Dia das Mães

Dia das Mães

Comemoramos neste próximo dia 9 de maio, segundo domingo do mês dedicado, dentro desse mês de devoção mariana, o Dia das Mães. Mais do que uma data comercial, o Dia das Mães deve ser um momento oportuno para estarmos com nossas mães. Se não for possível estar com ela, devido à pandemia da Covid-19 que persiste por mais um ano, poderemos telefonar, mandar mensagem ou até uma chamada de vídeo com nossas mães, para que de certa forma ela se sinta abraçada nesse dia por seus filhos.

O Dia das Mães ocorre em um mês muito especial, é o mês dedicado a Nossa Senhora, que foi um exemplo de mãe, mulher e discípula. No dia 13 de maio celebramos Nossa Senhora de Fátima e, no dia 24 de Maio, Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos e, neste ano, também Maria, mãe da Igreja por ser a segunda-feira após Pentecostes. Rezemos a Nossa Senhora para que proteja todas as mães e que todas as nossas mães sigam o exemplo de Nossa Senhora.

Elevemos uma prece especial nesse dia por todas as mães e avós falecidas, para que do céu contemplando o rosto de Maria, elas intercedam por todos os seus filhos que aqui ficaram. Muitos filhos perderam as suas mães nesse tempo de pandemia; que Deus e Nossa Senhora possam os confortar.

Rezemos de igual modo por todas as mães que sofrem a perda de seus filhos, seja para a doença, para o crime ou para as drogas. Também rezemos por aquelas que perdem seus filhos devido à violência da grande cidade como tivemos aqui nestes dias. Tantas mães que passam esse dia sozinhas, pois não têm mais os seus filhos aqui com elas. Que a Virgem das Dores, que soube se manter em silêncio diante do sofrimento, conforte essas mães.

Aproveitemos enquanto temos as nossas mães em nosso convívio façamos pelo menos um telefonema e a troca de mensagens já são uma mostra de carinho, pois estaremos lembrando delas.

Podemos também lembrar de nossas mães nesse dia por meio da oração, indo à celebração eucarística, rezando por aquelas que já partiram para a morada eterna ou aquelas que estão conosco. Agradecendo, sobretudo, por elas nos terem gerado a vida e podemos oferecer rosas às nossas mães, em forma de prece, por meio da oração da Ave Maria.

Agradeçamos a Deus nesse dia por nos ter dado Nossa Senhora como mãe e que por meio dela nos veio a salvação. Agradeçamos a Ele por ter designado que a Mãe do seu Filho, fosse também a nossa mãe. Sejamos gratos a Deus por tudo isso, por termos uma mãe na terra e outra no céu.

Dessa maneira, temos muitos motivos para comemorarmos o Dia das Mães, não somente o motivo comercial, mas o motivo cristão, que dá sentido a essa data. Agradecendo a Deus, sobretudo, por ter permitido que nossas mães nos gerassem para a vida. A maternidade é divina e para ser mãe é preciso corresponder a um chamado divino, pois a responsabilidade é muito grande.

O Dia das Mães deve ser comemorado por todos os filhos e por todas as mães, mas antes de tudo deve ser um dia de agradecimento a Deus por nos ter dado a oportunidade de formarmos uma família, por meio do consentimento dos nossos pais na celebração do matrimônio e da consumação desse casamento em que os nossos pais nos geraram para Deus.

Enfim, a mãe é aquela que sempre esteve junto conosco desde a concepção e nos carregou nove meses no ventre e nos acompanhou em diversos momentos da vida, nada mais justo que dediquemos esse dia a ela, agradecendo o muito que ela fez por nós e por muitas vezes não retribuímos como ela merece.

A mãe é aquela que sempre está pronta para acolher, se o filho não deu certo no casamento, volta para casa da mãe; se o filho resolveu ir embora de casa para viver sua vida, mas depois não dá certo e se arrepende, volta para casa da mãe. Se o filho foi preso por algum motivo, quando sai vai para a casa da mãe. E, via de regra, a mãe é a primeira a visitar o filho detento. A mãe sempre dá um teto, um carinho para o filho, nunca se nega, aconteça o que acontecer, a mãe sempre vai defender e proteger o seu filho.

Podemos comparar a figura da mãe com a de Nossa Senhora. Até por isso, o Dia das Mães é celebrado alguns dias antes do dia de Nossa Senhora de Fátima e está inserido no mês mariano. Assim como Nossa Senhora, a nossa mãe nos deu a vida, nos gerou nove meses em seu ventre, nos educou, catequisou, se alegrou e muitas vezes chorou a nossa dor junto conosco, assim como fez Nossa Senhora.

Valorize a sua mãe, esteja junto com ela ao menos virtualmente, faça com que está data para ela seja uma data alegre e feliz, e que ela se orgulhe de ter você como filho e você tenha orgulho de tê-la como mãe. Antes de comprar presente, faça-se presente na vida dela. Essa é melhor forma de gesto e carinho que podemos oferecer as nossas mães.

Que Deus abençoe todas as mães e famílias do Brasil inteiro, para que sempre possam estar unidas pelo amor, se amando e se respeitando a cada dia. Amém.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !