: O meu tempo está próximo; celebrarei a Páscoa em tua casa com os meus discípulos.’” 19 E os discípulos fizeram como Jesus os havia dirigido e eles prepararam a Páscoa. 20 Ao cair da tarde, ele se sentou à mesa com os doze discípulos; 21 e, enquanto comiam, disse ele: Em verdade vos digo que um de vós me trairá. 22 E eles estavam muito tristes, e começaram a dizer-lhe um após o outro: “Sou eu, Senhor?” 23 Ele respondeu: “Aquele que meteu a mão comigo no prato, me trairá. 24 O Filho do homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele homem por quem o Filho do homem é traído! teria sido melhor para aquele homem se ele não tivesse nascido. ” 25 Judas, que o traiu, disse: “Sou eu, Mestre?” Ele disse a ele: “Você disse isso.”

Meditação: Por que Judas traiu seu Mestre? Sua traição foi motivada pela ganância, amarga decepção com Jesus ou ódio por causa da desilusão? Pode ser que Judas nunca tenha pretendido que seu Mestre morresse. Talvez ele tenha pensado que Jesus estava indo muito devagar e não agindo agressivamente o suficiente para estabelecer seu reino messiânico. Talvez Judas quisesse forçar a mão de Jesus, obrigando-o a agir. No entanto, sua tragédia foi sua recusa em aceitar Jesus como ele era. Não somos tentados a usar Deus para nossos próprios propósitos? Não é Deus quem deve mudar, mas devemos ser transformados por ele. Jesus sabia de antemão o que aconteceria com ele.

Enquanto Jesus comia a refeição pascal com seus doze apóstolos, ele os colocou sob julgamento e suspeita (um de vocês me trairá) para ensiná-los a se examinarem corretamente, para que não sejam altivos e se considerem mais fortes do que eram. Nós também devemos examinar a nós mesmos à luz da verdade e graça de Deus e pedir-lhe que nos fortaleça na fé, esperança e amor para que não possamos decepcioná-lo ou abandoná-lo quando formos tentados. Você ora com confiança nas palavras que Jesus nos deu para orar: Não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal?

Todo judeu do sexo masculino, maior de idade e morando a menos de 15 milhas de Jerusalém, era obrigado a celebrar a Páscoa todos os anos em Jerusalém. Essa festa anual comemorava a libertação do povo de Israel de sua escravidão no Egito (ver Êxodo 12). Naquela noite, o anjo da morte matou o primogênito dos egípcios; mas ele “passou” pelas casas dos israelitas, porque a verga de suas portas estava manchada com o sangue de um cordeiro imaculado sacrificado para a ocasião. 

Foi na época da Páscoa que Jesus veio a Jerusalém sabendo que seria traído e morto como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (João 1:29). Jesus cumpriu a Páscoa. Sua morte e ressurreição, que ocorreram na época da Páscoa, nos redime da escravidão do pecado, da morte, de Satanás e do mundo. Seu sangue, como o sangue do primeiro cordeiro pascal, protege o povo de Deus do anjo da morte e quebra o governo opressor de Satanás. Páscoa é a Páscoa cristã (1 Coríntios 5: 7-8). Você celebra a Páscoa com sinceridade e verdade (veja 1 Cor. 5: 7-8)?

“Deus, nosso Pai, somos extremamente frágeis e indispostos para qualquer empreendimento virtuoso e galante. Fortaleça nossa fraqueza, nós te imploramos, para que possamos fazer valentemente nesta guerra espiritual; ajude-nos contra nossa própria negligência e covardia, e nos defenda da traição de nossos corações infiéis; pelo amor de Jesus Cristo. ”  (Oração de Thomas a Kempis)