Domingo da Palavra de Deus

Nós vos anunciamos o que vimos
Material para catequese
Material para catequese

Tema: Nós vos anunciamos o que vimos (1 Jo 1,3)

Pelo quarto ano consecutivo, a Igreja celebra no terceiro domingo do Tempo Comum o Domingo da Palavra de Deus. Essa celebração foi instituída pelo Papa Francisco e serve como um alerta para que todos os cristãos deem mais atenção à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é lembrada constantemente na vida da Igreja, inclusive, o mês de setembro no Brasil, por decisão da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), é todo dedicado à Sagrada Escritura. Com a celebração do Domingo da Palavra de Deus, a intenção do Papa Francisco é alertar aos fiéis para que tenham como livro principal de leitura ao longo do ano a Palavra de Deus.

Todos os dias pela manhã ou à tarde, podemos meditar a Palavra de Deus, seja em família ou de forma individual. Com certeza, a nossa vida vai melhorar muito se diariamente nos alimentarmos da Palavra de Deus. Durante esse domingo e ao longo do ano podemos deixar a Palavra de Deus em destaque na nossa casa e, nesse domingo, cada paróquia pode deixar a Palavra em destaque.

O tema escolhido para esse quarto Domingo da Palavra de Deus é: “Nós vos anunciamos o que vimos” (1Jo 1,3). Os apóstolos de Jesus anunciavam aquilo que eles viram, pois todos conviveram com o Senhor. Também podemos ser os apóstolos de hoje. Não convivemos com o Senhor, mas temos o testemunho das Sagradas Escrituras e vemos o Senhor diariamente na Eucaristia. Saiamos às ruas e praças e anunciemos com alegria o nome de Jesus.

O Papa Francisco presidirá a Santa Missa, direto da Basílica de São Pedro, às 9h30, horário de Roma. O Papa aproveitará a ocasião e distribuirá aos que estiverem presentes o livro do Evangelho de Mateus, para que todos possam conhecer melhor a Sagrada Escritura. E, ainda, o Evangelho de Mateus é o que a Igreja está meditando ao longo desse ano litúrgico. Com isso, os fiéis vão compreendendo melhor aquilo que o evangelista fala sobre a vida de Jesus. Aqui em nossa arquidiocese teremos comemorações especiais, entre as quais, a manhã desse domingo na catedral com reflexões, cânticos, entrega de bíblias e outras atividades. Durante a trezena foi o ato concreto das comunidades visitadas: doação de bíblias novas ou usadas para serem distribuídas.

Todo cristão católico deveria ter em casa a Sagrada Escritura. Se a sua família ainda não tem, adquira nesse fim de semana a Sagrada Escritura em sua paróquia e comece a meditá-la diariamente. Se você conhece alguma família que não tenha a Palavra de Deus em casa, pode comprar e dar de presente, também. Com certeza, será o melhor presente que essa família irá receber.

O objetivo de celebrar o Domingo da Palavra de Deus, além de alertar os fiéis sobre a importância de meditar a Palavra de Deus, tem por intuito destacar a presença de Deus na vida da humanidade. Ele caminha junto conosco, por meio da sua Palavra. Se quisermos ouvir o que o Senhor tem a nos falar, abramos a Sagrada Escritura e meditemos um texto.

Ainda nessa celebração, presidida pelo Papa Francisco, três pessoas receberão o ministério de leitorado, e outras sete, o ministério de catequista. São todos leigos de países como: Itália, Congo, Filipinas, México e País de Gales. Aqueles que recebem o ministério de leitor podem proclamar a Palavra de Deus e ter a Palavra de Deus como guia em suas vidas. O catequista é aquele que, em nome da Igreja, anuncia Jesus Cristo àqueles que querem abraçar a fé.

Ainda por ocasião do Domingo da Palavra de Deus, é proposta a leitura e estudo da Constituição Dogmática Dei Verbum, que é o estudo da Palavra de Deus e a leitura pode ser feita por meio de cinco livretos da coletânea intitulada “Quaderni del Concilio” (cadernos do concílio), lançada em 8 de dezembro de 2022. Muitas vezes, além de ler e meditar as Sagradas Escrituras, é necessário estudá-la para melhor compreender os textos sagrados, e a Constituição Dogmática Dei Verbum ajuda nesse estudo.

Podemos acompanhar a celebração do Papa Francisco por meio dos canais católicos, TV, rádio e internet. Além de irmos em nossas paróquias e comunidades participar da celebração e tornar a Palavra de Deus nosso livro diário de meditação. As celebrações em nossa Catedral do Rio de Janeiro iniciam as 7 horas da manhã e culminam com a missa as 10 horas. Estamos no Tempo Comum, tempo propício de anunciar o Reino de Deus e a Sagrada Escritura é um instrumento do anúncio do Reino. Que possamos distribuir a Palavra de Deus às famílias e que o mundo possa se tornar melhor a partir da meditação da Palavra.

Celebremos com alegria esse quarto domingo da Palavra de Deus, e que ao longo do ano possamos dar mais atenção à Sagrada Escritura. Coloquemos a Palavra em destaque na nossa casa e nossa vida. Que São Jerônimo nos ajude a compreender os textos sagrados. Amém.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ